Zadar

Zadar foi a nossa primeira paradinha nas cidades banhadas pelo mar Adriático. Zadar é pulsante uma perfeita combinação de história e modernidade.

zadar (1)

Ficamos hospedados no centro antigo de Zadar, que é todo murado. Foi muito legal se perder pelas ruas de mármore que são marcas registradas também de Split, Dubrovnik , Hvar, Bol já que essa região sofreu uma grande influencia do império romano… A região Dalmácia foi a praia dos mano de Roma sacou ;P

zadar (11)

zadar (7)

Zadar é bem famosa por dois monumentos arquitetônicos:

O monumento Sun salutation, fica na pontinha do calçadão a beira do mar de Zadar, é um painel solar de 22 metros de diâmetro, que depois de absorver a energia solar, ao pôr do sol dá um show de luzes e faz a alegria de crianças e marmanjos. O legal que esse painel também consegue iluminar a área ao redor.

zadar (2) zadar (3) zadar (4)

Sea organ, criado pelo arquiteto  Nikola Bašić, que reconstruiu e modernizou a área que foi completamente destruída durante a segunda guerra mundial. O sea organ é muito interessante, o som proveniente dos buraquinhos do chão vem do movimento das ondas (no balanço do mar :P) e todos ficam sentados, inclusive a gente ouvindo o som e curtindo o pôr do sol.

zadar (14) zadar (15) zadar (16) zadar (17)

Tanto o Sun salutation como o Sea organ são super concorridos ao final do dia. E para aproveitar melhor os meses de junho a setembro são os melhores pois há mais sol e aí o efeito é demais.

zadar (5)

A parte histórica de Zadar é relativamente pequena, e fizemos o caminho sugerido pelo guia do Lonely Planet Croácia, que por sinal é muito bom! Exploramos as ruas bem cedinho antes da chegada dos cruzeiros e do pessoal que varou a madrugada, foi uma decisão acertada.

Visitamos os seguintes pontos:

  • Land gate, uma das entradas para a cidade murada em minha opinião a mais bonita de todas, tem um leão alado, típico veneziano, com cara de poucos amigos.

zadar (9)

  • Narodni trg, a praça onde tem a entrada principal da cidade. Com vários restaurantes e museus.

zadar (6)

  • Igreja de São Donato, que é formada por vários prédios e uma torre. Visitamos uma instalação artística no anexo anterior do prédio da igreja bem interessante. Pode-se subir na torre, mas passamos longe. No interior da igreja infelizmente não pode tirar fotos. Ela lembra muito o estilo veneziano, como na igreja de São Marcos.

zadar (12)

  • Fórum, melhor o que sobrou do maior fórum no lado leste do mar Adriático. O museu arqueológico fica em frente às ruínas.

zadar (8) zadar (13)

  • Monastério de São Francisco de Assis, um dos mais antigos da região da Dalmácia, a entrada para o pátio e a igreja fica escondidinha, passamos por ela três vezes até achá-la.

zadar (18) zadar (19) zadar (20)

  • Os muros da cidade, bom isso foi fácil, pois estacionamos o carro em um bolsão que ficava na parte superior dos muros da cidade.

zadar (22) zadar (21)

Agora vem em nóis Dubrovnik!!

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Viviane N M Amorina

Nasci em São Paulo/Brasil e me formei em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Sempre gostei de viajar, com a vontade de conhecer mais do mundo. Hoje moro em Ettlingen na Alemanha, onde trabalho e divido meu tempo com minha filha, marido e viagens com família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *