Mittelbergheim – Les Plus Beaux Villages de France

Mittelbergheim, “a cidade que fica no meio da montanha”, fica no meio do caminho (hahaha… pegou a piada? 😛 ) entre a cidade de Hunawihr e Strasbourg, e faz parte das vilas classificadas como Les Plus Beaux Villages de France.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFazendo Strasbourg de cidade base, cidade bem mais famosa e maior, é um bate e volta tranquilo para conhecer esta bela vila e até fazer uma degustação de bons vinhos. A cidade de Mittelbergheim fica aos pés do monte Sainte Odile e é cercada por vinhas seculares. Estas, inclusive, principais motivos para que a cidade faça parte do grupo Les Plux Beaux Villages de France.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO centrinho da cidade não é lá essas coisas, ele é bem pequeno e com nenhum diferencial em relação as outras cidades francesas, o lance legal é que a prefeitura possui muita informação sobre os vinhos e vinhas da região, que cultiva uvas desde de 1510.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Outro ponto é que a cidade produz um vinho branco bastante famoso, o Zotzenberg Grand Cru, fazendo qualquer enólogo babar. 😀

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Mas se quiser ver a beleza do lugar, o ideal é parar o carro no estacionamento do cemitério (sim, o cemitério) e de lá fazer umas das diversas trilhas que cobrem a cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

As trilhas são sinalizadas por cores e o que mais gostei é que nelas existem painéis com desenhos da vila com o monte ao fundo ou com explicações sobre a flora / fauna local, além de contar a história da cidade. Tudo muito lúdico, fazendo com que a gente não se preocupe com a subida que está por vir. 😛

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs trilhas oferecem bonitas paisagens da cidade contra ao castelo e monte de Sainte Odile. E é possível ainda parar em lugares estratégicos entre as vinhas para descansar, admirar o local ou mesmo um piquenique.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa minha humilde opinião, Mittelbergheim se encaixa perfeitamente em um pit stop de 1 hora durante uma viagem mais longa entre cidades maiores. E até o fato dela estar bem próxima de Strasbourg ajuda para isso.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
E que venha a próxima Le Plux Beaux Village!

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Viviane N M Amorina

Nasci em São Paulo/Brasil e me formei em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Sempre gostei de viajar, com a vontade de conhecer mais do mundo. Hoje moro em Ettlingen na Alemanha, onde trabalho e divido meu tempo com minha filha, marido e viagens com família.

2 comentários em “Mittelbergheim – Les Plus Beaux Villages de France

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *