Évora, Portugal – Na famosa Capela dos Ossos

Évora entrou no nosso roteiro de 15 dias viajando em Portugal, pois queríamos ver de perto a tão famosa Capela dos Ossos. Qual foi nossa surpresa ao sermos agraciados com uma linda cidade murada e com vários cantinhos lindos.

Évora Portugal - Muralha Évora Portugal

A cidade é bem pequena, mas o labirinto de ruas e algumas ladeiras fazem com que o caminho de um ponto a outro não seja tão rápido. Mas para quem tá de férias, pra que a pressa, não?

Évora Portugal

Évora Portugal - Labirinto de ruas

Nós tínhamos um dia inteiro em Évora, então fizemos um roteiro sugerido pelo hotel que ficamos, o Albergaria Do Calvario, e foi muito bom.

Os pontos que visitamos foram os seguintes:

• Catedral da Sé. Construída em 1186, possui um santuário cravejado com pedras preciosas e um pedaço da cruz usada durante a crucificação de Jesus, como uma de suas grandes relíquias. Mas o o grande destaque é poder subir no telhado, onde se tem boas vistas panorâmicas da cidade.

• Igreja dos Loios. Uma igreja bem pequena, construída em 1485, como um convento sobre as ruínas de um castelo árabe. Os azulejos são lindos e, um fato importante para a história brasileira, o português que assinou o Tratado de Tordesilhas está enterrado lá. No dia que fomos visitar estava tendo uma exposição de diversos vestidos de noiva de alta costura, dando à igreja um tom bastante fantasmagórico.

Évora Portugal - Igreja dos Loios

• Aqueduto Água de Prata. Considerada uma obra prima da engenharia do século XVI, o aqueduto é muito curioso, pois várias casas foram construídas dentro de seus arcos. Vale a pena acompanhar até seu finzinho dentro da muralha da cidade.

Évora Portugal - Aqueduto Água de Prata

• Capela dos Ossos. Primeiro demos com a cara na porta, pois não sabíamos que a igreja fecha para almoço, do meio dia às 14:00, mas depois conseguimos fazer a visita. A Capela de Ossos, construída por monges franciscanos no século XVI, tem como principal objetivo convidar a todos à contemplação da natureza transitória da vida. Suas paredes, tetos, colunas e esculturas possuem encravados aproximadamente 5.000 esqueletos de 42 cemitérios locais, próximos a cidade de Évora, mas ironicamente os ossos dos monges não estão expostos lá. A entrada é feita pela lateral da Igreja de São Francisco, que infelizmente estava em reforma quando visitamos, o que favoreceu a presença de todos os visitantes ao mesmo tempo na Capela, deixando-a em um ambiente um tico claustrofóbico. Porém que aumentou a aura sombria do lugar.

• Igreja da Graça. Passamos rapidamente por ela… o que chamou a atenção foi a sua bela torre com três sinos.

Évora Portugal - Igreja da Graça

• Templo Romano de Évora. Também chamado de Templo de Diana, fica do ladinho da Igreja dos Loios e é conhecido também como o templo de Diana. A estrutura é pequena, mas bem bonita. É só escolher o melhor angulo para as fotos. 😉

Évora Portugal - Templo Romano

• Cromeleques dos Almendres. Não é tão famoso quanto o Stonehenge, na Inglaterra, mas este é um dos megalíticos mais importantes do mundo. Composto por cromeleques e menires, o círculo de pedra é o mais antigo da Europa, sendo 2.000 anos mais velho que Stonehenge. No local dá para ver inscrições rupestres (bem… na verdade tem que usar muito a imaginação). A visita é bem legal, bastante curiosa. Para achar o local coloque no GPS a cidade de Nossa Senhora de Guadalupe, chegando nessa micro cidade já vai ter placas para o local. Vá de boa, pois a pista é de terra batida e se ficar muito tempo, prepare um sanduíche, pois o local não conta com infra-estrutura nenhuma.

Évora Portugal - Cromeleques dos Almendres

Booking.com

Organize melhor sua viagem
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Viviane N M Amorina

Nasci em São Paulo/Brasil e me formei em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Sempre gostei de viajar, com a vontade de conhecer mais do mundo. Hoje moro em Ettlingen na Alemanha, onde trabalho e divido meu tempo com minha filha, marido e viagens com família.

5 comentários em “Évora, Portugal – Na famosa Capela dos Ossos

• 22 de maio de 2017 em 07:16
    Permalink

Nossa…. Fiquem sentimento do de vê as fotos. Confesso que não teria coragem de entrar na Capela de Ossos não… Morro de medo, mas a riqueza de Detalhes é divina.

• 22 de maio de 2017 em 10:53
    Permalink

Linda Portugal, foi uma felicidade estar por aí em Março, porém não fomos a Évora, e esse roteiro ficou muito bom, achei a Capela dos Ossos muito interessante. Parabéns pelo relato!

• 22 de maio de 2017 em 21:01
    Permalink

Fiquei encantada com a arquitetura de Évora!
    Impressionante a Capela dos Ossos! Fui numa catacumba em Lima um pouco parecida, pena que lá não podia tirar fotos.

• 23 de maio de 2017 em 07:10
    Permalink

Évora deve ser um lugar incrível, estou planejando minha viagem para Portugal e visitarei essa cidade, obrigado pela informações

• 23 de maio de 2017 em 07:43
    Permalink

Nossa, quantos ossinhos! Fui numa capela assim na Áustria e já me arrepiei! Imagine nessa aí?! Hehehe adorei o post, super completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *