5 atrações turísticas em Karlsruhe (e Ettlingen) na Alemanha

Precisamos ser sinceros, ainda não conhecemos tudo o que Karlsruhe e Ettlingen nos oferecem. É o mal de sempre, a cidade em que moramos é a que menos nos esforçamos para visitar tudo. Porém mesmo assim podemos listar passeios imperdíveis, que deveriam ser incluídos em toda viagem na Alemanha que passasse por aqui.

A divisão administrativa da Alemanha é bem confusa, ela inclui estado, região, distrito, cidades que pertencem a distrito, cidades que não pertencem a distrito e outras definições. Se você procurar no Wikipedia a palavra “Karlsruhe” vai se deparar que o nome é dado para a cidade, a região e também o distrito na Região de Baden-Württemberg, no sudoeste da Alemanha. Para nossas indicacões vamos considerar a cidade de Karlsruhe e também incluir outras atrações da cidade de Ettlingen, que faz parte do distrito de Karlsruhe, que é onde realmente moramos.

De qualquer maneira, a cidade é grande (possui uns 300 mil habitantes) e bastante conhecida, principalmente por causa de seu Instituto de Tecnologia, o KIT. Como ele oferece diversos cursos de pos graduação e pesquisa científica, a cidade acaba tendo uma boa parcela de imigrantes, fazendo com que a diversidade cultural seja bastante respeitada.

Mas vamos às Atrações Turísticas que recomendamos.

Castelo de Karlsruhe, em especial durante o Show de Luzes

O Castelo de Karlsruhe é a principal e mais central atração turística da cidade, além do palácio, que abriga um importante museu  histórico cultural do país, o local também possui um imenso e muito bonito jardim (Schlosspark).

No jardim é onde ocorrem eventos como o Bierböse, festa com barracas de comida e mais de 500 tipos de cerveja, e as comemorações de aniversário da cidade, como o KA300, festa comemorativa de 300 anos da cidade.

Uma novidade é que o Festival de Luzes da cidade agora será realizado anualmente e já digo, é imperdível! Muito, mas muito bonito.

Apreciar as Diferentes Estacões do Ano em Ettlingen

Uma das características mais marcantes sobre o clima na Europa é que as estacões do ano são bem distintas, exatamente como vemos em filmes e seriados de TV que assistimos.  Em Ettlingen, a cidade que moramos atualmente, essas mudanças marcam claramente o avanço do ano. Ao mesmo tempo um espetáculo de beleza e também desesperador pelo tempo que não volta. 🙂

Mercados de Natal de Karlsruhe e Ettlingen

Como toda boa cidade alemã, Karlsruhe e Ettlingen possuem seus Mercados de Natal, também conhecido com Feira de Natal. As duas cidades ainda não possuem uma grande festa, mas são bastante charmosas e com bastante opção de comidas, bebidas e diversão. Se estiverem passeando pela Alemanha no final do ano, vale bastante a pena visitá-las.

Nikolaus-Dampfzug, o trem Maria-fumaça de Ettlingen

Para os amantes de um ferrorama e outros brinquedos de trem, vale a pena conhecer o trem Maria-fumaça de Ettlingen. Usando uma locomotiva a vapor e vagões antigos, porém reformados e confortáveis, é possível passear pela região com os passageiros de antigamente.

E se vocês estiverem no final do ano por aqui, o trem faz algumas viagens com a presença ilustre do Santo Nikolaus, o nosso querido Papai Noel. A criançada adora e nós adultos nos derretemos todo.

Torre de Durlach, Karlsruhe

A Torre de Durlach é o que restou de um castelo construído no século XI e foi destruído durante um incêndio e ou guerra, não se sabe ao certo. O local teve por diversos anos a função de uma torre de vigia, mas com o passar do tempo tanto o parque em sua volta quanto o próprio prédio foram sendo usados como opcões de lazer e está assim até hoje.

Além de ser um mirante com uma linda vista de Karlsruhe.

Esses são só alguns dos pontos turísticos daqui da região, com certeza ainda iremos escrever sobre outros.

 

Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva, onde alguns blogs de viagem escreveram sobre as atrações turísticas de suas cidades. Não deixem de conferir outras dicas imperdíveis:

  • Casal Califórnia – O blog Casal Califórnia, que adotou San Francisco como seu novo lar, traz 10 dicas de museus para todos os gostos, bolsos e idades!
  • O Melhor Mês do Ano – O blog O Melhor Mês do Ano, que é da ZL paulistana (sem preconceitos, viu) traz 9 atrações imperdíveis no centro de São Paulo.
  • Fourtrip: O blog Fourtrip te prova que é possível conhecer 10  famosos pontos turísticos do Rio de janeiro, sem gastar nada!
  • Destinos por onde andei… – O blog conta para os leitores dicas de lugares imperdíveis na capital mineira. Afinal, BH é tudo de bom, uai!!!
  • Viagem de Fuga – Você sabia que as 6 melhores sorveterias de São Paulo estão concentradas em único bairro? Vem se refrescar com a gente!
  • Atravessar FronteirasBrasília não é só o que você vê na TV. Somos uma cidade pulsante e aqui você vai conhecer programas fora do cartão postal.
  • Família ViagemSão Paulo é o paraíso da gastronomia e sair para comer é um dos grandes baratos da cidade. Veja alguns lugares que você precisa conhecer.
  • A Li na AlemanhaAachen na Alemanha, é uma cidade desconhecida para os turistas, mas com muita história para contar. Veja algumas atrações da cidade.
  • Vou pra Roma –  O Blog VoupraRoma escolheu as 10 atrações que você não pode deixar de ver em Roma.
  • Viajando por Aí – Saia do circuito turístico  e conheça o Rio de outra maneira: 5 passeios diferentes no Rio de Janeiro!
  • #KariDesbrava – Veja 10 dicas incríveis de lugares para desbravar no Rio de Janeiro!
  • Colecionando Ímãs – Palácio do Planalto? Procuradoria Geral da República? Itamaraty? As atrações de Brasília que você precisa conhecer para saber do que o William Bonner tá falando!
  • Viviendo en el México Mágico! – 10 coisas pra se fazer em San Luis Potosí – Mex!
  • Janela para o Mundo – 10 pontos turísticos bem interessantes de se conhecer no Rio de Janeiro. Alguns são mais famosos, outros são bem menos comuns nas listas das atrações do Rio e nem sempre conhecidos por muitos cariocas.
  • Me deixa ser turista – Que tal aproveitar um domingo de avenida Paulista aberta para os pedestres não só para pedalar e bater perna, mas também para curtir o que tem de mais legal por ali?
  • Turista Fulltime – A maioria dos brasileiros, quando visita a “Terra dos Tamancos”, tem Amsterdã como destino principal. Se sobra algum tempo, vai visitar alguma outra cidade tipicamente holandesa. Uma pena: deixa de conhecer Haia, um centro cultural, político e econômico surpreendente!
  • A Casa na Mala – Aqui estão 8 motivos que fazem valer a pena conhecer Oviedo, cidade espanhola que, segundo o diretor de cinema Woody Allen, parece saída de um conto de fadas!
  • Ligado em Viagem –  Nós listamos 5 atrações turísticas em Karlsruhe (e Ettlingen) na Alemanha, que devem ser incluídas em qualquer roteiro de visita a esta cidade do sudoeste do estado de Baden-Württemberg.
  • Passeiorama – Dica bem legal para quem mora ou apenas está de passagem por São Paulo! Separamos os 9 parques que mais gostamos na cidade, um pouco de natureza no meio da selva de pedra!
Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Edson Amorina Jr

Nasci em Osasco/Brasil e me formei em Ciência da Computação pela UNICAMP. Sempre fui um amante de cinema e quadrinhos, hoje eu moro em Ettlingen na Alemanha e divido meu tempo entre cuidar de minha filha, esposa e viagens com família.

17 comentários em “5 atrações turísticas em Karlsruhe (e Ettlingen) na Alemanha

  • 29 de Janeiro de 2016 em 20:43
    Permalink

    Adorei as dicas. Alemanha é espetacular! O passeio de trem fumaça deve ser super bacana! Parabens pelo post. Bjs Flavia Zenke

    Resposta
    • 31 de Janeiro de 2016 em 18:09
      Permalink

      Olá, o passeio realmente é muito bonito, ainda mais na época de natal. Bjs

      Resposta
  • 1 de Fevereiro de 2016 em 00:50
    Permalink

    Adorei as dicas, principalmente a diferença entre as estações do ano e a Maria Fumaça de Ettlingen. Um abraço.

    Resposta
    • 1 de Fevereiro de 2016 em 05:35
      Permalink

      Obrigado Gisele, realmente gostamos de nossa cidade. 🙂 Abs Edson

      Resposta
  • 1 de Fevereiro de 2016 em 05:07
    Permalink

    Não escondo de ninguém que a Alemanha é meu país favorito no mundo e não me canso de ir para lá. A listinha de lugares para conhecer não para de crescer!!! Adorei!

    Resposta
    • 1 de Fevereiro de 2016 em 05:35
      Permalink

      Oi Ana, também gostamos muito da Alemanha e pode ter certeza que ainda nao listamos tudo o que tem para fazer na cidade. Abs Edson

      Resposta
  • 2 de Fevereiro de 2016 em 02:21
    Permalink

    Muito bom o post! adorei conhecer um pouco mais sobre este país que me fascina! Não vejo a hora de visitar a Alemanha! Altas expectativas!

    Resposta
    • 4 de Fevereiro de 2016 em 06:07
      Permalink

      Olá, a Alemanha é um país que tem que estar em todo roteiro para a Europa, é lindo! 🙂 Abs Edson

      Resposta
  • 2 de Fevereiro de 2016 em 08:40
    Permalink

    Adorei as dicas!! Ainda não conheço Karlsruhe, quem sabe em breve!! Bjooo

    Resposta
    • 4 de Fevereiro de 2016 em 06:07
      Permalink

      Vale a pena vir sim e fica do lado de Heidelberg, entao dá para fazer um bom roteiro de viagem. Abs Edson

      Resposta
  • 3 de Fevereiro de 2016 em 19:55
    Permalink

    Não tinha ouvido falar nessas cidades. Bem charmosinhas! Adorei o post! Abç

    Resposta
    • 4 de Fevereiro de 2016 em 06:06
      Permalink

      Obrigado, as cidades realmente sao bem boas de visitar. 🙂 Abs Edson

      Resposta
  • 7 de Fevereiro de 2016 em 18:21
    Permalink

    Oi, Edson! Gostei muito do seu post. A Alemanha é um país muito bonito e acho que visitar qualquer cidade é sempre interessante. O passeio de trem deve ser bem legal!

    Resposta
    • 7 de Fevereiro de 2016 em 20:01
      Permalink

      Oi Regina, este país realmente é muito bonito, vale demais a viagem. Pode vir! 🙂 Abs

      Resposta
  • 7 de Fevereiro de 2016 em 22:28
    Permalink

    Sorte de quem pode visitar a Alemanha! Meus pais foram e voltaram simplesmente encantados com esse país, muito bacana seu post! Abraços!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *