Diferenças entre Mercado de Natal e Mercado Medieval na Alemanha

Se pesquisar em nosso blog, você verá que nós gostamos muito de Mercado de Natal. Além de já termos visitado e escrito sobre vários deles aqui na Alemanha e outros países como Inglaterra e França, nós publicamos todo ano um post com o calendário desses eventos.

Já escrevemos inclusive sobre as “comprinhas” e melhores comidas que podem ser encontradas ao visitá-los.

Mercado de Natal e Mercado Medieval na Alemanha - Em família

 

Aqui na região, em Karlsruhe e Ettlingen, e outros lugares da Alemanha, como Frankfurt e Sttugart, ocorrem Mercados de Natal bem tradicionais, porém é possível encontrar cidades que aproveitam esse período e comoção para realizar dois eventos na mesma época: o Mercado de Natal e  Mercado Medieval.

Apesa de possuírem algumas semelhanças, como barracas de comida e bebidas, eles tem objetivos e tradições bem diferentes.

Mas o que é Mercado de Natal?

O mercado natalino, que na Alemanha normalmente é chamado de Weihnachtsmarkt ou mesmo outros nomes como Christkindlesmarkt em Karlsruhe e Nuremberg ou Sternlesmarkt em Ettlingen, é uma festa que acontece durante o Advento, preparação cristã para o Natal que dura 4 semanas.

Mercado de Natal e Mercado Medieval na Alemanha - Feira de Natal
Mercado de Natal e Mercado Medieval na Alemanha - Feira de Natal

 

É uma festa bem parecida com as nossas Festas Juninas e Julinas, com barracas de comidas típicas, bebidas e “comprinhas”, como belas, roupas e pequenas esculturas.

Além da Alemanha, os Mercados de Natal também ocorrem em outras países, como Strasbourg na França, Londres na Inglaterra e Viena na Áustria.

E o que é Mercado Medieval?

Os Mercados Medievais, que na Alemanha são chamados de Mittelaltermarkt, porém outros países mais conhecidos como Feiras Medievais, são festas que acontecem com o objetivo de recriar esses mesmos eventos da época medieval.

Eles ocorrem em diferentes estações do ano, em países como Alemanha, Portugal, França e até mesmo Estados Unidos. São festas independentes, como a Feira Medieval de Ribeauvillé na França, porém muitas vezes, aproveitando as estruturas e ocasião dos Mercados de Natal, os Mercados Medievais também podem acontecer no mesmo período de Advento.

Mercado de Natal e Mercado Medieval na Alemanha - Feira Medieval

 

Nessas festas, as barracas de comidas, bebidas e “comprinhas” buscam imitar ao máximo as dificuldades e ambiente da época medieval, contando inclusive com jogos, como arco e flecha, e apresentações de combate entre cavaleiros e suas espadas.

Quais as cidades que unem Mercado de Natal e Mercado Medieval que visitamos e recomendamos?

Nós já visitamos duas cidades que unem os dois tipos de mercado, Esslingen e Oberursel.

A primeira cidade oferece a festa Esslinger Mittelaltermarkt & Weihnachtsmarkt (Mercado de Natal e Mercado Medieval de Esslingen) e mesmo sabendo que íamos encontra, foi uma grata surpresa. Você entra na praça principal, onde tem início o Mercado de Natal, e tudo parece uma feira normal, com suas barracas de Bratwurst e Glühwein, porém ao caminhar mais um pouco, chegamos a área do Mercado Medieval.

Aí tudo se altera! 😀

Você começa a esbarrar em pessoas vestidas e fantasiadas de cavaleiros, donzelas, magos e bobos da corte; as comidas são mais rústicas, feitas em fogueiras e servidas em pratos e talheres de madeira; esqueça coca-cola, você irá encontrar apenas hidromel, cerveja e vinho quente; e no lugar de carrosel, as crianças brincam numa pequena roda gigante manual ou em barracas de arco e flecha ou para jogar argolas.

Mercado de Natal e Mercado Medieval na Alemanha - Feira Medieval
Mercado de Natal e Mercado Medieval na Alemanha - Feira Medieval

 

Muito muito divertido, vale bastante a experiência.

Ainda não escrevemos sobre a Mittelalterliche Weihnachtsmarkt Oberursel, mas é uma festa mais simples, diferenciando de um Mercado de Natal tradicional apenas por algumas barracas de comidas e bebidas e barracas de artesanatos.

Mercado de Natal e Mercado Medieval na Alemanha

 

Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva da RBBV – Rede Brasileira de Blogs de Viagem sobre Mercados de Natal. Não deixem de acessar os outros blogs participantes:

Alemanha

Itália

Variados

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Edson Amorina Jr

Nasci em Osasco/Brasil e me formei em Ciência da Computação pela UNICAMP. Sempre fui um amante de cinema e quadrinhos, hoje eu moro em Ettlingen na Alemanha e divido meu tempo entre cuidar de minha filha, esposa e viagens com família.

9 comentários em “Diferenças entre Mercado de Natal e Mercado Medieval na Alemanha

  • 4 de dezembro de 2016 em 22:20
    Permalink

    Que legal! Não sabia sobre essa diferença entre os mercados e achei muito interessante, parabéns pelo post!

    Resposta
  • 5 de dezembro de 2016 em 03:13
    Permalink

    Não conhecia o mercado medieval, mas fiquei com bastante vontade de conhecer, preciso marcar uma viagem durante essa época do ano.

    Resposta
  • 5 de dezembro de 2016 em 19:42
    Permalink

    Olá, adoraria visitar um Mercado de Natal mas meu marido e eu fugimos do frio mais rigoroso. Devem ser lindos. Os Mercados Medievais tb devem ser bem interessantes, eles entram na brincadeira mesmo e se fantasiam.Muito legal, Feliz Natal para você e sua família.

    Resposta
  • 5 de dezembro de 2016 em 20:14
    Permalink

    Gostei muito de saber da diferença entre os dois tipos de mercados, mas, sinceramente, gostaria mais de conhecer o Medieval, me pareceu bem divertido, além de ser diferente também dos enfeites de Natal que são tradicionais em todos os países.

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2016 em 09:01
    Permalink

    Amei! Sou louca para passar uma época de natal viajando. Com certeza seria interessante conhecer de perto. Bjo

    Resposta
  • 13 de dezembro de 2016 em 17:54
    Permalink

    Adoro Mercados de Natal, mesmo que não tenha visitado nenhum em terras frias nesta época (ainda!). Muito interessante também saber da existência dos mercados medievais, são cidades que gosto muito de visitar! Parabéns pelo post!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *