Prepara – Bósnia Herzegovina e Montenegro

Aproveitando uma promoção de passagens que rolou na Germanwings, nós fizemos uma mini férias no verão europeu. O destino escolhido foi Bósnia Herzegovina e Montenegro deixou várias pessoas com cara de Ué?. Ouvi vários: “mas o que você vai fazer por lá?“, “vai trazer refugiado na mala?“, “por que você vai levar a picurucha pra lá?“, “não é perigoso?“, mas tantas vezes que olha… encheu os picuás.

Mas deixando essa parte chata, a viagem nos surpreendeu de forma única. Os dois países são lindos países e que merecem sim uma visita, além de conhecer um lugar tão diferente do nosso dia, também serve para vermos e sentirmos a história que lemos através dos livros…

O vôo foi a partir de Stuttgart e 1 hora e 20 minutos depois, estávamos em Sarajevo.

Bósnia Herzegovina e Montenegro - Aeroporto de Sarajevo

 

Imigração na Bósnia Herzegovina e Montenegro

Como a Bósnia H. não faz parte da União Europeia, é necessário fazer o processo de imigração. Para nossa sorte, o passaporte brasileiro não precisa de visto prévio, mas a regra de 90 dias de permanência para turismo continua valendo.

A imigração no micro aeroporto de Sarajevo foi um pouco lenta, pois vi vários oficiais pegarem pesado com certas pessoas. Era pergunta atrás de pergunta… Mas como ser brasileiro abre muitas portas, na nossa hora foi tudo tranquilo e ganhamos mais um carimbo. 😉

Depois pegamos nosso carrinho alugado e fomos direto para Mostar para então sim começar a nossa mini férias.

 

Transporte em Bósnia Herzegovina e Montenegro

A questão do aluguel de carro e como dirigir pela Bósnia H. e Montenegro merece um post separado, já que é beeem diferente do que dirigir nos países da Europa mais conhecidos, como Alemanha, França, Espanha, Itália, Holanda e por aí vai.

Bósnia Herzegovina e Montenegro - Dirigindo em Montenegro

 

Roteiro na Bósnia Herzegovina e Montenegro

O roteiro de cidades que fizemos para essa semana entre os dois países foi o suficiente para conhecer um tequinho de cada um e ainda deu aquela vontade de explorar ainda mais os países do leste europeu.

Bósnia Herzegovina e Montenegro - Roteiro de viagem

Os lugares que visitamos foram:

  • Bósnia e Herzegovina
    • Mostar, onde visitamos seu Centro Velho e a ponte Stari Most, classificados como Património Mundial da UNESCO;
    • Počitelj, uma histórica vila fortificada do século XV que fica nas margens do rio Neretva;
    • Blagaj Tekija, um monastério dervixe, quase encrustado na caverna que é fonte do rio Buna;
    • Sarajevo, a capital do país que fez parte de vários momentos históricos da humanidade;
    • Pista Abandonada de Bobsled e Luge, parte das instalações das Olimpíadas de Inverno de Sarajevo;
    • Museu do Túnel da Esperança, importante marco de escape e resistência durante o Cerco de Sarajevo.
  • Montenegro
    • Perast, um pedaço da Veneza na região dos Bálcãs;
    • Kotor, linda vila fortificada nos fiordes da Baía de Cátaro;
    • Parque Nacional de Lovcen, parque natural em Montenegro com vista sensacional e lugares históricos;
    • Budva, citadela em Montenegro e a Jaz Beach, praia que aproveitamos nos Bálcãs;
    • Sveti Stefan, paramos no caminho para ver a ilha de Sveti Stefan em Montenegro.

 

Hospedagem em Bósnia Herzegovina e Montenegro

Com relação aos hotéis, os preços praticados na Bósnia H. são bem mais em conta do que praticados na região litorânea de Montenegro. Tanto que tentamos achar um hotel em Budva, mas os preços eram absurdamente absurdos. Imagino que se deva ao fato que essa parte do país recebe enxurradas de russos endinheirados. É sério… é tanto russo por lá que até os passeios são oferecidos primeiramente em russo, depois em inglês.

Os hotéis que ficamos foram:

Bósnia Herzegovina e Montenegro - Hotel em Mostar

Hotel Villa Milas, Mostar – Em Mostar, nós optamos ficar fora do centro histórico, pois os valores dos hotéis nessa área não eram nada amigáveis. E para nossa sorte o hotel que ficamos foi uma escolha certeira. Quarto bem confortável, café da manhã muito bom, estacionamento gratuito e somente a 10 minutos a pé do centrinho histórico.

 

Bósnia Herzegovina e Montenegro - Hotel em Kotor

Hotel Vardar, Kotor – Fincado na praça principal na parte murada da cidade de Kotor, o hotel oferece a possibilidade de meia pensão que foi uma mão na roda. Ficar procurando onde comer num calor na casa dos 37ºC a noite com uma criança pequena não é fácil pra ninguém. O quarto era confortável e limpo, porém depois de um delicioso jantar, o café da manhã ficou a desejar. O que compensou foi ter a liberdade de poder passear pela cidade em horários sem aquela horda de turistas. Ah! E o staff é muito gentil.

 

Bósnia Herzegovina e Montenegro - Centro em Sarajevo

Le Petit Prince, Sarajevo – Somente a 7 minutos a pé do borburinho da região turística, esta pensão em Sarajevo fechou com chave de ouro nossa viagem. A dona da pensão foi super atenciosa conosco e fez de tudo para nos deixar bem a vontade enquanto estávamos por lá. Até ajudar a pedir uma pizza para matar a fome da nossa Genoveva. O apartamento que pegamos era enorme, limpo e equipado o suficiente para fazer uma comidinha a noite. Isso ajudou muito, pois não precisamos enfrentar a chuva que nos castigou nos dois últimos dias de nossa viagem. Recomendamos super!

 

 

Bósnia Herzegovina e Montenegro - Um brinde em Sarajevo

 



Booking.com

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Viviane N M Amorina

Nasci em São Paulo/Brasil e me formei em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Sempre gostei de viajar, com a vontade de conhecer mais do mundo. Hoje moro em Ettlingen na Alemanha, onde trabalho e divido meu tempo com minha filha, marido e viagens com família.

20 comentários em “Prepara – Bósnia Herzegovina e Montenegro

  • 11 de Maio de 2017 em 14:55
    Permalink

    Realmente não são destinos muito comuns entre os europeus mas, por outro lado, isso significa menos confusão. Fiquei curiosa para saber mais sobre as vossas andanças por lá.
    Abraço

    Resposta
  • 11 de Maio de 2017 em 16:36
    Permalink

    Muito legal! Eu costumo falar que destinos fora do eixo turístico sempre trazem boas surpresas. Acredito que não tenha sido diferente com Bosnia H. e Montenegro! Gostei das suas dicas de hotéis. Sempre bom quando tem um review legal no post!

    Resposta
  • 11 de Maio de 2017 em 19:00
    Permalink

    Nossa, que diferente. Nunca pensei em ir para estes lugares, mas adoro ler posts assim, que nos mostram destinos fora dos comuns e que nos fazem repensar nossa lista de desejos. Parabéns!

    Resposta
  • 11 de Maio de 2017 em 19:09
    Permalink

    Adoro cidades fora do padrão turístico! Achei as fotos lindas! Vou continuar acompanhando!

    Resposta
  • 11 de Maio de 2017 em 19:15
    Permalink

    Que gracinha! ahhah Lembro que, na escola, achava curioso o nome Bosnia Herzegovina. Lembro até da professora! Curti demais ver as fotos e seu roteiro! Uma pena a chuva, mas deu pra ver que aproveitaram!

    Resposta
  • 12 de Maio de 2017 em 08:02
    Permalink

    Quando eu estava no sul da Croácia fiquei com muito vontade de ir para esses dois lugares só que faltou tempo, mas um dia irei pois pelas suas fotos os lugares são muito bonitos.

    Resposta
  • 12 de Maio de 2017 em 15:45
    Permalink

    Que legal. Estamos indo em Julho para Croácia e faremos dois bate e volta. Um para Bosnia, Mostar e outro para Montenegro, Budva e Kotor. Parabéns pelo post.

    Resposta
  • 12 de Maio de 2017 em 16:58
    Permalink

    Ah, a Bósnia!!! Foi um país que me surpreendeu muito… Lugar lindo, povo super receptivo… Não vejo a hora de voltar!!!

    Resposta
  • 13 de Maio de 2017 em 07:36
    Permalink

    Muito bom ver dicas sobre esses dois países. Eu também tenho muita vontade de aportar por lá, e já estou preparando a paciência pra receber essa mesma enxurrada de perguntas: mas ué? rs
    Achei tudo muito lindo, e aposto que é aquele destino que te tira da zona de conforto, te faz se arriscar um pouco mais no desconhecido 🙂 Quero ir também!

    Resposta
  • 13 de Maio de 2017 em 08:54
    Permalink

    Com certeza dois lugares bastante diferentes para se conhecer. Tem atrações para as crianças?

    Resposta
  • 13 de Maio de 2017 em 11:09
    Permalink

    Fantástico! Se tivéssemos a oportunidade também não deixaríamos escapar. Quem liga pra que os outros falam né!? Tenho certeza que a viagem valeu cada minuto…

    Resposta
  • 13 de Maio de 2017 em 12:51
    Permalink

    A região dos Balcãs foi a parte mais incrível que visitei no ano passado, pra mim é a melhor parte da Europa. Fiz muitos amigos em Montenegro e o país em si é um espetáculo!

    Resposta
  • 14 de Maio de 2017 em 06:16
    Permalink

    OLá! Tenho muita curiosidade em conhecer a Bosnia, principalmente Mostar. Talvez este ano ainda consiga fazer essa visita este ano.

    Resposta
  • 14 de Maio de 2017 em 10:06
    Permalink

    Infelizmente as pessoas ainda desconhecem as belezas de locais que ficaram marcados por circunstâncias políticas e históricas e fazem esse tipo de comentários.
    Tenho muita vontade de conhecer e aproveitarei seu roteiro para planejar minha ida!

    Resposta
  • 14 de Maio de 2017 em 22:42
    Permalink

    bahh nao vejo a hora de aproveitar essas promoções das low costs europeias! sao tantos destinos pertinhos e tanta coisa pra visitar…nunca tinha pensado em visitar a bosnia ate ver este post

    Resposta
  • 15 de Maio de 2017 em 02:14
    Permalink

    Que legal o relato de vocês. Confesso que não tinha pensado nesse destino, mas achei bem bacana!

    Resposta
  • 15 de Maio de 2017 em 08:16
    Permalink

    Fiquei apaixonada nos hotéis, as fachadas são uma graça!
    Imagino que deva ter sido uma viagem incrível, adorei as dicas de hospedagem.

    Resposta
  • 20 de Maio de 2017 em 21:18
    Permalink

    Pensei que a imigração fosse mais complicada, mas que bom que tudo fluiu bem. Montenegro é só amor!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *