Mostar, Bósnia e Herzegovina, e sua Ponte Velha

Assim que chegamos no Aeroporto de Sarajevo, nós pegamos o carro alugado e enfrentamos uma noite chuvosa para chegar em nossa primeira parada na Bósnia e Herzegovina, a cidade de Mostar.

A distância entre as duas cidades não é muito grande, somente 130 km, porém a estrada “não é aquela Brastemp” e por isso demoramos mais de 3 horas para chegar em Mostar. As estradas da Bósnia e Herzegovina não são ruins e falamos mais sobre isso no post sobre como dirigir no país.

Acabou que chegamos mega tarde no hotel, mas conseguimos descansar bem e acordamos novinhos em folha para explorar os principais pontos turísticos da cidade.

Viagem Mostar Bósnia e Herzegovina - Centro Velho de Mostar

 

Roteiro em Mostar, Bósnia e Herzegovina

O centro histórico de Mostar foi reconstruído após a Guerra da Bósnia, que assolou o país na década de 90, e foi surreal visitar uma cidade e locais com marcas tão recentes de algo que vi através da TV quando mais nova. E apesar deste triste passado, a cidade consegue exalar uma alegria.  Devido a várias etnias que convivem na região, andando pela cidade dá para perceber algumas diferenças de arquitetura, como a área mulçumana, com grande influência turca, a área croata, católica, e a área sérvia, católica ortodoxa.

O centro histórico está localizado na área mulçumana e o nosso passeio começou pela ponte Kriva Cuprija, que é uma mini cópia da ponte Stari Most. Ela cruza o córrego Rabobolja e nessa área tem vários hotéis pequeninos e restaurantes sob o leito do Rabobolja.

Viagem Mostar Bósnia e Herzegovina - Ponte Kriva Cuprija
Viagem Mostar Bósnia e Herzegovina - Ponte Kriva Cuprija

 

De lá fomos seguindo pelas ruelas apinhadas de cafés e lojinhas até a Stari Most, que é realmente linda! As pedras brancas usadas em sua construção me fizeram lembrar da Croácia e um clima de praia. A ponte velha de Mostar faz jus à fama que tem. Reconstruída em 2004, a ponte sobre o rio Neretva foi construída em 1557 por ordens do sultão Suleyman, o Magnífico, e devido sua beleza é considerada o símbolo da cidade.

Viagem Mostar Bósnia e Herzegovina - Stari Most, a ponte velha de Mostar
Viagem Mostar Bósnia e Herzegovina - Stari Most, a ponte velha de Mostar

 

O site da Time Magazine tem um artigo onde eles mostram fotos da ponte destruída e de sua reconstrução, vale a pena ler. Outra curiosidade são os homens que ficam na beirada da ponte esperando algum turista dar algum dinheiro para eles pularem no rio, uma tradição local.

Fomos andando pelas ruelas até chegarmos ao melhor spot de Mostar, a mesquita Koski Mehmed Pasa, onde a partir do alto do seu minarete temos as melhores vistas do centro velho e da ponte Stari Most, que foram classificados como Património Mundial da UNESCO em 2005 .

Viagem Mostar Bósnia e Herzegovina - Mesquita Koski Mehmed Pasa
Viagem Mostar Bósnia e Herzegovina - A mesquita Koski Mehmed Pasa
Viagem Mostar Bósnia e Herzegovina - Vista do centro velho de Mostar e da ponte Stari Most a partir da mesquita Koski Mehmed Pasa

 

Ficamos um bom tempo no local admirando a paisagem e depois decidimos parar para alimentar a Genoveva com um bom cevapicici e saladinha. Na sequência, nós visitamos mais duas mesquitas, uma que ficava no local dos curtumes da cidade e a mesquita Karadzbegova Dzamija. As duas bem simples, mas encantadoras.

Viagem Mostar Bósnia e Herzegovina - Mesquitas em Mostar
Viagem Mostar Bósnia e Herzegovina - Detalhe de uma Mesquita
Viagem Mostar Bósnia e Herzegovina - Mesquita Karadzbegova Dzamija

 

Caminhamos mais um pouco pelo centro velho de Mostar, apreciando todos seus detalhes. E nossa a última parada por lá foi na casa mais velha da cidade, a Kajtaz House, que tem bastante influência turca em sua arquitetura.

Viagem Mostar Bósnia e Herzegovina - A casa mais velha da cidade, a Kajtaz House

 

Retornando para o nosso hotel passamos por uma região mais afastada da área turística e foi onde vimos as marcas da guerra nas casas e prédios. Muitos escombros e até marcas de bala nas paredes.

Viagem Mostar Bósnia e Herzegovina - Marcas da Guerra da Bósnia

 

Já no hotel, o dia ainda não havia acabado, pegamos o carro e fomos para Blagaj, visitar um mosteiro num dos mais belos cenários já vistos, e Počitelj, uma vila fortificada da era otomana.

 



Booking.com

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Viviane N M Amorina

Nasci em São Paulo/Brasil e me formei em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Sempre gostei de viajar, com a vontade de conhecer mais do mundo. Hoje moro em Ettlingen na Alemanha, onde trabalho e divido meu tempo com minha filha, marido e viagens com família.

21 comentários em “Mostar, Bósnia e Herzegovina, e sua Ponte Velha

  • 18 de maio de 2017 em 07:41
    Permalink

    Que lindo! Tenho muita vontade de conhecer a Bósnia e Mostar em especial, a região ainda não é tão conhecida e tem influências diversas, o que na minha opinião deixa a cidade ainda mais interessante.

    Resposta
  • 18 de maio de 2017 em 21:19
    Permalink

    Mostar é uma das cidades mais encantadoras que conheço… e essa velha ponte tem história para uma longa vida… Belo post. Parabéns!

    Resposta
  • 18 de maio de 2017 em 22:30
    Permalink

    Muito interessante.
    Uma hora quero fazer um mochilão pelo Leste Europeu. Essa é uma das cidades que eu colocaria no roteiro.
    Adorei as fotos e dicas.
    Obrigado por compartilhar

    Resposta
  • 19 de maio de 2017 em 07:27
    Permalink

    Tenho uma vontade de conhecer a Bósnia e Herzegovina, estive tão perto quando fui para Dubronvik mas faltou tempo, vou ter ir voltar para a região.

    Resposta
  • 19 de maio de 2017 em 08:53
    Permalink

    Muito legal o post, estou doida para conhecer a região em algum verão por aí. Já salvei o post nos favoritos por aqui 🙂

    Resposta
  • 19 de maio de 2017 em 11:11
    Permalink

    Sou louco para conhecer Mostar. Você acha que quantos dias são necessários para explorar a cidade com calma?

    Resposta
  • 19 de maio de 2017 em 12:57
    Permalink

    Que lugar lindo e interessante! Adorei todo o post. O texto super agradável e as fotos lindas!

    Resposta
  • 19 de maio de 2017 em 21:49
    Permalink

    Eu gostei muito de ter passado por Mostar. Digo passado, pois não me hospedei por lá e só conheci uma mesquita e famosa ponte. Fiquei muito chocada com as marcas da guerra, mas também muito surpresa com a simpatia e alegria das pessoas. Mesmo com todo sofrimento, eles ainda mantinham a esperança. Foi muito legal e ler o seu post me fez retornar a essa época. Muito obrigada,
    Abraços
    Carolina

    Resposta
  • 20 de maio de 2017 em 08:34
    Permalink

    Adorava conhecer Mostar! Ficava sempre a pensar como ir lá ter e realmente alugar um carro deve ser a melhor opção. Não tinha noção de que ainda se viam as marcas da guerra, é incrível (e as fotografias da ponte destruída são avassaladoras). Quanto tempo demorou a conhecer Mostar? Um dia?

    Resposta
  • 20 de maio de 2017 em 15:24
    Permalink

    Sem dúvida, uma das mais fantásticas cidades que conheço… passei aí momentos memoráveis 🙂 Obrigado por me levarem de volta a esses tempos…

    Resposta
  • 20 de maio de 2017 em 16:27
    Permalink

    Eu sou louca pra conhecer a Bósnia e adorei o seu roteiro! Mostar deve ser demais! Adorei o post!

    Resposta
  • 20 de maio de 2017 em 21:35
    Permalink

    Que post maravilhoso!!! Me deu muita saudade de Mostar!!! Foi uma das cidades que mais gostei da região…

    Resposta
  • 21 de maio de 2017 em 22:26
    Permalink

    Mostar foi uma das cidades que mais gostei dos Balcãs. Tem muita história por lá e a história da recente guerra que lá ocorreu é super interessante. Ótimo post!

    Resposta
  • 22 de maio de 2017 em 07:34
    Permalink

    Adorei a cidade e o roteiro.
    Não consegui me decidir se gostei mais da ponte ou da mesquita!

    Resposta
  • 22 de maio de 2017 em 09:42
    Permalink

    Ei Viviane, adorei conhecer Mostar através do seu olhar! Parece muito interessante! Na Bósnia só estive em Medjugorje e já achei um charme. Além de que o pessoa foi muito receptivo! Você teve essa sensação também? Abs!

    Resposta
  • 22 de maio de 2017 em 10:30
    Permalink

    Realmente, um local que saiu da guerra há tão pouco tempo (também me lembro de ver na tv), parece agora renascer das cinzas. Muito bonito, adorei a ponte reconstruída!

    Resposta
  • 22 de maio de 2017 em 20:37
    Permalink

    Tenho muita vontade de conhecer. Que lugar encantador! Parabéns pelas fotos e dicas. 🙂

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *