Počitelj, uma histórica vila fortificada na Bósnia e Herzegovina

Em nossa viagem de 7 dias pela Bósnia e Herzegovina e Montenegro, nós visitamos primeiro a cidade de Mostar com sua famosa Ponte Velha e depois seguimos estrada para dois pontos turísticos bem diferentes, a vila de  Počitelj e o monastério de Blagaj.

Primeiro vamos falar sobre Počitelj.

Pocitelj Bósnia e Herzegovina

 

Depois de 30 minutos de estrada a partir de Mostar, chegamos a vila fortificada de Počitelj . E aqui se prepare para perder todas as calorias do almoço, pois esse pequeno vilarejo fica na encosta de uma montanha e para ter a melhore vista do lugar, além de das melhores fotos, é necessário ir morro acima.

Pocitelj Bósnia e Herzegovina

 

O primeiro registro de Počitelj data de 1444 e suas construções com forte influência oriental se deve ao fato de ter sido ocupada por tropas húngaras e otomanas. Devido ter sido construída praticamente incrustada na montanha, com uma grande torre de vigia, a vila tinha grande influência estratégica, porém com tempo foi perdendo importância. Após ter participada de várias guerras com grandes destruições, Počitelj foi declarada em 1996 como parte World Monuments Watch, lista de patrimônios históricos em perigo de conservação, assim o país iniciou um programa de reconstrução da vila.

O passeio pode começar pelo lado da torre Gavrakapetan ou pelo lado do mirante novo. Nós subimos os dois lados e posso dizer que que pelo lado da torre é muito mais bonito. É muito bonito ver todas as casinhas de pedra por cima, tudo é de uma perfeição arquitetônica, que não dá para imaginar como foi feito. A principal atração da pequena cidade é a mesquita Hajji Alija, situada em seu centro histórico.

Pocitelj Bósnia e Herzegovina
Pocitelj Bósnia e Herzegovina
Pocitelj Bósnia e Herzegovina

 

A partir tanto da torre quanto do mirante, dá para ver toda a cidade com o rio Neretva ao fundo. Como o lugar estava com quase nenhum turista, deu para curtir e apreciar as vsitas tranquilamente. O maridoviski, como bom desbravador que é, subiu a torre até o final e disse que a vista lá de cima é deslumbrante, venta um pouco mas valeu a pena.

Pocitelj Bósnia e Herzegovina

 

De lá, nós fomos visitar o famoso monastério dervixe Blagaj Tekke.

 



Booking.com

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Edson Amorina Jr

Nasci em Osasco/Brasil e me formei em Ciência da Computação pela UNICAMP. Sempre fui um amante de cinema e quadrinhos, hoje eu moro em Ettlingen na Alemanha e divido meu tempo entre cuidar de minha filha, esposa e viagens com família.

13 comentários em “Počitelj, uma histórica vila fortificada na Bósnia e Herzegovina

  • 25 de Maio de 2017 em 13:12
    Permalink

    Sou apaixonada por essas cidades fortificadas! As fotos estão incríveis! Cada visual mais lindo do que o outro! Já fiz um trajeto de Viena pra Croácia de bus que passou pela Bosnia-Herzegovina, mas era noite e não consegui ver nada das pequenas cidades por onde passamos!

    Resposta
  • 25 de Maio de 2017 em 15:13
    Permalink

    Que lugar incrível! Só não sei pronunciar, hehehehehe. Olha, adorei as informações e as fotos. Lindo demais. Vou anotar na lista de desejos…

    Resposta
  • 25 de Maio de 2017 em 15:49
    Permalink

    Ótimo post e fotos. Que lugar maravilhoso, com certeza vale todo esforço. Espero conhecer um dia.

    Resposta
  • 25 de Maio de 2017 em 18:43
    Permalink

    A Bósnia Herzegovina não é um país que atraia muitos turistas, daí ter desfrutado dessa paisagem maravilhosa com toda a tranquilidade. Adoro quando as nossas deambulações nos levam até lugares como este.
    Abraço

    Resposta
  • 26 de Maio de 2017 em 06:21
    Permalink

    Olá Edson,
    Que incrível esta cidade. Amo visitar lugares assim, pouco explorados por turistas e muito ricos em cultura. Muito legal mesmo!
    Abs, Marlise

    Resposta
  • 26 de Maio de 2017 em 08:47
    Permalink

    Com certeza vale a pena o esforço da subida!! Que vista maravilhosa!!!
    Não quis encarar a subida com o maridoviski não?

    Resposta
  • 26 de Maio de 2017 em 17:33
    Permalink

    Adoro esse tipo de destino. Seu blog sempre me inspira! hahah.. Que fotos lindas! Parabéns.

    Resposta
  • 27 de Maio de 2017 em 09:30
    Permalink

    Segundo post seu que vejo sobre a Bósnia e Herzegovina e cada vez me surpreendo mais com as belezas do país.
    Počitelj parece ser uma cidade encantadora!

    Resposta
  • 27 de Maio de 2017 em 13:53
    Permalink

    eu adoro lugares assim com muuita historia e no meio da natureza, espero um dia visitar esse lugar…vou sofrer pra subir na torre tb aheuaheua

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *