O Monastério de Blagaj Tekija na Bósnia e Herzegovina

Nós saímos da cidade de Mostar, visitamos a vila fortificada de Počitelj e antes de voltar para o hotel, paramos para visitar o famoso monastério dervixe Blagaj Tekija na Bósnia e Herzegovina.

Para visitar o local, você passa pelo centra da cidade de Blagaj até o monastério e para num bolsão de estacionamento que fica a uns 10 minutos de caminhada do local. É mais fácil parar o carro por lá do que ficar procurando uma vaga perto da entrada do monastério.

Blagaj Bosnia e Herzegovina - Entrada do Monastério

 

Situada na fonte do rio Buna, origem do rio Neretva que corta a cidade de Mostar, fica o Blagaj Tekke. Um lugar para retiro espiritual, que servia para abrigo ou estudo de seguidores do Sufismo, uma corrente mística do Islamismo. Em comunhão com a natureza ao seu redor, a construção data do século XVII após o império Otomano e, mesmo sendo reparada em diversas ocasiões, é preservada em sua arquitetura original até hoje.

Porém chegando perto do monastério tive uma surpresa,  o entorno tem vários restaurantes e lojinhas de souvenir na beira do rio. Não achava que iria encontrar algo assim, pensei que seria algo mais zen, sei lá. Por isso quando vi o monastério ao longe, acabei que fiquei um teco decepcionada, pois a vista não era a mesma que eu tinha visto no Instagram e Pinterest.

Blagaj Bosnia e Herzegovina - Primeira impressão

 

Para ver e tirar uma foto que remetesse a tranquilidade que imagina, eu saí caçando um lugar para atravessar o rio e chegar em um ponto legal. Achei uma trilha que passa por detrás dos restaurantes e que acaba no spot, quase na entrada da caverna e de frente para o monastério, com a vista que queria.

Parei por um tempo, esperando as pessoas irem embora para captar o momento desejado, e enquanto eu estava sozinha lá, senti uma tranquilidade sem igual, olhando aquela água de cor esmeralda, a caverna misteriosa e o monastério exótico.

Uma sensação que nem a foto mais bonita na Internet havia me passado.

Blagaj Bosnia e Herzegovina - O monastério
Blagaj Bosnia e Herzegovina - O monastério

 

Além da vista exterior e os bares e restaurtantes, é possível fazer um passeio de barco pela caverna e visitar o monastério, porém acabou não fizemos nada disso, devido ao cansaço das subidas e descidas em Počitelj.

Mas foi uma experiência tão legal, que mesmo que você também não faça esses tours, vale a pena a visita do local.

Já no cair da noite, nós voltamos para nosso hotel em Mostar para descansar, pois no dia seguinte pegaríamos as estradas do interior da Bósnia e Herzegovina até chegarmos em Perast, já em Montenegro.

Blagaj Bosnia e Herzegovina - Pôr do sol


Booking.com

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Viviane N M Amorina

Nasci em São Paulo/Brasil e me formei em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Sempre gostei de viajar, com a vontade de conhecer mais do mundo. Hoje moro em Ettlingen na Alemanha, onde trabalho e divido meu tempo com minha filha, marido e viagens com família.

20 comentários em “O Monastério de Blagaj Tekija na Bósnia e Herzegovina

  • 26 de Maio de 2017 em 21:49
    Permalink

    Lindo demais. Adorei o post e as fotos. Pena que nao deu para fazer o passeio de barco.

    Resposta
  • 27 de Maio de 2017 em 09:25
    Permalink

    Que lugar maravilhoso! Nunca pensei que houvesse paisagens tão belas na Bósnia e Herzegovina, um país ainda pouco conhecido pela indústria do turismo.
    Vou tentar incluído no meu roteiro pela Europa!

    Resposta
  • 27 de Maio de 2017 em 11:27
    Permalink

    Que lugar LINDO! Confesso que não conhecia, mas agora está na lista de desejos. às vezes é assim mesmo, a expectativa com as fotos de instagram às vezes não se cumpre… mas pode ser até melhor!

    Resposta
  • 27 de Maio de 2017 em 14:13
    Permalink

    Cada vez mais me surpreendo com esse país lindo! Tenho uma amiga de lá que sempre me mostra foto e fico BABANDO!!

    Resposta
  • 27 de Maio de 2017 em 16:09
    Permalink

    Quero muito conhecer esse lugar!! Na minha mente tb era um pouco mais zen, não imaginava que tinha essa instrutura turistica bem ao lado.. Adorei ler teu relato, me deixou mais animada pra minha viagem atéa Bosnia! 🙂

    Resposta
  • 27 de Maio de 2017 em 16:40
    Permalink

    Que lugar lindo! Tão decepcionante quando a gente chega em um lugar cheio de lojinhas e restaurantes para turistas. Ainda bem que vc conseguiu um ângulo legal para fazer as fotos. Ficaram lindas.

    Resposta
  • 27 de Maio de 2017 em 19:19
    Permalink

    Tem lugares lindos no mundo que nem imaginamos! E esse é um dos que eu não conhecia mas me parece que vale a pena. Pena que muitas vezes estragam os locais com tanta “lixo” para turistas 🙁

    Resposta
  • 27 de Maio de 2017 em 20:17
    Permalink

    Que lugar lindo, com certeza quero visitar Mostar e também quem sabe passar pelo Sul da Croacia! Louca para explorar esses lados!

    Resposta
  • 27 de Maio de 2017 em 21:41
    Permalink

    Estive nesse belo lugar há uns bons 10 anos… que bom foi recordar. E aprender mais do que já sabia sobre um dos mais especiais destinos da Bósnia-Herzegovina. Belo trabalho.

    Resposta
  • 28 de Maio de 2017 em 11:31
    Permalink

    Essas fotos estao fantásticas! Já quero conhecer! Vou pesquisar mais, quem sabe nao dou um pulinho aí já que eu estou pertinho daí (estou morando em Budapeste por agora 😀 ).

    Resposta
  • 28 de Maio de 2017 em 15:35
    Permalink

    Que lugar incrível! Ainda não tinha ouvido falar, mas amei ver as fotos e fiquei morrendo de vontade de conhecer.

    Resposta
  • 28 de Maio de 2017 em 17:32
    Permalink

    Parece ser um lugar mágico. Um dia pretendo fazer uma viagem pelos Balcãs. Ainda não é para já. Vai ter que esperar.

    Resposta
  • 28 de Maio de 2017 em 18:44
    Permalink

    Lindo mesmo, estou adorando os posts da Bósnia. Mas eu dava um jeito de ter feito o tour ! 😉

    Clau Bins

    Resposta
  • 29 de Maio de 2017 em 09:52
    Permalink

    Nossa… que lugar incrível e que fotos lindas! Adorei o post!

    Resposta
  • 29 de Maio de 2017 em 10:55
    Permalink

    O Mosteiro parece-me um belo monumento, assim colocado na rocha. E você tirou uma excelente fotografia do por-do-sol, parabéns!

    Resposta
  • 29 de Maio de 2017 em 23:16
    Permalink

    que lugar encantador! parece até um cenário de filme de ficção com esse azul e o edificio refletido, maravilhoso!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *