Castelo de Ettlingen no Estado de Baden-Württemberg na Alemanha

Ettlingen é uma pequena cidade da Alemanha, mais precisamente no distrito de Karlsruhe que fica no Estado de Baden-Württemberg, conhecido principalmente pela sua capital Stuttgart. Sua principal atração turística é se centro histórico, com muitas edificações medievais preservadas às margens do rio Alb. Mas o mais importante é que é a cidade que escolhemos viver! 🙂

O Castelo de Ettlingen foi construído no século XIII. No século XVI ele foi expandido com influência renascentista, porém destruído na Guerra dos Nove Anos no século seguinte. Finalmente no XVIII ele foi finalizado em estilo barroco e se encontra assim até então.

Castelo de Ettlingen Alemanha - Vista do trilho do trem

 

Além de sua arquitetura, o Castelo de Ettlingen possui um museu onde é possível conhecer a história da cidade, assim como uma Galeria Municipal com arte local desde 1900 até hoje. Outra atração é que desde 1979 o castelo sedia o Ettlinger Schlossfestspiele, que é um festival de artes com música, teatro e cinema ao ar livre.

Castelo de Ettlingen Alemanha - Frente do castelo
Castelo de Ettlingen Alemanha - Entrada do pátio do castelo

 

O Castelo de Ettlingen pode não ter a imponência de outros castelos alemães, mas juntamente com seu centro histórico é uma visita que vale bastante a pena fazer.

 

Informações Úteis sobre o Castelo de Ettlingen

Todos os sábados e domingos tem um tour que leva os visitantes através dos vários salões barrocos ornamentados e câmaras do castelo. O clímax do passeio é uma visita à antiga capela do palácio com frescos do famoso pintor barroco Cosmas Damian Asam.

Castelo de Ettlingen Alemanha - Teto pintado pelo Cosmas Damian Asam
Castelo de Ettlingen Alemanha - Fonte do Golfinho na pátio

 

Caso escolha ir de trem para o Castelo de Ettlingen, existem duas maneiras de chegar. Você pode descer na estação do S-Bahn Erbprinz/Schloss praticamente na frente da entrada do Ettlingen Schloss. Ou você desce na estação Ettlingen Stadt e aproveita para caminhar pelo Centro histórico, principalmente o Stadtgarten e Rosegarten.

Castelo de Ettlingen Alemanha - Rosegarten
Castelo de Ettlingen Alemanha - Jardim do castelo

 

E nossa sugestão para saciar a fome é o bar e restaurante Vogel Hausbräu, que serve comida tradicional alemã e cerveja de fabricação própria. Aprovamos os dois!

 

Blogagem Coletiva

Este post faz parte da Blogagem Coletiva #CastelosPeloMundo, não deixe de acessar os outros blogs de viagem participantes:

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Edson Amorina Jr

Nasci em Osasco/Brasil e me formei em Ciência da Computação pela UNICAMP. Sempre fui um amante de cinema e quadrinhos, hoje eu moro em Ettlingen na Alemanha e divido meu tempo entre cuidar de minha filha, esposa e viagens com família.

16 comentários em “Castelo de Ettlingen no Estado de Baden-Württemberg na Alemanha

  • 31 de maio de 2017 em 12:50
    Permalink

    Adorei o castelo e principalmente os detalhes da pintura no teto. Incrível!!! Um dia ainda vou fazer uma viagem pelas cidadezinhas do interior da Alemanha, tantos lugares lindos.

    Resposta
  • 31 de maio de 2017 em 17:57
    Permalink

    Adorei a dica, adorei o seu post, tudo muito bem detalhado e suas fotos estão lindas, parabéns! Muita vontade de conhecer esse castelo!

    Resposta
  • 31 de maio de 2017 em 18:44
    Permalink

    Edson, somos quase vizinhos! Acabei de me mudar pra Frankfurt e tô ensaiando uma visita a Stuttgart. Certamente colocarei o castelo no meu roteiro! 🙂 E quem sabe a gente ainda não marca pra tomar uma cerveja! 😉
    Adorei o post!

    Resposta
    • 11 de junho de 2017 em 14:24
      Permalink

      Que legal Fernanda, uma amiga nossa mora aí, a Maracy do blog Pequenos pelo Mundo. E sim! 🙂 Se for passar aqui perto, marcamos uma cerveja. Abraço

      Resposta
  • 31 de maio de 2017 em 20:29
    Permalink

    A Alemanha está me chamando, mesmo! Vou preparar um roteiro para conhecer vários castelos, inclusive este! Abraço

    Resposta
  • 31 de maio de 2017 em 21:49
    Permalink

    Que castelo incrível!
    O que é aquela pintura no teto? Formidável!!!
    Fiquei impressionada.
    Parabéns pelo post.

    Resposta
  • 31 de maio de 2017 em 22:59
    Permalink

    Oi Edson! Que pintura incrível a desse castelo. Achei linda a fonte e também os jardins, ou seja, acho que gostei do castelo inteiro.
    Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

    Resposta
  • 2 de junho de 2017 em 22:10
    Permalink

    Lindo esse castelo. Ainda não conheço a Alemanha, preciso muito ir para lá e colocar esse castelo na lista de lugares para visitar.
    Obrigado por compartilhar.

    Resposta
  • 6 de junho de 2017 em 00:39
    Permalink

    Que castelo espetacular, amei as pinturas e os detalhes. Bom demais morar em uma cidade com tamanha riqueza cultural e histórica. Adorei!!!

    Resposta
  • 7 de junho de 2017 em 14:16
    Permalink

    Nossa! Achei lindo esse castelo, especialmente a antiga capela. Que pintura!! Sensacional!

    Resposta
  • 7 de junho de 2017 em 18:15
    Permalink

    Que legal ter um castelo “vizinho”! Show… Amei as fotos e fiquei com muita vontade de conhecer. Quem sabe um dia?!

    Resposta
  • 8 de junho de 2017 em 08:35
    Permalink

    Que delícia morar numa cidade que tem uma preciosidade dessa bem perto, um simples passeio se torna um momento inspirador e de aprendizado. Fiquei encantada com a foto do teto da capela.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *