Perast, um pedaço da Veneza em Montenegro

Saímos de Mostar e depois de dirigir por 4 horas nas estradas da Bósnia e Herzegovina mais uma imigração bem tranquila, nós entramos em Montenegro para fazer a nossa primeira visita a Perast.

Antes de chegarmos na cidade em si, fizemos uma breve pausa em Herceg Novi para almoço. A cidade litorânea já na baía de Kotor é queridinha dos russos. Tem russo para tudo é que lado. Foi engraçado ter que acostumar o ouvido.

Ficamos na parte alta da cidade, no Dvorana Park, fizemos uma compra no mercado próximo e fomos para a praça mais próxima fazer um piquenique. E depois da Genoveva saciada, dêmos uma rápida volta pela redondeza e voltamos para a estrada.

Herceg Novi em Montenegro
Herceg Novi em Montenegro
Herceg Novi em Montenegro

 

Aí começou a parte mais bonita da viagem.

Para chegar em Perast é necessário dirigir pela baía de Kotor e que lugar lindo! A cada curva, cada viradinha e até cada reta era uma paisagem nova. E como o dia estava com sol forte a cor da água estava demais.

Perast Montenegro - Dirigindo pela Baía de Kotor
Perast Montenegro - Dirigindo pela Baía de Kotor
Perast Montenegro - Dirigindo pela Baía de Kotor

 

A ansiedade de chegar lá aumentou quando eu vi as duas ilhas, a São Jorge e a Nossa Senhora das Pedras.

Na ilha São Jorge tem um monastério beneditino e na ilha de Nossa Senhora das Pedras uma igreja. Inclusive diz a lenda esta ilha na verdade é artificial, tendo sido construída por pescadores para pagar uma promessa.

Perast Montenegro - Vista da ilha São Jorge e da ilha de Nossa Senhora das Pedras
Perast Montenegro - Vista da ilha de Nossa Senhora das Pedras
Perast Montenegro - Vista da ilha São Jorge

 

Ah! E #fikdik: a melhor vista das ilhas é a partir da estrada e não de Perast. 😉

Perast, Montenegro

Nós chegamos na pequena grande Perast e deixamos o carro em um bolsão de estacionamento. Nosso roteiro foi apenas para um dia, porém é possível se hospedar em Perast e curtir mais seu litoral e edificações históricas.

A cidade realmente parece um pedacinho de Veneza, devido às cores e arquitetura local. Tudo remete a um pedaço da Itália! Eu fiquei imaginando como era a cidade no seu auge de balneário de luxo. Devia ser demais…

Mesmo não estando nos seus dias de glória e com somente duas ruas (isso mesmo: duas ruas), a cidade de Perast impressiona pela quantidade de igrejas e palácios: São 16 igrejas e 17 palácios todos bem conservados.

Então o que fizemos foi passear por essas duas ruas apreciando a arquitetura local, sem pressa.

Perast Montenegro - Passeando pela cidade litorânea
Perast Montenegro - Passeando pela cidade litorânea
Perast Montenegro - Passeando pela cidade litorânea
Perast Montenegro - Passeando pela cidade litorânea
Perast Montenegro - Passeando pela cidade litorânea
Perast Montenegro - Passeando pela cidade litorânea

 

E podemos indicar dois pontos turísticos que valem a pena visitar como mais tempo:

  • O Museu de Perast que conta a história da cidade e de sua marina;
  • A Igreja de São Nicolau que se destaca por sua alta torre.

Para quem quer visitar a ilha São Jorge e a ilha de Nossa Senhora das Pedras, é só ir na pequena marina, e escolher o tour. São vários barcos que o fazem com a última saída é às 17:30 no alto verão.

Perast Montenegro - Passeando pela cidade litorânea

 

Foi um bom passeio, mas também não nos esquecemos de nos refrescarmos com muita água e gelato, pois o calor estava de matar. Então de Perast, nós fomos ziguezagueando pelas estradinhas até Kotor, que foi a nossa base em Montenegro.



Booking.com

 

E se quiserem também conhecer um pouco da Veneza fora da Itália, o blog Vamos Por Aí escreveu sobre o Festival Italiano de Nova Veneza.

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Viviane N M Amorina

Nasci em São Paulo/Brasil e me formei em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Sempre gostei de viajar, com a vontade de conhecer mais do mundo. Hoje moro em Ettlingen na Alemanha, onde trabalho e divido meu tempo com minha filha, marido e viagens com família.

19 comentários em “Perast, um pedaço da Veneza em Montenegro

  • 15 de junho de 2017 em 13:05
    Permalink

    E que lugar lindo mesmo! Realmente fantástico! Tenho muita vontade de conhecer estes lados! Espero que possa conseguir matar esta vontade logo!

    Resposta
  • 15 de junho de 2017 em 14:23
    Permalink

    Quando eu me deparo com textos como esse percebo que tenho um mundo imenso a descobrir e explorar!!! Estou absolutamente apaixonada por tudo o que você mostrou e contou. 🙂

    Resposta
  • 15 de junho de 2017 em 15:57
    Permalink

    Que lugar mais lindo! Amei a dica! Vou colocar no roteiro quando for viajar pra esses lados (espero que ainda esse ano). 🙂

    Resposta
  • 16 de junho de 2017 em 07:11
    Permalink

    Estive tão perto de Montenegro, estava em Dubronvik que está ao lado, mas por causa de tempo não consegui ir, mas um dia irie e aproveitarei suas dicas.

    Resposta
  • 16 de junho de 2017 em 21:20
    Permalink

    Que lugar lindo. Eu ainda não tinha visto posts dele, acredita? Adorei as dicas, parabéns pelo post. 😀

    Resposta
  • 17 de junho de 2017 em 10:37
    Permalink

    Dá pra ver pelas fotos que Perast realmente é linda demais! Quero ter a chance de poder conhecer este lugar incrível também!

    Curti muito seu post, parabéns!

    Abçs

    Resposta
  • 17 de junho de 2017 em 17:06
    Permalink

    Que lugar gostoso! Realmente tem um pouco de Veneza e um pouco de Dubrovnik, eu diria. Eu adoro essas construções de pedra. Para colocar na listinha quando for a Montenegro.

    Resposta
  • 18 de junho de 2017 em 09:57
    Permalink

    Que graça esse lugar! Parece mesmo uma delícia passar um tempo aí! Mas fiquei curiosa: só tem mesmo duas ruas na cidade?? Como pode? =O Mas pelas fotos vi que tem uns “bequinho” também né?

    Resposta
  • 18 de junho de 2017 em 18:47
    Permalink

    Que lugar mais lindo, hein? Nunca pensei antes em ir, mas teu post me empolgou. As ilhas, que coisa mais linda. A cidadezinha, nossa, tudo, tudo. Adorei!

    Resposta
  • 18 de junho de 2017 em 22:25
    Permalink

    Que cidadezinha mais encantadora! Realmente lembra muito Veneza. Eu ainda não sabia muito sobre esta cidade, mas fiquei super interessada. Ótimas dicas!

    Resposta
  • 19 de junho de 2017 em 09:28
    Permalink

    Já estava de olho em Montenegro, o lugar é lindo demais. Ainda está na nossa lista de lugares para ir, mas ainda não planejamos. Obrigado por compartilhar.

    Resposta
  • 19 de junho de 2017 em 13:40
    Permalink

    Que cidade mais linda, não conheço Veneza, mas posso dizer que pelas fotos a arquitetura é bem similar. A cidade fica ainda mais linda com essas montanhas que a rodeiam. Com certeza um destino que vou adorar conhecer algum dia.
    Abraços

    Resposta
  • 19 de junho de 2017 em 15:57
    Permalink

    Confesso que nunca tinha ouvido falar de Perast… Mas as dicas e as fotografias despertaram a minha curiosidade! Obrigada pela partilha 🙂

    Resposta
  • 20 de junho de 2017 em 00:28
    Permalink

    Nossa… que lugar mais lindo! Adorei conhecer mais de Montenegro e as fotos estão maravilhosas. Já quero conhecer. Bjs

    Resposta
  • 20 de junho de 2017 em 08:59
    Permalink

    Duas ruas e tão linda! Prova que tamanho não é documento! rs… Achei a arquitetura um charme!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *