Beco do Batman é museu de grafite e arte de rua em São Paulo

Localizado na Vila Madalena, bairro em São Paulo famoso por seus botecos e baladas, o Beco do Batman se tornou um importante ponto turístico. Seus muros cobertos com diversos grafites é um verdadeiro museu da arte de rua paulista.

Seu nome se origina nos anos 80, quando estudantes de artes plásticas da Universidade de São Paulo encontraram um desenho do personagem Batman em uma de suas paredes e decidiram o que o local era perfeito para suas expressões artísticas.

Desde então os muros do Beco do Batman são pintados e repintados por artistas diferentes, incluindo alguns muito conhecidos, como Os Gêmeos.

Como chegar ao Beco do Batman

Você pode é claro ir de carro e deixá-lo em algum dos estacionamentos próximos, mas também é possível ir de transporte público. As duas estações do Metrô mais próximas são a Clínicas da Linha Verde e Fradique Coutinho da Linha Amarela.

São apenas 15 a 20 minutos de caminhada que, depois de apreciar a galeria do Beco do Batman, pode ser recompensada com um suco natural ou um chopp num dos bares da Vila Madalena. Os quarteirões em torno do cruzamento da Rua Aspicuelta com a Rua Fradique Coutinho e Rua Mourato Coelho são os melhores lugares para isso.

Nossa visita ao Beco do Batman

Nós chegamos no Beco do Batman já no fim do dia, com o sol se pondo. A iluminação do lugar não é tão boa e é sempre bom se precaver de assaltos nas ruas paulistas, porém por sorte ainda deu para ver os detalhes dos grafites e muros pintados.

Beco do Batman na Vila Madalena em São Paulo

Você irá se impressionar com os detalhes e tamanho de algumas das pinturas. E caso queira extrapolar o pensamento, algumas mensagens realmente podem trazer questionamentos sobre a sociedade que vivemos e a sociedade que desejamos almeijar.

Além disso muitos dos paíneis são excelentes para combinar com uma boa pose. Não deixe de aproveitar o click! 🙂

Existem algumas opções de visitas guiadas, é só pesquisar nas galerias próximas ao Beco. Mas acredito que é possível visitar e curtir as pinturas, grafites e artes de rua sem acompanhamento. De qualquer maneira, a dica aqui é não deixar de aproveitar o Beco do Batman, que deixou a Vila Madalena um lugar ainda melhor para curtir a vida paulista.

E se ainda estiver em São Paulo, confira nosso roteiro pela Praça da Luz, Mercadão e Praça da Sé.

Booking.com

Blogagem Coletiva

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #MuseumWeek 2017 da RBBV – Rede Brasileira de Blogs de Viagem. Museus do mundo todo estao fazendo um “tuitaço” durante toda esta semana e os blogueiros brasileiros estão participando ativamente. Não deixe de conferir os outros participantes:

5) Vamos Por Aí: Meus Museus Favoritos;
41) Me Deixa Ser Turista: Conheça o Museu da Revolução, em Havana;
43) Direto de Paris: Os Museus de Troyes;
44) A Vida é Como Um Livro: Galeria Nacional da Noruega;
45) Dedo no Mapa: Museu Paranaense.
Organize melhor sua viagem
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Edson Amorina Jr

Nasci em Osasco/Brasil e me formei em Ciência da Computação pela UNICAMP. Sempre fui um amante de cinema e quadrinhos, hoje eu moro em Ettlingen na Alemanha e divido meu tempo entre cuidar de minha filha, esposa e viagens com família.

31 comentários em “Beco do Batman é museu de grafite e arte de rua em São Paulo

• 19 de junho de 2017 em 16:37
    Permalink

Não sou fã, mas alguns são muito bem feitos. Museu a céu aberto.

• 19 de junho de 2017 em 20:37
    Permalink

Já fui tantas vezes a São Paulo e ainda não conheço esse lugar tão famoso!

• 20 de junho de 2017 em 16:09
    Permalink

Adoro este lugar! As fotos sempre ficam incrível, né? Itinerário de Viagem adorou o post! Bjs

• 21 de junho de 2017 em 13:24
    Permalink

Edson, o Beco do Batman é tudo de bom, né? Conheci em minha última ida a São Paulo e valeu muito a pena.

• 21 de junho de 2017 em 15:19
    Permalink

Já fui a São Paulo tantas vezes e nunca fui no Beco do Batman! Me encantei com os grafites e, com certeza irei vê-los de perto na próxima viagem. Parabéns pelo post e obrigada pela dica!

• 21 de junho de 2017 em 23:08
    Permalink

Adorei a ideia, original!! Realmente é um museu a céu aberto, e quero muito conhecer! Parabéns pelo post!
    Andrea Santos (@dedonomapa)

• 22 de junho de 2017 em 10:22
    Permalink

Que lindo conhecer o Beco do Batman através do teu relato. Quando estive em São Paulo a viagem foi tão corrida que não tive tempo de visitar essa incrível galeria a céu aberto. Agora sinto como se tivesse passado alguns minutos por lá. 🙂

• 23 de junho de 2017 em 11:12
    Permalink

Tomara que o Beco do Batman não seja um alvo da gestão anti-grafite e arte urbana da cidade de São Paulo! É uma forma legítima de manifestação artística!

• 23 de junho de 2017 em 15:59
    Permalink

Tenho vontade de me bater quando eu penso no tanto de vezes que já fui à São Paulo e não conheço o Beco do Batman!

• 25 de junho de 2017 em 20:25
    Permalink

Um pedacinho encantador de São Paulo. Adoro (meio que vi nascer, rss). Que legal que vocês escolheram falar do Beco do Batman e de grafite, essa arte tantas vezes incompreendida.

• 26 de junho de 2017 em 07:24
    Permalink

Muito legal o post! Outra coisa interessante sobre o Beco do Batman é que os grafites são renovados constantemente, então você pode visitar o beco várias vezes e sempre terá coisa nova para ver!

• 26 de junho de 2017 em 12:46
    Permalink

Adoramos o Beco do Batman. Sempre que vamos a Vila Madalena, passamos por lá para ver os novos grafites.
    Grafite é a cara e uma das marcas de São Paulo. Lindas fotos!!

• 28 de junho de 2017 em 12:23
    Permalink

Os grafites do Beco do Batman são lindos. Aqui em Barcelona tem um bairro, o Poblenou, que também é cheio de grafites, mas ainda não caiu na boca dos turistas.

• 28 de junho de 2017 em 20:37
    Permalink

Oi Edson! Eu não sou muito chegada a grafites, mas adorei saber da origem do nome do Beco do Batman. Eu sempre tive essa curiosidade!
    Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

• 1 de julho de 2017 em 18:14
    Permalink

Eu adoro o Beco do Batman e o ótimo é que sempre tão mudando os grafites… mas a dica que eu complemento, é que acho que ir a pé da Estação Vila Madalena pode ser um pouco mais fácil (é mais longe, mas fica tudo em descida 😉 )

• 12 de julho de 2017 em 13:42
    Permalink

Ouço muito sobre a Vila Madalena e o Beco do Batman, ambos são super badalados e interessantes, mas eu ainda não tive oportunidade de conhecer.
    Acho muito bonita toda essa arte expressa nos muros, a arte de rua é linda e devia ser muito mais valorizada.
    Ótima dica!

• 22 de julho de 2017 em 15:33
    Permalink

Estive no Beco, acredito que algumas semanas depois da sua visita, e só vi algumas artes iguais. A maioria já havia mudado.
    Além da beleza da arte urbana, é muito interessante o fato de estar em constante mudança.

• 24 de julho de 2017 em 12:16
    Permalink

Eu acho esse lugar tão incrível! Eu ainda não consegui juntar um tempo pra ir em Sao Paulo visitar, mas fico babando a cada foto de lá que eu vejo! O que acho mais legal é esse lance de ser um museu a céu aberto e conteúdo mutável. Todo mundo me fala que cada vez que vai, é como se fosse a primeira vez.
    As fotos de voces ficaram lindas!

• 26 de julho de 2017 em 10:26
    Permalink

É impressionante como sempre acontece alguma coisa e não consigo conhecer o Beco do Batman quando vou a São Paulo. Da última vez estávamos com um carro alugado, saímos do hotel, o dia estava bem nublado mas quando chegamos lá caiu uma chuva que nem do carro dava pra vermos direito os muros. Foi um verdadeiro dilúvio. Ficamos uns 15 minutos esperando mas não estiou e mais uma vez voltei sem conhecer. Voltarei esse ano 2 vezes e será prioridade!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *