Kotor, Montenegro, linda vila fortificada nos fiordes da Baía de Cátaro

Kotor é a cereja do bolo quando se trata de uma viagem por Montenegro: linda, compacta, histórica e à beira mar. A vila murada foi a nossa base no país, de onde fizemos algumas daytrips para conhecer a região. E valeu bastante a pena ficar lá, não só por suas qualidades mencionadas, mas também por sua localização central aos principais pontos que visitamos no país.

Kotor Montenegro - Vista da cidade e da baía de Kotor

 

Parte de nosso Roteiro pela Bósnia e Herzegovina e Montenegro, a cidade de Kotor, classificada Património Mundial pela UNESCO, fica na Baía de Cátaro, também conhecida por Baía de Kotor, e no passado fazia parte da República da Veneza, por este motivo é possível perceber muito da influência italiana em sua arquitetura.

Kotor Montenegro - Arquitetura da cidade

 

Como a cidade é toda murada e cercada por um fosso, bem no estilo medieval, nós tivemos que deixar nosso carro no bolsão de estacionamento na frente do portão principal, o Sea Gate, o custo foi de 40€ por 3 dias.

Kotor Montenegro - Muralha da cidade velha
Kotor Montenegro - Entrada principal e praça do relógio

 

O Hotel Vadar, onde nos hospedamos, estava bem na praça principal da cidade, perto da Torre do Relógio e do Sea Gate. E essa localização central ajudou muito para conhecermos a cidade de Kotor. A dica aqui é flanar pelas ruas admirando as ruas, vielas, torres, antigas construções e as várias igrejas espalhadas em pequenas praças.

Kotor Montenegro - Caminhando pela cidade
Kotor Montenegro - Igrejas da cidade e a muralha quase invisivel ao fundo

 

Mas o principal é mesmo a grande muralha, que está perfeitamente conservada e se mistura com a paisagem da montanha. Sério! É muito interessante ver que ela às vezes fica praticamente invisível a nossa vista.

Kotor Montenegro - Torre do relógio e a muralha iluminada a noite
Kotor Montenegro - Muralhas antigas e a igreja da Nossa Senhora da Saúde

 

Caminhada pela Muralha de Kotor, Montenegro

A entrada pode ser feita pela parte norte da cidade ou pela parte sul, perto do portão Gurdic. Nós fomos pela entrada norte logo de manhã, como foi recomendado pelo nosso hotel, pois o calor do meio dia não ajuda na subida íngreme. É necessário pagar a entrada, que é de 3 Euros por pessoa. A picurucha não pagou, mas não sei qual é o limite de idade.

No mapa entregue estão demarcados 3 caminhos:

  • Fácil (verde) que vai até Crkva Gospa od Zdravlja, a igreja da Nossa Senhora da Saúde, e, um lance  de escadas depois, as ruínas da Fortaleza de São João; (essa foi o que fizemos)
  • Médio (amarelo) que vai até um próximo mirante, que é só pirambeira para subir; e
  • Difícil (vermelho) até chegar até a Torre de Kotor e as ruínas do Castelo de San Giovanni… descrição? Só para experts.

Essa diferença está relacionada a qualidade da construção e inclinação das trilhas, além é claro da distância a se percorrer. Todo o caminho pode durar até 4 horas, então é importante levar batante água e até um lanchinho para fazer no caminho.

Kotor Montenegro - Caminhando pela muralha antiga de Kotor
Kotor Montenegro - Caminhando pela muralha antiga de Kotor
Kotor Montenegro - Caminhando pela muralha antiga de Kotor e a igreja da Nossa Senhora da Saúde

 

E lá fomos nós, depois de pagarmos a entrada, começamos a caminhada, que mesmo temos escolhido a mais fácil, tem tem suas dificuldades. Nós tivemos que enfrentar muitas pedras solta, pequenas rochas e os degraus da escada, que ainda estão intactos, são escorregadios e altos.

Mas a paisagem compensa o cansaço!

Kotor Montenegro - Caminhando pela muralha antiga de Kotor e sua vista maravilhosa

 

E 520 degraus depois,  nós chegamos na Igreja da Nossa Senhora da Saúde, onde paramos para descansar uns 20 minutos, antes de descermos de volta para a cidade.

Kotor Montenegro - Caminhando pela muralha antiga de Kotor e igreja da Nossa Senhora da Saúde
Kotor Montenegro - Placa turística da cidade

 

Depois de conhecermos a cidade de Kotor, nós fizemos algumas pequenas viagens por Montenegro, como pelo Parque Nacional de Lovcen, Budva e Jaz Beach.

 



Booking.com

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Viviane N M Amorina

Nasci em São Paulo/Brasil e me formei em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Sempre gostei de viajar, com a vontade de conhecer mais do mundo. Hoje moro em Ettlingen na Alemanha, onde trabalho e divido meu tempo com minha filha, marido e viagens com família.

11 comentários em “Kotor, Montenegro, linda vila fortificada nos fiordes da Baía de Cátaro

  • 29 de junho de 2017 em 11:30
    Permalink

    Gente como é maravilhoso esse lugar! Seu post está bem detalhado, muito bom. Fiquei encantada com a paisagem e já vai entrar na minha lista pra conhecer =)

    Resposta
  • 29 de junho de 2017 em 21:38
    Permalink

    Nossa, que lugar legal…. e suas fotos ficaram incríveis!. Parabéns!

    Resposta
  • 29 de junho de 2017 em 21:58
    Permalink

    Lindas as fotos e o local. Ta na minha lista de lugares para conhecer.

    Resposta
  • 30 de junho de 2017 em 13:17
    Permalink

    Olá Viviane!

    Que cidade mais incrível é Kotor! Nunca tinha ouvido falar dela antes e fiquei encantado com as paisagens de lá. Dei até um google aqui pra ver mais fotos rsrs

    A cidade realmente parece um cenário de filmme medieval!

    Parabéns pelo post. Este lugar fantástico já entrou na minha lista

    Um abç

    Resposta
  • 1 de julho de 2017 em 10:33
    Permalink

    “Kotor = linda, compacta, histórica e à beira mar” – o que mais dizer?! A cidade tem todos os elementos que me fazem amar e querer visitar um lugar. À medida que fui avançando, fui gostando e desejando ainda mais! 🙂

    Resposta
  • 1 de julho de 2017 em 15:42
    Permalink

    Eu sempre vejo post de Montenegro e acho a cidade incrível. Foi o mesmo dessa vez, adorei! Parabéns!

    Resposta
  • 13 de julho de 2017 em 08:05
    Permalink

    Desde que viajei para a Croácia, em 2014 tive vontade de voltar e visitar seus vizinhos. Motor é tão linda quanto histórica. Um dia é suficiente?

    Vou fazer a subida difícil 💪 depois conto como foi!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *