Primeiros e principais passos para planejar sua viagem

Lembro que no primeiro mochilão que fizemos para a Bolívia e Peru, nós fomos com o espirito total de aventura. Então chegávamos na cidade direto para o Escritório de Turismo oficial e perguntávamos sobre um hostel para ficar. Nossa única exigência era ter água quente no chuveiro… haha

Tudo foi muito bem, tivemos boas surpresas, muito boas mesmo. Porém na última cidade, La Paz, fomos para o hostel do horror! Portas quebradas, banheiro compartilhado sem privacidade, imundice total. E o melhor, todos nós acordamos no dia seguinte com fileiras de picadas de pulgas pelo corpo. Claro que para a noite seguinte e penúltima, mudamos de hospedagem.

Hoje, mesmo continuando com nosso espirito aventureiro, nós sempre fazemos uma melhor pesquisa de roteiro, transporte e, claro, melhores exigências para ficar.

 

Como definir melhor o seu roteiro

Aqui vou puxar sardinha para a comunidade de Blogs de Viagem, são as melhores fontes de quem realmente esteve no destino e coletou as melhores informações para você definir o que vai visitar.

Claro que nem todos os blogs são confiáveis, ainda mais agora com tamanha opções de sites, páginas no Facebook ou perfil no Instagram. Por isso, a nossa maior recomendação nesse caso é acessar a RBBV – Rede Brasileira de Blogs de Viagem, onde os membros passam por um crivo e análise antes de fazer parte. Existem várias opções de tipo de blogueiro e destinos de viagem visitados.

Exemplo, no caso de você estar planejando fazer uma viagem para a Bélgica, Holanda e Luxemburgo, você pode acessar o nosso Planejamento e ver a sequência de cidades que visitamos e, em cada post, quais o pontos turísticos que incluímos em nosso roteiro.

Planejamento Viagem - Pesquisa de roteiro em blogs de viagem

 

Uma nova alternativa é fazer a pesquisa por imagem no Pinterest. Exemplo, você pesquisa por “planejamento bósnia montenegro” e virá uma lista de imagens com opções de roteiros para sua viagem. Daí é só selecionar o Pin que mais te agradar.

Planejamento Viagem - Pesquisa de roteiro no Pinterest

 

Como escolher o melhor meio de transporte

Você vai usar ônibus, alugar um carro, viajar de trem ou avião? Dentro da cidade, vai depender de metrô, trem, ônibus ou somente andar? O que vale mais a pena em relação a custo, tempo ou mesmo em relação a experiência de vivenciar o destino escolhido?

São questões que muitas vezes não nos fazemos com a devida importância ao detalhar o planejamento da viagem.

A melhora maneira de responder essas questões novamente é através de posts de blogs. Nos posts de planejamento de viagem muitas vezes os blogueiros detalham como fizeram e existem inclusive posts específicos de como ir de uma cidade para outra ou mesmo dirigir por um país.

Exemplo, nós já escrevemos sobre como ir do Estado de Baden-Württemberg na Alemanha para Paris; e também como é dirigir pela Croácia ou dirigir pela Bósnica-Herzegovina e Montenegro.

Porém existem outras ferramentas que podem ser usadas, como os sites oficiais dos serviços de transporte (Exemplo, site oficial da companhia de trem da Alemanha: DBahn.com; ou o site oficial dos serviços de transporte de Nova York: MTA.info). A dificuldade é que esses sites serão na língua oficial do país e provavelmente em inglês.

Outra alternativa é usar opção de Rotas do Maps.Google e testar os roteiros de transporte público,  a pé, carro ou mesmo de bicicleta.

 

 

Como escolher sua melhor opção de hospedagem

Mais uma vez você irá encontrar em Blogs de Viagem alguns posts de avaliação de hotéis, albergues ou regiões para se hospedar. Por exemplo, nós escrevemos sobre como escolher a melhor região para se hospedar em Dubai e também sobre nossa experiência de hospedagem em Paris.

A principal dica é conseguir distinguir de uma avaliação sincera de um post pago. E isso você só vai conseguir realmente lendo o texto do autor no post selecionado e em outros posts do blog. Na RBBV é sempre recomendado que isso fique bem claro no artigo, em já ajuda bastante.

Outras ferramentas que podem ajudar são os sites de reserva de hotel, como o Booking.com e o TripAdvisor. Apesar de terem como o principal objetivo a venda da reserva, eles também são abertos para comentários e análises de quem realmente se hospedou no local. Incluindo reclamações, elogios e fotos tiradas por turistas (não profissionais).

Nós já escrevemos um post sobre como usar esses dois sites como ferramenta para escolher o hotel que melhor se adeque a sua necessidade, não deixe de ler.

Planejamento Viagem - Pesquisa de hotel no Booking.com

 

Esses são os primeiros e principais passos para o bom planejamento de sua viagem. Na sequência é importante definir seu Seguro de Viagem, verificar a necessidade de visto, fazer a compra antecipada de ingressos das atrações turísticas que irá, escolher os melhores restaurantes ou bares para curtir… mas isso fica para um próximo post de dicas. 🙂

 



Booking.com

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Edson Amorina Jr

Nasci em Osasco/Brasil e me formei em Ciência da Computação pela UNICAMP. Sempre fui um amante de cinema e quadrinhos, hoje eu moro em Ettlingen na Alemanha e divido meu tempo entre cuidar de minha filha, esposa e viagens com família.

19 comentários em “Primeiros e principais passos para planejar sua viagem

  • 30 de junho de 2017 em 14:15
    Permalink

    Muito bom o post! Faço a maioria dessas táticas para organizar as minhas!

    Resposta
  • 1 de julho de 2017 em 10:56
    Permalink

    Adorei o post!!! Sempre planejo as minhas viagens… Assumo que ainda não tive o espírito aventureiro de chegar a um lugar sem a hospedagem reservada, rs…

    Resposta
  • 1 de julho de 2017 em 16:45
    Permalink

    Ando usando muito o Pinterest pra planejar as minhas viagens… sempre tem lugares lindos e não tão conhecidos e, com as fotos, fica mais fácil de se encantar pelos destinos 🙂

    Resposta
    • 1 de julho de 2017 em 17:55
      Permalink

      Já fizemos 2 viagens por aqui baseadas só por uma foto do pinterest, nem era post de blog… rs

      Resposta
  • 1 de julho de 2017 em 23:58
    Permalink

    Ótimo post! Ajuda muito quem quer planejar uma viagem por conta própria e não sabe por onde começar!

    Resposta
  • 2 de julho de 2017 em 02:28
    Permalink

    Sou a favor de um bom planejamento. É quase garantia de que sua viagem será ótima! Claro que imprevistos fazem parte, mas é sempre bom evitar perrengues desnecessários ne? Otimas dicas!

    Resposta
  • 2 de julho de 2017 em 06:07
    Permalink

    Edson, parabéns! Adorei o post! Muito completo! Desde sempre eu que organizo minhas próprias viagens. Por mais que já tenha feito mochilões e viagens bem roots, eu não consigo ir 100% ao acaso. Rs… Sigo basicamente todos estes passos descritos acima. Mas mesmo me precavendo sempre, pesquisando bastante, já cai num “hotel do horror” – acordei com uma barata no meu travesseiro olhando pra mim! Ave.. Tenho nojo só de lembrar hiuahuiahia…

    Resposta
  • 2 de julho de 2017 em 09:39
    Permalink

    Essencial seguir essas dicas e recentemente também ando utilizando muito o Pinterest que já me deu grandes insights de destinos a incluir no roteiro!

    ´Otimo post!
    Um abraço

    Resposta
  • 2 de julho de 2017 em 12:19
    Permalink

    Eu sempre planejo minhas viagens também, exatamente nestes itens que você menciona: hospedagem, transporte e cidades a serem visitadas. De resto, procuro não engessar muito, mas acho que para quem tem tempo curto para viajar, esses itens ajudam muito a otimizar o tempo e minimizar cair em roubadas. Fora que ainda economizamos né?! 🙂

    Resposta
  • 2 de julho de 2017 em 13:04
    Permalink

    Olá, Edson! Adorei as dicas!
    Ultimamente tenho usado muito o Pinterest para planejar as viagens. Já conheço a ferramenta há um tempo, mais somente recentemente que comecei a incorporá-la nas trips e estou adorando o resultado.
    Parabéns pelo artigo, super completo e excelente para quem não sabe por onde começar!

    Resposta
  • 2 de julho de 2017 em 18:42
    Permalink

    Essa fase de planejamento de uma viagem é muito gostosa, adoro fazer as pesquisas e ir descobrindo atrações, lendo dicas e paralelo a isso fazendo as reservas de hotéis e do que mais precisar. Tenho usado bastante o Pinterest para encontrar dicas de viagens também.

    Resposta
  • 2 de julho de 2017 em 21:14
    Permalink

    Ameii as dicas, atualmente eu ando olhando tudo pelo pinterest, e claro, blogs de viagens sempre. Olho todos e pesquiso a fundo cada detalhe. Também amo o instagram, pois agora tem como a gente salvar as imagens, e como estou sempre ativa, sempre que vejo um lugar em um destino que quero visitar, já salvo na minha pasta do destino que criei no próprio ig.
    Abraços

    Resposta
  • 3 de julho de 2017 em 12:18
    Permalink

    Ótimas dicas e informações valiosíssimas! Tem muita gente que sonha em viajar, mas ainda não sabe bem como planejar a viagem. Adorei o post. Bjs

    Resposta
  • 3 de julho de 2017 em 16:59
    Permalink

    Amei as dicas, é muito bom ter todas essas alternativas para organizar uma viagem hoje em dia, o Pinterest é meu novo queridinho.

    Resposta
  • 8 de julho de 2017 em 10:39
    Permalink

    Adorei as dicas e informações! Tem muita gente que ainda fica perdida na hora de planejar uma viagem. Esse post vai ajudar muito.

    Resposta
  • 8 de julho de 2017 em 21:53
    Permalink

    Edson, planejar a viagem com antecedência é uma coisa que sempre faço. Gostei da dica do pinterest, tenho criado pastas com dicas de lugares que quero visitar. É super prático né?!

    Resposta
  • 11 de julho de 2017 em 20:14
    Permalink

    Amooooo viajar mas realmente para a viagem ser prazerosa é super importante fazer um bom planejamento. Hotel eu sou chatérrima, e nesse quesito o Booking e o Trip Advisor ajudam mesmo.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *