Parque Nacional de Lovcen, Montenegro

Além de Kotor, a cidade mais visitada de Montenegro, nós procuramos um roteiro legal para fazer um daytrip e achamos um passeio, que por regiões mega contrastantes e belas, dá uma ideia geral de como é o país:

  1. Kotor
  2. Rodovia antiga para o Parque
  3. Vista da Baía de Boka e Kotor
  4. Njegusi
  5. Parque Nacional de Lovcen
  6. Cetinje
  7. Jaz beach

E assim fomos passear e, dando spoiler logo de cara, o caminho é lindo demais. Sim! As paisagens são fantásticas, que dá vontade de parar toda hora para tirar uma foto.

Infelizmente a estradinha que faz esse roteiro é muito estreita e cheia de curvas, tornando o passeio até cansativo. Tirando isso, mesmo com o perrengue que encontramos pela frente (vou falar já já), o passeio valeu muito a pena.

Parque Nacional de Lovcen Montenegro - Vista da Estrada Antiga para o Parque

 

Saímos de Kotor e fomos em direção a Old Road, construída em 1879 pelos austro-húngaros para conectar a cidade de Kotor com a antiga capital Cetinje. Como já disse, é uma estrada apertadinha com 25 curvas bem acentuadas que vistas ao longe dão à estrada um formato de serpente.

É nessa estradinha que encontramos alguns refúgios para tirar fotos e suspirar com as maravilhosas vistas da Baía de Kotor e a Boka Bay. Dirigindo devagar e sempre, passamos direto pelo vilarejo de Njegusi e fomos para o parque.

Parque Nacional de Lovcen Montenegro - Estrada Antiga para o Parque
Parque Nacional de Lovcen Montenegro - Estrada Antiga para o Parque
Parque Nacional de Lovcen Montenegro - Baía de Koto e Boka Bay

 

O Parque Nacional Lovcen foi fundado em 1952 e seu nome vem devido a montanha Lovcen, que possui os picos mais altos do país. A ida até o parque tem alguns atrativos, como a própria estrada que vai até ele e toda sua imensa área, que possui vistas lindas, várias trilhas e um Centro de Visitação com informações sobre a fauna e florla loca.

Parque Nacional de Lovcen Montenegro - Vista do Parque
Parque Nacional de Lovcen Montenegro - Vista do Parque

 

A mais famosa trilha é a subida até o segundo mais alto pico da montanha Lovcen, onde está enterrado o poeta e governante montenegrino Petar II Petrović-Njegoš.

Para chegar lá subimos os exaustivos 461 degraus até a capela e o mausoléu. A construção é bem característica, com 6 lados e coberta pelo mármore da região. No nicho central está uma escultura do Njegoš, onde os restos mortais dele descansam.

Sim! Todo esse mármore escuro contrastando com o mosaico prateado… É tudo bem dramático…

Parque Nacional de Lovcen Montenegro - Mausoléu de Petar II Petrović-Njegoš
Parque Nacional de Lovcen Montenegro - Mausoléu de Petar II Petrović-Njegoš
Parque Nacional de Lovcen Montenegro - Mausoléu de Petar II Petrović-Njegoš
Parque Nacional de Lovcen Montenegro - Mausoléu de Petar II Petrović-Njegoš

 

E o local ainda nos guarda mais um fator UAU!: saindo do mausoléu tem uma passarela até o topo da montanha e a vista de lá meu amigo… Demais!

Parque Nacional de Lovcen Montenegro - Vista do Mausoléu
Parque Nacional de Lovcen Montenegro - Vista do Mausoléu

 

Com a fome apertando, nós decidimos que era hora de continuar o roteiro e assim retornamos para Njegusi.

A cidade é conhecida como o local de nascimento da dinastia Petrovic, a qual governou Montenegro de 1696 a 1918. Mas o bom mesmo é que esse vilarejo é conhecido pelo queijo e presunto defumado. Nós almoçamos em um restaurante e os provamos, realmente uma delícia! E a comida do restaurante, super saborosa, com gosto de comida de avó, sabe… Valeu a pena!

Parque Nacional de Lovcen Montenegro - Njegusi
Parque Nacional de Lovcen Montenegro - Njegusi e nosso almoço

 

Genoveva satisfeita, voltamos para a estrada em direção a Cetinje.

E enfim chegamos no Perrengue: dirigindo, nós subimos e subimos, montanhas e mais montanhas para então chegar no meio do caminho, no meio do nada e descobrir que a estrada estava bloqueada.

É sério!!!

Encontramos parados no bloqueio uma família esperando o pessoal que estava de moto retornar para dizer se dava para passar ou não… No final das contas, não, não dava. E o pior de tudo é que nem tinha aviso na estrada. Não teve jeito, nós tivemos que voltar pelo mesmo caminho e assim não conseguimos visitar Cetinje, que foi a primeira capital do país.

Parque Nacional de Lovcen Montenegro - Tentativa de chegar em Centije
Parque Nacional de Lovcen Montenegro - Tentativa de chegar em Centije

 

Retornamos para a estrada e nós fomos direto para a Jaz Beach para pelo menos terminar o dia de boa no mar adriático.

 



Booking.com

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Viviane N M Amorina

Nasci em São Paulo/Brasil e me formei em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Sempre gostei de viajar, com a vontade de conhecer mais do mundo. Hoje moro em Ettlingen na Alemanha, onde trabalho e divido meu tempo com minha filha, marido e viagens com família.

13 comentários em “Parque Nacional de Lovcen, Montenegro

  • 6 de julho de 2017 em 19:04
    Permalink

    Adorei a ideia da day trip! E achei as paisagens do parque nacional simplesmente sensacionais!

    Resposta
  • 6 de julho de 2017 em 21:12
    Permalink

    Quantas paisagens lindas!!! Uma pena que não deu para visitar Cetinje! E que péssimo que não havia um aviso na estrada, poderia evitar andar inutilmente. Se bem que, pensando de maneira positiva, foi bom para ver outras paisagens no caminho, né?
    Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

    Resposta
  • 6 de julho de 2017 em 21:19
    Permalink

    Amei o post. Super detalhado e só fez aumentar a minha vontade de conhecer esse fantástico lugar. Só falta o din din, ao menos para a passagem… 😉

    Resposta
  • 7 de julho de 2017 em 15:48
    Permalink

    Bom, uma desculpa pra voltar, né?

    Mas esse mirante lá em cima, valeu todos os degraus, viu… que vista maravilhosa!! Lugar incrível! 🙂

    Resposta
  • 7 de julho de 2017 em 19:12
    Permalink

    Que lugar incrível! Adorei muito esse artigo!
    A vista sensacional vale por todo o esforço. Já coloquei na lista!
    Obrigada por compartilhar essa dica. Bjs

    Resposta
  • 8 de julho de 2017 em 12:13
    Permalink

    Que região mais bonita! A estrada é curva e deve ser mesmo cansativa, mas proporcionou visuais belíssimos, não?! A capela me chamou especial atenção! 🙂

    Resposta
  • 9 de julho de 2017 em 11:39
    Permalink

    Montenegro vem me surpreendendo a cada dia. Estive bem perto, na Croácia e na Bósnia, mas não tive tempo de incluir Montenegro. Depois de tantos posts lindos, o país já entrou para a minha “Lista de desejos”. Parabéns pela matéria!

    Resposta
  • 11 de julho de 2017 em 15:36
    Permalink

    Uau!!! Que visual incrível tem este luar, uma foto mais linda que a outra. Adorei as dicas, colocando em minha lista de lugares a conhecer no mundo.

    Resposta
  • 12 de julho de 2017 em 11:15
    Permalink

    Que lindooo! Fiquei sabendo deste parque por uma amiga que tirou uma foto laaa de cima e desde então sou apaixonada, quero muito visitar!

    Resposta
  • 23 de julho de 2017 em 20:35
    Permalink

    Esse parque é fantástico! Um dos lugares mais incríveis que visitei em Montenegro, acho que só perde para o Durmitor National Park.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *