Citadela de Budva em Montenegro e curtindo a Jaz Beach nos Bálcãs

Budva é a capital do turismo e “O” balneário de luxo de Montenegro. Espere encontrar por aqui luxo, gente ryca, carrões bem ao estilo Cannes e Mônaco. Só que ao invés de ouvir francês e inglês o que ouvimos era russo.

Budva Montenegro - Vista da praia a partir da Citadela de Budva

 

Saímos da de Kotor e 30 minutos depois chegamos em Budva. Nosso roteiro iniciou pela manhã visitando a Citadela, que fica dentro da Cidade Velha murada, chamada na língua local de Stari grad Budva.

A cidade de Budva é considerada uma das mais velhas na região do mar Adriático, tendo sido território da Grécia, Roma, República da Veneza, Reino Austro-Húngaro e, finalmente, Iugoslávia. Porém apesar de tanta história, suas passagens por guerras e desastres naturais não deixaram muitas marcas em sua cidade velha, que foi reconstruída em 1979 após um grande terremoto.

Como disse, a Citadela fica no final da cidade murada e é um pequeno museu com uma biblioteca com diversos livros antigos e mapas raros. A entrada custa 2,5 Euros por pessoa.

Budva Montenegro - Citadela de Budva
Budva Montenegro - Citadela de Budva
Budva Montenegro - Citadela de Budva

 

Nós almoçamos no restaurante que fica em frente a Citadela, comida local e bem gostosa. E depois fomos passear pelas ruazinhas da cidade velha, que é apinhada de pequenas lojas e café. Sua arquitetura e edificações são do Século XV, na maioria restauradas, e é possível visitar diversas igrejas, incluindo a Igreja de Santa Maria, a mais antiga da cidade.

Budva Montenegro - Passeando pela Cidade Velha Budva (Stari grad Budva)
Budva Montenegro - Passeando pela Cidade Velha Budva (Stari grad Budva)
Budva Montenegro - Passeando pela Cidade Velha Budva (Stari grad Budva)
Budva Montenegro - Passeando pela Cidade Velha Budva (Stari grad Budva)

 

Jaz Beach

Mas o que queríamos mesmo era aproveitar uma das praias mais badaladas da região, a Jaz Beach. Não exatamente no centro, a praia fica a 5 Km da Cidade Velha de Budva e sua vista da rodovia já nos surpreende com sua cor azul estonteante.

Budva Montenegro - Vista da Jaz Beach a partir da rodovia

 

Considerada pela Lonely Planet como a melhor praia de 2015, a Jaz Beach, mesmo mantendo sua característica natural, tem uma excelente infraestrutura com um bolsão de estacionamento gratuíto e barraquinhas ao longo da faixa de areia.

Paramos o carro, nós descemos em direção a areia e alugamos as cadeiras e guarda-sol por 10 Euros e fomos aproveitar a praia de água cristalina.

Budva Montenegro - Curtindo a Jaz Beach, melhor praia de 2015 pela Lonely Planet
Budva Montenegro - Curtindo a Jaz Beach, melhor praia de 2015 pela Lonely Planet

 

Nós ficamos na parte da praia onde o rio Kovački Potok deságua no mar. Como na maioria das praias dos Bálcãs, a Jaz Beach não é de areia e sim de pedrinhas, o que pode incomodar um pouco. Por isso é legal ir com uma daquelas sapatilhas de areia para evitar o incômodo.

E mesmo com todas as fotos que vimos da praia, nos surpreendemos! É realmente muito bonito, a Pequenina se esbaldou no mar e fechamos o dia de boas em Budva.

 



Booking.com

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Viviane N M Amorina

Nasci em São Paulo/Brasil e me formei em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Sempre gostei de viajar, com a vontade de conhecer mais do mundo. Hoje moro em Ettlingen na Alemanha, onde trabalho e divido meu tempo com minha filha, marido e viagens com família.

17 comentários em “Citadela de Budva em Montenegro e curtindo a Jaz Beach nos Bálcãs

  • 17 de julho de 2017 em 14:05
    Permalink

    Nossa… que lugar mais lindo! Quero muito conhecer. Adorei o post, as dicas e as fotos maravilhosas. Bjs

    Resposta
  • 17 de julho de 2017 em 15:14
    Permalink

    Que cidade linda! E que praia hein! Adorei a dica. Ainda não conheço esse lugar! Só não posso entrar com meu marido nessa biblioteca, porque se não ele não sai mais.. 🙂

    Resposta
  • 18 de julho de 2017 em 19:11
    Permalink

    Acabei de regressar de Montenegro e adorei! Infelizmente foi uma passagem rápida e não tive tempo de ir a Budva, ficará para uma próxima! Boas viagens.

    Resposta
  • 18 de julho de 2017 em 19:35
    Permalink

    Que passeio incrível Viviane!

    Nunca tinha ouvido falar de Budva antes e me surpreendi com este lugar maravilhoso! Se essa praia já é linda nas fotos, fico imaginando pessoalmente.
    Já quero conhecer também!

    Um abraço

    Flávio

    Resposta
  • 21 de julho de 2017 em 11:48
    Permalink

    Que lugar lindo. Amei a Jaz Beach e sua filha se esbaldou. Já estou vendo a Luninha ai kkk

    Resposta
  • 22 de julho de 2017 em 10:24
    Permalink

    Lugar muito bonito! Adorei conhecer através de vocês. Quem sabe um dia apareço por lá pra praticar o russo, hehe! 😉

    Resposta
  • 22 de julho de 2017 em 18:40
    Permalink

    Já tinha ouvido falar da praia, mas não sabia de mais nada sobre a região! Adorei a dica da biblioteca! Vou anotar pra usar um dia com certeza!

    Resposta
  • 23 de julho de 2017 em 14:04
    Permalink

    Nossa… que lugar mais lindo e com paisagens maravilhosas! Adorei o post e as dicas super valiosas. Já quero conhecer. Bjs

    Resposta
  • 23 de julho de 2017 em 15:19
    Permalink

    Nuncatinha imaginado que Montenegro tinha uma praia tão linda. As fotos estão maravilhosas! Adorei a Jazz Beach. Você chegou a visitar o museu de mapas raros? Fiquei bastante curiosa 🙂

    Resposta
    • 25 de julho de 2017 em 18:05
      Permalink

      Realente é lindo. Eu vi alguns mapas antigos na propria Citadela, bem interessante, mas acabei não indo no museu não… 🙁

      Resposta
  • 23 de julho de 2017 em 16:20
    Permalink

    wooww q praia maraaa não é a toa esse premio ai da lonely planet ne! achei barato o aluguel das cadeiras e do guarda sol, mas isso era dentro de uma area privada da praia ou nao:

    Resposta
  • 24 de julho de 2017 em 08:59
    Permalink

    A praia realmente é bonita, mas não curto muito “praias longas”… até porque, não sei nadar e essas praias de pedrinhas são traiçoeiras (quase me afoguei na Itàlia)!
    No entanto, gostei da cidadela…. tem mais a minha cara…. a arquitetura da cidade é linda!

    Resposta
  • 27 de julho de 2017 em 00:33
    Permalink

    Quando vi o título de Citadela já me lembrei de Game Of Thrones rs. Realmente a praia é linda! Eu não conheço Montenegro, mas acompanhei alguns posts e achei um destino incrível pra viagens.
    Meus filhos amam praia, sem dúvida nenhuma iam se esbaldar como a sua pequena, que nas fotos está radiante!
    Adorei a dica, com certeza é um programa em família imperdível!
    Beijo!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *