Koblenz, a cidade alemã no encontro dos Rios Reno e Rio Mosel

Aproveitamos que as temperaturas ainda não estavam congelantes e demos numa escapadinha num final de semana para a cidade de Koblenz, no Estado de Rheinland-Pfalz, nossa escolhida para ser o primeiro Mercado de Natal da temporada de 2016. Só não esperávamos ser justo no Totensonntag… 🙁

Aproveitando sua localização, nós fomos de trem a partir da Estação Central de Karlsruhe e pudemos admirar as paisagens e cidadezinhas na beira do Rio Reno. Sempre agradecemos a vantagen de não depender de carro para toda viagem na Alemanha.

Koblenz Alemanha - Estação Central de Karlsruhe

 

Nós ficamos hospedados em um hotel bem simpático, de precinho camarada e com um bom café da manhã, o Hotel Brenner Koblenz. Ele não fica exatamente no centro, mas com apenas uns 15 minutos de caminhada é possível chegar nos principais pontos turísticos no centro histórico, incluindo onde fica o Mercado de Natal.

Koblenz Alemanha - Hotel Brenner Koblenz
Koblenz Alemanha - Hotel Brenner Koblenz



Nosso Roteiro em Koblenz

Nós aproveitamos o clima de outono e fizemos toda nossa visita caminhando pela cidade.

 

O primeiro ponto que visitamos foi o Kurfürstliches Schloss e o seu jardim cheio de folhas amarelinhas, que foram a sensação das crianças.

Em 2011, a cidade de Koblenz foi sede do Bundesgartenschau, também conhecido por BUGA Koblenz  2011, que é uma feira anual de jardins bastante importante na Alemanha. Ainda é possível ver o “Cartão Postal” da feira e tirar fotos engraçadas.

Koblenz Alemanha - Kurfürstliches Schloss
Koblenz Alemanha - Kurfürstliches Schloss
Koblenz Alemanha - Kurfürstliches Schloss

 

Depois nós continuamos pela beira do rio Reno até chegar no Seilbahn Koblenz, que é um bondinho que atravessa o rio até o Festung Ehrenbreitstein. Mas infelizmente como o vento estava muito forte, ele estava fechado e não foi possível fazer o passeio. Uma pena, pois eu queria ter visto a cidade de um ângulo diferente.

Koblenz Alemanha - Festung Ehrenbreitstein

 

Na sequência chegamos no famoso Deutsches Eck, traduzindo do alemão, nós chegamos na Curva Alemã, onde o rio Reno se encontra com o rio Mosela, ou como o pessoal local diz “Wo Vater Rhein auf Mutter Mosel trifft” / “Onde o pai Reno e a mãe Mosela se encontram”. É onde fica o monumento de impressionantes 73 metros de altura em homenagem ao Kaiser Wilhelm I, que foi o primeiro imperador da Império Alemão unificado em 1871.

O monumento foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial e o que vemos hoje é uma mega obra de restauração, concluída em 1993. Partes da estátua original, incluindo sua cabeça, ficam no Middle Rhine Museum de Koblenz.

Koblenz Alemanha - Deutsches Eck e a estátua de Kaiser Wilhelm I
Koblenz Alemanha - Deutsches Eck e a estátua de Kaiser Wilhelm I
Koblenz Alemanha - Deutsches Eck e a estátua de Kaiser Wilhelm I




Koblenz Alemanha - Deutsches Eck e a estátua de Kaiser Wilhelm I
Koblenz Alemanha - Deutsches Eck e a estátua de Kaiser Wilhelm I

 

Voltando para o centro antigo, nós visitamos as várias ruazinhas com casinhas típicas de um centro alemão e nos deparamos com a fonte do menino cuspão, o Schängelbrunnen. A história da fonte remete o período em que a cidade era parte da França e as crianças nascidas nesse período, consideradas franco alemãs, eram usualmente chamadas de Jean. E “Jean” evoluiu para “Schang” e seu diminutivo “Schängel”. A estátua representa essas crianças arteiras ao dar umas cuspadinhas intermitentes nos pedestres desavisados.

Koblenz Alemanha - Schängelbrunnen
Koblenz Alemanha - Schängelbrunnen
Koblenz Alemanha - Schängelbrunnen

 

E o Mercado de Natal?

Então, ele bem simples, não tem nada demais… Até os mercados de natal daquie de Ettlingen e Karlsruhe são melhores, sabe… Mas valeu como motivação para conhecer Koblenz e como ponto de encontro com uma grande amiga. 🙂

Koblenz Alemanha - Mercado de Natal (Weihnachtsmarkt)
Koblenz Alemanha - Mercado de Natal (Weihnachtsmarkt)
Koblenz Alemanha - Mercado de Natal (Weihnachtsmarkt)
Koblenz Alemanha - Mercado de Natal (Weihnachtsmarkt)




Bom… e o Totensonntag?

É um feriado da Igreja Luterana que ocorre num domingo durante o período do Advento. É muito respeitado em alguns estados alemães, onde praticamente tudo está completamente fechado. Até para achar um lugar para comer é difícil. Sério! E essa eu não sabia… No final conseguimos achar um restaurante bem gostosinho para almoçar, o Alt Coblenz, com comida típica do sul da Alemanha e boa relação preço e qualidade.

Koblenz Alemanha - Restaurante Alt Coblenz

 

Com a Genoveva satisfeita, pegamos o trem para casa para (realmente começar) a maratona das Feiras de Natal.

 

Ofertas de Passeios no Rio Reno na Alemanha

 

Ofertas de Hospedagem em Koblenz na Alemanha



Booking.com

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Viviane N M Amorina

Nasci em São Paulo/Brasil e me formei em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Sempre gostei de viajar, com a vontade de conhecer mais do mundo. Hoje moro em Ettlingen na Alemanha, onde trabalho e divido meu tempo com minha filha, marido e viagens com família.

9 comentários em “Koblenz, a cidade alemã no encontro dos Rios Reno e Rio Mosel

  • 27 de julho de 2017 em 19:47
    Permalink

    Guerrinha de folhas!!! Como eu gostava de fazer isso quando era criança.
    A Alemanha tem lugares muito lindos. Esse ainda não conheço, mas entrou pra lista.

    Resposta
  • 28 de julho de 2017 em 05:27
    Permalink

    Adorei relembrar Kobletz e conhecer um pouco mais da cidade. Mesmo sabendo que o Mercado de Natal não é tão especial, fiquei com vontade. Bjokas =)

    Resposta
  • 28 de julho de 2017 em 16:09
    Permalink

    Passei em Koblenz duas vezes, mas em nenhuma parei. Vejo que bem poderia ter apostado algumas horas para conhecer a cidade. Fica anotado.

    Resposta
  • 28 de julho de 2017 em 22:28
    Permalink

    Adorei o post! Veio em uma hora perfeita! Estamos planejando conhecer a Alemanha em breve! Parabéns pelo lindo relato

    Resposta
  • 29 de julho de 2017 em 09:59
    Permalink

    Nossa, não conhecia essa cidade. Adorei as paisagens e como a cidade fica a noite. Parece linda!
    Obrigado por compartilhar

    Resposta
  • 29 de julho de 2017 em 10:07
    Permalink

    Ah, eu sou tao encantada com mercados de natal que ia adorar conhecer mesmo esse pequenininho – que me pareceu encantador e lindo pelas fotos. A cidade também parece um bocado atrativa, e seria encantador passear por lá! Acho que ia me divertir tanto quanto as crianças com as folhas secas do Kurfürstliches Schloss!

    Resposta
  • 29 de julho de 2017 em 11:26
    Permalink

    Mais uma encantadora cidade alemã! Gostei de tudo nela, especialmente do moleque cuspão. rsrsrrs

    Já cheguei em uma cidade em pleno feriado com tudo absolutamente fechado. Um perrengue!! 🙂 Vocês conseguiram achar um lugarzinho gostoso com comida boa. Nós, nem isso! rsrsr

    Resposta
  • 29 de julho de 2017 em 13:57
    Permalink

    Adorei o relato super fofo de quando era criança. Que vontade que deu de conhecer esse lugar. Adorei o post!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *