Pista de Bobsled e Luge dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1984 em Sarajevo

Nós já escrevemos sobre nossa viagem completa pela cidade de Sarajevo na Bósnia e Herzegovina, porém tem alguns pontos turísticos específicos que merecem muito serem detalhados. E um dos lugares mais interessantes que visitamos foi a abandonada Pista de Bobsled e Luge dos Jogos Olímpicos de 1984.

Bobsled, ou Bobsleigh em inglês, é a modalidade de descida de trenó com 2 ou 4 pessoas e Luge é a descida de apenas 1 pessoa. Nós brasileiros tivemos bastante contato com esse esporte de inverno com o filme Jamaica abaixo de Zero.

Sua construção se deu início em 1981 e, além dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1984, ela foi utlizada para competições mundiais até o início da Guerra da Bósnia em 1991. Durante este período, a estrutura da pista foi bastante danificada ao ser utilizada como proteção e também posicionamento de artilharia (é possível ver os buracos na pista, que os soldados usavam para ver e atirar nos inimigos).

Hoje, a pista abandonada se tornou um ponto turístico bem singular. Tomada pela mata, que cresceu ao seu redor, e mais os grafites e pixações nas suas paredes, a pista é uma experiência única, que atrai vários visitantes e praticantes de esportes radicais, que utilizam as instalações para suas apresentações.

Neste video, nós podemos ver o alemão Danny Strasser descer a pista de skate! :-O




 

Nossa visita à Pista de Bobsled e Luge em Sarajevo

Diante de toda essa história, nós tínhamos que conhecê-la!

Mas olha… que lugar difícil de achar. Nós perdemos um bom tempo tentando achar a pista! Fora da região central de Sarajevo, o Google Maps e o GPS não ajudavam de jeito nenhum. Até tentamos procurar pelas placas da cidade, mas nada de achar o caminho certo. Mas tivemos final feliz: depois de dirigir por um trecho da República Srpska e voltar para BiH… chegamos!

Para facilitar a ida de quem quiser visitar o local, a melhor sugestão é colocar no GPS o endereço do Pino Nature Hotel. E chegando no hotel, que fica na estrada principal, é só procurar pela a entrada para a pista.

Para facilitar ainda mais, fizemos um mapa no Google. 🙂

 

 

Nós não conseguimos aproveitar a visita como gostaríamos, pois estava uma chuva muito forte, mas mesmo assim ficamos super feliz em ter visitado. É realmente um lugar diferente, tem um clima de abandono, mas ao mesmo tempo de ter presenciado e sobrevivido a História.

Pista de Bobsled e Luge dos Jogos Olímpicos de 1984 em Sarajevo
Pista de Bobsled e Luge dos Jogos Olímpicos de 1984 em Sarajevo
Pista de Bobsled e Luge dos Jogos Olímpicos de 1984 em Sarajevo
Pista de Bobsled e Luge dos Jogos Olímpicos de 1984 em Sarajevo
Pista de Bobsled e Luge dos Jogos Olímpicos de 1984 em Sarajevo

 

Para falar a verdade acho que a chuva até deixou o momento mais mágico!

Pista de Bobsled e Luge dos Jogos Olímpicos de 1984 em Sarajevo

 



Booking.com

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Edson Amorina Jr

Nasci em Osasco/Brasil e me formei em Ciência da Computação pela UNICAMP. Sempre fui um amante de cinema e quadrinhos, hoje eu moro em Ettlingen na Alemanha e divido meu tempo entre cuidar de minha filha, esposa e viagens com família.

9 comentários em “Pista de Bobsled e Luge dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1984 em Sarajevo

  • 11 de agosto de 2017 em 10:32
    Permalink

    Que massa! A Bósnia me surpreende a cada dia! Adorei o post, dica anotada!

    Resposta
  • 11 de agosto de 2017 em 12:59
    Permalink

    confesso que sou medrosa com lugares abandonados e ficaria morrendo de medo aí, mas o lugar é bem interessante!

    Resposta
  • 12 de agosto de 2017 em 16:40
    Permalink

    Gente, que loucura esse lugar meio abandonado e cheio de história. Adorei o vídeo do moço descendo de skate! :O Parabéns pelo post!

    Resposta
  • 14 de agosto de 2017 em 09:02
    Permalink

    Que interessante esse lugar!! A chuva não deixou vocês explorarem mais, mas deu um clima especial para o lugar nas fotos!!

    Resposta
  • 14 de agosto de 2017 em 09:38
    Permalink

    Que demais! Adorei a dica. Acho que além de já ser meio abandonado o lugar, a chuva ainda deixou a visita com um olhar um pouco mais…. macabro! Rsss.. Acho que eu ficaria com um pouco de medo, principalmente pela estrada que parece ser no meio do nada, mas no final iria adorar 🙂

    Resposta
  • 14 de agosto de 2017 em 21:55
    Permalink

    Gente, lugar abandonado e chuva não combinam kkkk. E o medo?
    A Bosnia tem lugares lindos eim! uma pena este lugar que foi tão importante estar assim.

    Resposta
  • 15 de agosto de 2017 em 05:50
    Permalink

    Que passeio diferente e muito legal, adoro ver construções das Olímpiadas, pena que estão largados, o governo deveria ter cuidado melhor no local.

    Resposta
  • 16 de agosto de 2017 em 00:56
    Permalink

    Que lugar legal! É visível a ação do tempo no lugar! Tenho muita vontade de conhecer Sarajevo!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *