Túnel da Esperança em Sarajevo na Bósnia e Herzegovina

Durante nossa viagem de 7 dias pelos Bálcãs, onde visitamos a Bósnia e Herzegovina e Montenegro, chegamos a Sarajevo, importante cidade que fez parte de muitos fatos históricos mundiais. E que nos anos 90 ficou mundialmente nos noticiários pela sua sangrenta e longa guerra pela independência do país.

A Guerra da Bósnia teve como seu principal cenário o chamado Cerco de Sarajevo, onde a tropa inimiga circundou a capital da Bósnia e Herzegovina por 44 meses com ataques ininterruptos, tornando-o o mais longo cerco da história da guerra moderna.

Túnel da Esperança em Sarajevo na Bósnia e Herzegovina - Mapa do Cerco de Sarajevo

 

Durante esse período, Sarajevo ficou sob ataque constante e para furar o bloqueio, foi construído um túnel na região do aeroporto, que era protegido pela ONU. Conhecido como Túnel da Esperança, foi por seus 800 metros de comprimento que Sarajevo recebeu munição, suprimentos, alimentos, energia e, também, por onde quase dois milhões de civis fugiram do cerco a cidade.

Túnel da Esperança em Sarajevo na Bósnia e Herzegovina - Uso do Túnel da Esperança por soldados e civis

 

Hoje a maior parte do túnel foi soterrada, mas a casa que foi usada para sua construção e onde era a entrada hoje é um Museu que conta sua história e também da guerra e o Cerco de Sarajevo.

Túnel da Esperança em Sarajevo na Bósnia e Herzegovina - Casa onde ficava o túnel dentro do Cerco

 

Museu do Túnel da Esperança em Sarajevo na Bósnia e Herzegovina

No museu é possível ver de perto uniformes, material bélico, fotos e documentos acerca da construção do túnel e do Cerco de Sarajevo. Também tem uma pequena sala onde um documentário com cenas originais da guerra e da construção e uso do túnel fica em exibição durante todo o tempo de visita.

Além disso é possível percorrer os últimos (ou primeiros) 25 metros do túnel, experienciando um pouco de como era utilizá-lo.

Túnel da Esperança em Sarajevo na Bósnia e Herzegovina - Museu do Tunel da Esperança e parte do Tunel
Túnel da Esperança em Sarajevo na Bósnia e Herzegovina - Museu do Tunel da Esperança e parte do Tunel
Túnel da Esperança em Sarajevo na Bósnia e Herzegovina - Museu do Tunel da Esperança e parte do Tunel
Túnel da Esperança em Sarajevo na Bósnia e Herzegovina - Museu do Tunel da Esperança e parte do Tunel

 

O Museu do Túnel da Esperança em Sarajevo na Bósnia e Herzegovina fica a 15 km do centro da cidade e, como dito lá em cima, bem próximo do Aeroporto Internacional de Sarajevo. Nós fomos de carro usando o GPS e não foi difícil encontrá-lo. Não sabemos como ir de transporte público, mas existem excursões para o local, consulte no hotel em que se hospedar.

Também é possível ver o endereço, o horário de abertura e preço atual de ingresso no site oficial do Túnel da Esperança.

Uma visita impactante, importante e que deve estar em seu roteiro por Sarajevo na Bósnia e Herzegovina.

 



Booking.com

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Edson Amorina Jr

Nasci em Osasco/Brasil e me formei em Ciência da Computação pela UNICAMP. Sempre fui um amante de cinema e quadrinhos, hoje eu moro em Ettlingen na Alemanha e divido meu tempo entre cuidar de minha filha, esposa e viagens com família.

10 comentários em “Túnel da Esperança em Sarajevo na Bósnia e Herzegovina

  • 24 de agosto de 2017 em 08:25
    Permalink

    Que fantástico! Quendo estive em Sarajevo, passei mal e nem pude conhecer a cidade, mas esse túnel estava sim em meus planos. O pouco que vi já provou que vale a pena voltar, e seu post confirma isso.

    Resposta
  • 24 de agosto de 2017 em 09:44
    Permalink

    Nossa que experiência impactante. Depois desse post deu vontade de conhecer o país e essa atração apesar de triste, vale a experiência.

    Resposta
  • 24 de agosto de 2017 em 09:50
    Permalink

    Uau, Edson, que passeio marcante, impactante e emocionante. Achei demais e uma ótima dica, além de ser muito diferente, pois nunca tinha ouvido falar.

    Resposta
  • 24 de agosto de 2017 em 10:07
    Permalink

    Que bacana! Nem sabia da existência deste túnel! Deve ser incrivel conhecer tudo isso e as historias por trás de tanta dor!

    Resposta
  • 25 de agosto de 2017 em 10:06
    Permalink

    Não conhecia essa história e lugar. Muito interessante esse passeio. Uma lição que não pode ser esquecida. Excelente post

    Resposta
  • 26 de agosto de 2017 em 10:31
    Permalink

    O leste europeu tem pontos que estão me chamando cada vez mais a atenção para visita-los. Achei bem interessante o tunel da esperança, mas deve ser um pouco pesado a sensação de estar ai.
    Obrigado pelas dicas.

    Resposta
  • 26 de agosto de 2017 em 12:02
    Permalink

    Que experiência interessantíssima! Eu acompanhei esta guerra, mas sei pouco a respeito dela. É uma forma de conhecer mais a história do país, visitar lugares assim, por mais que nos cause emoções intensas e muitas vezes controversas, né?!

    Resposta
  • 27 de agosto de 2017 em 00:31
    Permalink

    Uma visita realmente impactante e com uma carga Histórica de arrepiar! Gostei bastante do seu relato!

    Resposta
  • 28 de agosto de 2017 em 05:29
    Permalink

    Ótimo relato! Uma história tão triste e um lugar tão interessante. Eu vejo as fotos das paredes com balas e sempre me impressiono.

    Resposta
  • 28 de agosto de 2017 em 13:16
    Permalink

    Deve ser bem impactante conhecer o lugar onde ocorreu esse cerco. Ainda mais quando há vestígios de minas e paredes perfuradas. Ótimo post, obrigado por compartilhar.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *