Um final de semana em Wiesbaden na Alemanha

Quem não adora fazer uma viagem curta de vez em quando para quebrar a rotina? Se estiver em terras germânicas, a cidade de Wiesbaden na Alemanha é excelente opção para um passeio de final de semana.

Ela fica na distância de:

  • 40 min de Frankfurt
  • 1h40 de Colônia
  • 2h15 de Stuttgart

Esse percurso pode ser feito tanto de carro, quanto por trem, para isso é só pesquisar e comprar a passagem no site do DBahn.de, a empresa de transporte ferroviário mais importante do país.

Wiesbaden na Alemanha - Capital de Hessen, cuja cidade mais famosa é Frankfurt

 

Capital do estado de Hessen, Wiesbaden é uma cidade riquíssima, elegante e muito, muito bonita. Mas diferente das cidades listadas acima como ponto inicial, ela ainda não foi rendida pela modernidade e ainda respira os ares dos velhos tempos.

Wiesbaden na Alemanha - Hotel Schwarzer Bock Radisson

 

Nós decidimos dormir duas noites por lá, de sexta-feira até domingo, e o hotel escolhido para nos hospedarmos foi o Radisson Blu Schwazer Bock. Além de ser muito bem localizado, possibilitando que fizéssemos praticamente todo o roteiro a pé, o hotel foi bem legal para os pequenos, com quartos super espaçosos e confortáveis, uma piscina aquecida muito boa e um café da manhã que faz a genoveva chorar só de lembrar.

 

Roteiro de visita por Wiesbaden na Alemanha

No nosso passeio visitamos os seguintes pontos:

  1. Kochbrunnen, que é uma fonte natural de água quente que chega a incríveis 85ºC;
  2. Goldgasse, rua com vários restaurantes, onde comemos um hamburger muito bom;
  3. O maior Relógio Cuco do mundo (existe uma atualização que na região da Floresta Negra, na cidade de Triberg, já tem um maior);
  4. Marktkirche, a linda igreja da cidade com o seu teto azul maravilhoso;
  5. Marktplatz, a praça principal e, como em toda Alemanha, o coração da cidade e onde se encontram a antiga e nova prefeituras e o Stadtschloss;
  6. Heidenmauer, que é um pedacinho dos muros medievais da cidade;
  7. Warmer Damm, que é um lindo parque em estilo inglês, onde fica o teatro da cidade, que estava lotaaado com a molecada jogando Pokemon Go;
  8. Kurhaus, um prédio maravilhoso que antigamente funcionava uma casa de tratamento com água termal, e que hoje abriga o famoso cassino da cidade (que atrai muitos senhorzinhos e senhorinhas que andam pela cidade todos na estica).

Todos esses pontos visitamos a pé, regado a muita água e sorvete, pois o calor tava de matar.

Wiesbaden na Alemanha - Passeio pelos principais pontos turísticos
Wiesbaden na Alemanha - Passeio pelos principais pontos turísticos
Wiesbaden na Alemanha - Passeio pelos principais pontos turísticos
Wiesbaden na Alemanha - Passeio pelos principais pontos turísticos
Wiesbaden na Alemanha - Passeio pelos principais pontos turísticos
Wiesbaden na Alemanha - Passeio pelos principais pontos turísticos

 

O único que não foi possível ir a pé, foi o Parque Neroberg, para onde fomos de taxi, que levou pouco menos de 10 minutos, e votamos de ônibus, apenas meia horinha.

E já adianto que o lugar é lindo, a cereja do bolo!

O principal ponto a ser visitado do Parque Neroberg é a Igreja Ortodoxa Russa, que além de ser simplesmente linda, possui uma história maravilhosa:

Uma duquesa russa e um conde alemão se casaram, segundo a lenda, por amor à primeira vista. Os dois, depois de passarem um tempo São Petersburgo, foram morar em Wiesbaden, onde eram queridos por todos. Um tempo se passou e a duquesa ficou grávida, transbordando a cidade de alegria. Porém, devido a uma fatalidade, a duquesa e o seu bebe faleceram durante o parto! Wiesbaden ficou de luto por mais de 2 anos e para homenagear a amada, o conde construiu a Igreja Ortodoxa Russa para enterrar a esposa e filha. A colina Neroberg foi escolhida, para que o conde sempre pudesse ver o local onde sua família amada repousava da janela do Schloss Biebrich. E todos os dias, o conde levava flores frescas ao túmulo e pediu para que essa tradição fosse mantida para sempre, mesmo após a sua morte. E isso é feito até hoje…

Wiesbaden na Alemanha - Igreja Russa Ortodoxa
Wiesbaden na Alemanha - Igreja Russa Ortodoxa

 

Para chegar até a igreja há duas opções, ir de Nerobergbahn, o funicular do parque movido por contrapeso da água, ou fazer trilha ladeira acima. Como somos atletas e destemidos, nós decidimos… ir de funicular! 😛 Depois de cinco minutinhos já estávamos no topo.

Wiesbaden na Alemanha - Nerubergbahn

 

De lá, mais cinco minutos de caminhada, nós chegamos à Igreja Ortodoxa Russa. Para visitá-la é necessário comprar um ingresso de 3 € e, mesmo que ela seja muito pequenina, ela é linda e ricamente decorada. Muitos detalhes para perder o tempo admirando.

O sarcófago onde está a duquesa e sua filha contrasta com o colorido do local, já que ele é todo em mármore branquinho… Muito lindo mesmo, vale a saída do centrinho de Wiesbaden.

Wiesbaden na Alemanha - Mirante e vista da cidade

 

Além da igreja, o Parque Neroberg tem um mirante com uma vista bastante ampla da cidade, ruínas de um estádio romano e várias trilhas pela floresta. E para quem quer saciar a genoveva antes de voltar para o centro da cidade, tem um restaurante com comida loca e cerveja muito boa.

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Viviane N M Amorina

Nasci em São Paulo/Brasil e me formei em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Sempre gostei de viajar, com a vontade de conhecer mais do mundo. Hoje moro em Ettlingen na Alemanha, onde trabalho e divido meu tempo com minha filha, marido e viagens com família.

21 comentários em “Um final de semana em Wiesbaden na Alemanha

  • 25 de novembro de 2016 em 09:13
    Permalink

    Gente, to eu aqui organizando minha próxima viagem onde vamos incluir a Alemanha no roteiro e me deparo com essa delícia de post! Adorei e anotei tudo.

    Resposta
  • 25 de novembro de 2016 em 10:53
    Permalink

    Wiesbaden me pareceu muito gostosa, o duro é conseguir pronunciar o nome da cidade do jeito certo né? Rs Seus posts sempre são excelentes guias para a viagem, tudo pronto.

    Resposta
  • 25 de novembro de 2016 em 15:38
    Permalink

    Roteiro completíssimo! Amamos as cidades do interior e a Alemanha é campeão nesse ponto! Abraços, Cristina e Renato.

    Resposta
  • 25 de novembro de 2016 em 15:45
    Permalink

    Que lugar lindo! E que cereja eim! Adoro igrejas ortodoxas são lindas, e esta pra variar, é linda também! Adorei o post!

    Resposta
  • 25 de novembro de 2016 em 16:51
    Permalink

    que lugar interessante Viviane e adorei as curiosidades, também adoro o estilo das igrejas ortodoxas, lindas fotos!

    Resposta
  • 25 de novembro de 2016 em 23:26
    Permalink

    Não conhecia essa cidade e achei um charme… Vou ter que incluí-la em uma próxima viagem à Alemanha…

    Resposta
  • 26 de novembro de 2016 em 08:04
    Permalink

    Que legal ! Adorei o post, pretendo passar o réveillon em Colônia e terei uns dias para fazer bate e volta a partir de Colônia, estou pesquisando quais lugares ir. Tem mais dicas ou sugestão ? Obrigada.

    Resposta
  • 26 de novembro de 2016 em 08:29
    Permalink

    A arquitetura alemã me fascina, com certeza em alguma eurotrip, estara no meu roteiro. Bonito demais, duro sera a comunicação hehehe

    Resposta
  • 26 de novembro de 2016 em 10:03
    Permalink

    Que lugar interessante. De fato a Alemanha tem muito dessas “pequenas cidades” que são verdadeiras surpresas. Tem muito o que se explorar nos arredores, com certeza.

    Resposta
  • 26 de novembro de 2016 em 17:48
    Permalink

    Vi a foto e o título… gente, tem cara de Russia isso aí e não Alemanha! hahahaha… No fim deu pra entender que é um pouco de tudo 🙂 A opção é muito boa pra um fds, adorei!

    Resposta
  • 26 de novembro de 2016 em 23:03
    Permalink

    Obrigada por compartilhar essa dica conosco!
    Peguei uma paixão pela Alemanha de uma forma que eu não iria imaginar! Não conheço ainda essa parte, mas jà deixei este post salvo pois temos planos de retornar para ficar mais tempo por ai!

    Resposta
  • 27 de novembro de 2016 em 07:49
    Permalink

    Não sou apaixonado pela Alemanha, mas na verdade conheço muito pouco. Curiosamente, nos últimos tempos mais gente me tem falado de pequenos recantos que valem mesmo a pena neo país. Wiesbaden é um desses lugares, gosto muito de igrejas ortodoxas. Obrigado pela partilha.

    Resposta
  • 27 de novembro de 2016 em 18:30
    Permalink

    Foi por muito pouco que não fui até à Alemanha, iria ser na zona, mas não nesta cidade, para ver mercados de Natal. Esperamos ir noutra ocasião !

    Resposta
  • 27 de novembro de 2016 em 18:50
    Permalink

    Alemanha é realmente surpreendente. Quero voltar mais vezes e conhecer lugares memoráveis como Wiesbaden. Abraços!

    Resposta
  • 28 de novembro de 2016 em 09:00
    Permalink

    Que cidade linda! Pena que não ouvi falar antes, pois teria a visitado em minha última passagem pela Alemanha! Parabéns pelo lindo post!

    Resposta
  • 28 de novembro de 2016 em 11:25
    Permalink

    Tenho muita vontade de conhecer a Alemanha e esse post me deixou com mais vontade ainda. Que lugares lindos!!!

    Resposta
  • 2 de dezembro de 2016 em 17:00
    Permalink

    Não conhecia essa cidade da Alemanha. Adorei 🙂 Geralmente as cidades germânicas seguem uma característica padrão, mas essa, em algumas fotos me lembrou as igrejas de Moscou e a paisagem do Douro.

    Resposta
  • 10 de Abril de 2017 em 11:30
    Permalink

    realmente que lugar magnifico! achei muito bonita a história do casal e mais ainda saber que as flores são levadas até hj! as fotos tão demais!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *