Viagem de trem na Alemanha – Como comprar, andar e dicas

Nós gostamos muito de viagem de trem na Alemanha. Na verdade, muitas vezes preferimos viajar de trem do que de carro ou mesmo avião. Apesar de ser um pouco complicado inicialmente entender como usar a malha ferroviária alemã, sua abrangência (incluindo outros países) faz com que seja uma excelente alternativa a rodovia.

Com esse intuito, nós selecionamos as orientações e principais dicas que queríamos ter lido antes de se aventurar nos deutschen Züge.

 

Como comprar a passagem de trem na Alemanha

Você pode comprar a passagem de três maneiras:

  • Pelo site da empresa de transporte ferroviário da Alemanha, a Deutsche Bahn AG, a mais importante do país. Além do alemão, é possível fazer todo a pesquisa e processo de compra em inglês, espanhol e outras línguas. É bem tranquilo, sem complicação e informações bem completas.
  • Nos guichês das lojas da DBahn nas estações de trem. Apesar de serem bem práticos, os atendentes costumam ter bastante paciência para sanar as dúvidas e responder diversas dos viajantes de primeira vez.

Viagem trem Alemanha - Loja da DBahn nas estações

  • Nos totens de auto-atendimento espalhados nas estações de trem. Parecido com o site na Internet, eles possuem bastante informações em diversas línguas e é bastante fácil de utilizar.

Viagem trem Alemanha - Totens de auto atendimento da DBahn nas estações de trem

 

Dicas:

  • Fique atento aos tipos de trens existentes:
    • ICE (Intercity Express) – São os “trens balas” alemães, chegando incríveis 300Km/h, ideais para jornadas entre cidades mais distantes;
    • IC (Intercity) – Também para jornadas em cidades distantes, porém mais lento e com mais paradas no caminho;
    • RB (Regional Bahn) – Famosos “trens pinga-pinga”, podem ser usados para viagens entre cidades mais próximas, porém são lentos e fazem inúmeras paradas.
  • É possível comprar as passagens com reserva de assento pagando uma taxa adicional, ideal se você quiser garantir que todos os seus acompanhantes sentem juntos. Porém caso escolha não reservar lugar, você precisa sentar nos bancos que tiverem a informação de livre ou em branco (a imagem mostra o assento 94 livre).

Viagem trem Alemanha - Indicação de assento livre nos vagões

 

  • Fique sempre com sua passagem em mãos, seja impressa ou em formato digital no seu celular, pois funcionários do trem irão passar conferindo todos os passageiros. E se comprou usando o Cartão de Crédito, ele pode ser solicitado para confirmar informações.
  • Existem opções de passes promocionais para múltiplos de dias ou passageiros. Veja no site ou com atendente da loja se alguma delas atende sua necessidade.

 

Como andar de trem na Alemanha

Ao entrar na estação de trem, em alemão Banhof ou Hauptbanhof para a Estação Central da cidade ou ainda nas siglas Hbf, com sua passagem em mãos, você deve conferir nos painéis o número, horário e plataforma em que seu trem irá parar. Qualquer mudança, como atraso ou alteração de plataforma, será mostrada ali.

Viagem trem Alemanha - Painéis de informações de todos os trens da estação

 

Já na plataforma, você deve verificar em qual trecho o seu vagão irá parar. Se você não reservou lugar é mais fácil, a sua opção sera 1a. ou 2a. Classe, mas no caso de reserva de lugar, você tem o vagão específico em que seu lugar está.

Para isso você deve olhar um painel impresso com o esquema de vagões de seu trem e a relação do número do vagão e letra correspondente do trecho da plataforma. Parece um pouco complicado, porém é necessário para agilizar o embarque. Os trens na Alemanha costumam ficar poucos minutos na estação e caso você se atrapalhe, pode acabar perdendo.

Viagem trem Alemanha - Painel com esquema do trem e relação vagão com trecho da plataforma
Viagem trem Alemanha - Letra indicando trecho da plataforma

 

Dentro do vagão é só procurar o seu assento ou um lugar livre, guardar sua bagagem e aproveitar a viagem.

Dicas:

  • Na estação existem alguns painéis eletrônicos que avisam de atraso, mudanças ou mesmo inversão do trem (ou seja, se no painel impresso dizia que seu vagão iria parar no início da plataforma, ao inverter o trem, ele irá parar no final). Na dúvida não deixe de perguntar para um funcionário da estação ou da DBahn, ele irá te ajudar.

Viagem trem Alemanha - Painéis nas plataformas com informações do trem

  • Algumas viagens são realizadas em comboios de trens conectados, mas com destinos diferentes. Então preste muita atenção se você está no vagão correto, pois em alguma parada eles podem se desconectar e você parar bem longe de onde queria ir. Mais uma vez, na dúvida, questione.
  • Existem opções de viagens diretas ou viagens com baldeação, ou seja, troca de trem. Fique bastante atento para descer na estação correta e pegar o próximo trem sem erros. E no caso de atraso e perda de conexão, vá direto a loja da DBahn para informações e atualização de passagem.
  • Os trens ICE possuem WiFi grátis e vagão restaurante para um lanche rápido, aproveite.
  • Procure nas estações de trem os armários para guardar malas de diversos tamanhos e assim conhecer rapidamente uma nova cidade, no caso de haver tempo entre conexões.

Viagem trem Alemanha - Armários para guardar bagagem nas estações

 

Muita informação, eu sei, porém na prática é mais fácil do que parece. E depois que você fazer a primeira viagem de trem, dificilmente vai escolher outro meio de transporte. Pode acreditar!







Booking.com

 

Blogagem Coletiva

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #ViajarDeTrem, onde Blogs de Viagem de Pequenos Grandes Viajantes escreveram sobre viagens de trem em qualquer país do mundo.

Não deixe de ler os outros posts:

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Edson Amorina Jr

Nasci em Osasco/Brasil e me formei em Ciência da Computação pela UNICAMP. Sempre fui um amante de cinema e quadrinhos, hoje eu moro em Ettlingen na Alemanha e divido meu tempo entre cuidar de minha filha, esposa e viagens com família.

21 comentários em “Viagem de trem na Alemanha – Como comprar, andar e dicas

  • 29 de setembro de 2017 em 13:16
    Permalink

    Wunderbar!! Pretendo viajar para a Alemanha em breve e seu post já resolveu dúvidas que eu nem sabia que tinha!!!

    Resposta
  • 29 de setembro de 2017 em 15:39
    Permalink

    Gostei muito das dicas Edson! Há estações que dão um medinho, né? Com essas dicas em mãos a gente fica até mais tranquilo. Muito bom! 😉

    Resposta
  • 29 de setembro de 2017 em 18:22
    Permalink

    Ótimas dicas! Eu não iria saber isso das indicações dos assentos livres e dos combois que podem se desconectar no meio do caminho e seguir para outros destinos.

    Resposta
  • 29 de setembro de 2017 em 22:01
    Permalink

    Viajar de trem na Europa deve ser realmente fantástico.
    Estou sonhando com a Alemanha e esse post com certeza vai ajudar bastante!

    Resposta
  • 30 de setembro de 2017 em 00:21
    Permalink

    Acho o máximo viajar de trem na Europa, imagino que na Alemanha deva ser muito top. É um país que ainda não conheço, mas suas dicas me deram uma vontade de conhecer…

    Resposta
  • 30 de setembro de 2017 em 13:45
    Permalink

    Andar de trem é sempre maravilhoso! Recentemente tive a oportunidade de andar na Alemanha entre algumas cidades e amei a experiência! É super prático e rápido!

    Resposta
  • 30 de setembro de 2017 em 14:41
    Permalink

    Bem legal esse post. É bom ler um texto assim explicadinho, passo-a-passo, com fotos mostrando todos os segredinhos. Gosto muito de viajar de carro, mas fiquei com vontade de aproveitar essa boa estrutura ferroviária da Alemanha. Vou reconsiderar! 😉

    Resposta
  • 30 de setembro de 2017 em 15:17
    Permalink

    Edson, relembrei todo o processo de viajar de trem pela Alemanha. Suas dicas são excelentes!
    Apesar de ter tido vários problemas enquanto estive na Alemanha da última vez, o sistema ferroviário do país é de primeiro mundo mesmo. Essa facilidade de viajar de trem me encanta! Sempre que posso escolho o trem para viajar por lá.

    Resposta
  • 1 de outubro de 2017 em 10:16
    Permalink

    oi! Este post é muito útil! Quando estive na Suíça e quis viajar para a Alemanha de comboio… foi um drama. Não havia ninguém a falar inglês (ou francês, português ou espanhol). Só falaram alemão e eu vi-me grega para conseguir comprar o bilhete para o sítio onde queria ir, ehehehe!

    Resposta
  • 1 de outubro de 2017 em 12:53
    Permalink

    Já fiz algumas cidades na Alemanha de comboio, desde Berlim a Potsdam, Colónia, Frankfurt entre outras. O sistema ferroviário alemão funciona lindamente e é uma excelente alternativa ao automóvel. Excelente artigo.

    Resposta
  • 1 de outubro de 2017 em 13:13
    Permalink

    Muito ùtil este teu post!
    Mas sabe que achamos valores muito mais baratos comprando pela goeuro? Haviamos feito a cotaçao pelo site da DB, quase compramos, mas por algum motivo acessamos esse outro site e o valor estava muito mais barato!
    Algo que fizemos foi reservar a cabine familia. E em todas as nossas viagens, tivemos a sorte de nao ter ninguém conosco!

    Resposta
  • 1 de outubro de 2017 em 18:49
    Permalink

    eu viajei em 2011 com os trens e achei demaaais! comprei aquele cartão de desconto que vendem para pessoas ate 25 anos e ganhei alguns descontos! esse ano aproveitei a estação para deixar as minhas malas enquanto ia pra oktoberfest aehuahe

    Resposta
  • 2 de outubro de 2017 em 07:20
    Permalink

    Excelente post! Tudo bem explicadinho e detalhado para explorar esse país incrível! Adorei!

    Resposta
  • 2 de outubro de 2017 em 08:21
    Permalink

    Adorei esse post! Gosto desses bem explicadinhos assim com as dicas, pq sou meio sem direção e “fico perdida” facilmente em situações novas hahaha Deu vontade de viajar de trem tb!

    Resposta
  • 2 de outubro de 2017 em 10:22
    Permalink

    Adorei a matéria, o passo a passo está muito incrivel e tudo muito claro. Quero ter oportunidade de fazer isso da proxima vez que estiver na europa, eu adoro viajar de trem. Abraços!

    Resposta
  • 2 de outubro de 2017 em 11:27
    Permalink

    Muito bom Edson… detalhes necessários para quem pretende comprar bilhetes de trem.

    Eu comprei todos os meus passes das cidades base pelo site. Já na Alemanha, compramos bilhetes para visitar outras cidades em um dia e alguns compramos na loja e outros nas máquinas.

    O procedimento foi mesmo como você narra aqui. As viagens foram excelentes! 🙂

    Resposta
  • 3 de outubro de 2017 em 12:01
    Permalink

    Ola. De Hamburgo para Munique seria melhor de trem ou aviao?

    Resposta
  • 21 de outubro de 2017 em 17:52
    Permalink

    Adorei o post e as dicas maravilhosas! Ainda não conheço a Alemanha, mas pretendo conhecer em breve. Essas dicas serão muito válidas para quando montar a minha viagem. Obrigada

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *