Islândia, dia 4 – Círculo Dourado (Golden Circle)

O círculo dourado (em inglês “The Golden Circle Iceland“) é o circuito turístico mais famoso da Islândia, pois numa distância de menos de meia hora a partir de Reykjavík é possível ver as maravilhas desse país magnânimo.

Não deixe de ler nosso planejamento de 5 dias de viagem pela Islândia.

Círculo Dourado (Golden Circle) na Islândia

Após uma noite com “cara de dia” mas bem dormida, chegou a hora de começar visitar essa famigerada atração. Como estávamos com um carro alugado, nós escolhemos os principais pontos do circuito e encaramos as lindas estradas da Islândia (que por sorte estava com um dia de sol maravilhoso).

Viagem Islandia Circulo Dourado (Golden Circle) - Um belo dia na Islândia

Nosso mapa:

Mas também é possível contratar um tour para fazer o Círculo Dourado de várias formas, sequências e durações, como por exemplo:

Nossa primeira parada foi no Parque Nacional de Þingvellir ou Thingvellir.

Parque Nacional de Þingvellir ou Thingvellir

O parque que é imenso, há diversas possibilidades de trilhas passando pelos seus pontos mais famosos.

Um primeiro aviso importante, o estacionamento é pago, o valor atualizado está no site oficial, mas não é nada comparado com os outros preços praticados na Islândia.

Viagem Islandia Circulo Dourado (Golden Circle) - Parque Nacional de Þingvellir ou Thingvellir - Estacionamento

Dentro do parque escolhemos uma das diversas trilhas e começamos a nossa exploração pelo Almannagjá, que é a fenda que separa o continente europeu do continente americano. A sensação foi incrível e quem quiser, dá até para mergulhar nas águas gélidas e se sentir espremido pelos dois continentes.

Viagem Islandia Circulo Dourado (Golden Circle) - Parque Nacional de Þingvellir ou Thingvellir - Almannagjá

Depois fomos andando até a linda Öxarárfoss, uma cachoeira escondidinha pelas muralhas e que tem um contraste absurdo com as pedras pretas de basalto.

Viagem Islandia Circulo Dourado (Golden Circle) - Parque Nacional de Þingvellir ou Thingvellir - Öxarárfoss

Acompanhando o Flosagjá, que é uma das falhas geográficas do Parque, que no final parece muito com um lindo rio de água clara e gélida, nós continuamos pela trilha, já retornando para a saída.

Viagem Islandia Circulo Dourado (Golden Circle) - Parque Nacional de Þingvellir ou Thingvellir - Flosagjá

Antes nós paramos no Alpingi onde foi constituído o primeiro parlamento do país em 930. É lá também que está a igreja do parque, a Þingvallakirkja. De lá demos uma mais uma olhadela na Almannagjá e fomos saciar a fome da Genoveva com um lanchinho rápido no carro.

Viagem Islandia Circulo Dourado (Golden Circle) - Parque Nacional de Þingvellir ou Thingvellir - Þingvallakirkja
Viagem Islandia Circulo Dourado (Golden Circle) - Parque Nacional de Þingvellir ou Thingvellir - Alpingi

Kerid

Entramos no carro e pegamos as estradas do parque até o Kerid, que é uma cratera de um vulcão inativo. Lá a gente segue uma trilha, que dá uma volta pela cratera e tem uma descida por uma longa escada para ver o lago de cor verde esmeralda de pertinho. A entrada é paga, mas vale a pena.

Viagem Islandia Circulo Dourado (Golden Circle) - Kerid

Geysir em Haukadalur

De lá fomos para a região térmica Haukadalur, onde é possível visitar os gêiseres Geysir e Strokkur.

O local é muito pitoresco. De um lado, onde fica o estacionamento, tem uma área moderna para receber os seus visitantes e um hotel. Os preços no restaurante e café são abusivos, até mesmo para padrão Islândia, porém se a fome apertar, como foi o nosso caso, não vai ter jeito.

Já do outro lado da estrada, estão o gêiseres e suas várias poças de água fervente borbulhando do chão.

Viagem Islandia Circulo Dourado (Golden Circle) - Geysir e Strokkur em Haukadalur

O Geysir só entra em erupção antes ou depois de terremotos, então todo mundo fica de olho nele para saber se algo irá acontecer (ou não). Mas para a felicidade geral da nação turística, ao lado do Geysir tem o Strokkur, que dá um show a cada 10 minutos. É só posicionar a câmera e esperar pelo espetáculo de água quente.

Gullfoss

Já quase no fim do dia chegamos na Gullfoss, que é a maior cachoeira do país em volume de água.

Foi muito lindo ver os inúmeros arco íris formados pela névoa da cachoeira, enquanto andávamos pela trilha (sem levar nenhum tombinho) até chegar no melhor mirante. E na verdade não é apenas uma grande queda d’água, mas três que juntas formam uma paisagem linda.

Viagem Islandia Circulo Dourado (Golden Circle) - Gullfoss

Ficamos por lá por um bom tempo admirando a força da água, antes de retornar para Reykjavík.

E enquanto o maridovisk ia tomar uma (cara) cerveja no centro da cidade, eu terminei a noite regada a pipoca, pronta para conhecer melhor a capital da Islândia no dia seguinte.

Viagem Islandia Circulo Dourado (Golden Circle) - Cerveja em Reykjavík
Sim! Um copo de cerveja custa 18$!

Já leu nosso planejamento de 5 dias pela Islândia e os posts destalhados:

• o dia 1 na Islândia, onde visitamos o Spa Blue Lagoon e outros pontos lindos;
  • o dia 2 na Islândia, com o canyon Fjaðrárgljúfur e a lagoa glacial Jökulsárlón; e
  • o dia 3 na Islândia, onde visitamos a cidade dos tetos vermelhos de Vík í Mýrdal e lindas cachoeiras e praias de areia preta.

Ofertas de Hospedagem em Reykjavík na Islândia

Booking.com

Ofertas de Tours no Círculo Dourado na Islândia

Organize melhor sua viagem
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Viviane N M Amorina

Nasci em São Paulo/Brasil e me formei em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Sempre gostei de viajar, com a vontade de conhecer mais do mundo. Hoje moro em Ettlingen na Alemanha, onde trabalho e divido meu tempo com minha filha, marido e viagens com família.

16 comentários em “Islândia, dia 4 – Círculo Dourado (Golden Circle)

• 10 de dezembro de 2017 em 13:06
    Permalink

Definitivamente apaixonante. Tenho muita vontade de conhecer. Em breve depois que minha filhota nascer encaro. Acha que com bebe é complicado de conhecer? Tem estrutura?

Muito obrigada e sucesso.

• 10 de dezembro de 2017 em 14:35
      Permalink

Oi Sabrina, tudo depende do bebê, do período que você for e as recomendações do pediatra… Alguns dos passeios exigem bastante esforço físico, então a gente revesava quem iria ficar com a Olivia no carro, além de que o clima pode ficar muito frio. Mas o país é LINDO! Vale muito a pena uma viagem. 🙂

• 10 de dezembro de 2017 em 15:28
    Permalink

Locais fantásticos! A Islândia é sem dúvida um local que tenho na minha lista de viagens a fazer. Acho o país lindo! Adorei o post e todas as dicas. 😉

• 10 de dezembro de 2017 em 20:00
    Permalink

Sempre muito bom ler sobre a Islândia. Gosto de lugares assim, que são destinos incríveis, mas que nem sempre estão no topo da lista de viagem do pessoal, sabe? Adorei

• 10 de dezembro de 2017 em 23:11
    Permalink

Que destino incrível deve ser a Islândia!! Tá aí um lugar que preciso conhecer o quanto antes. Estou completamente encantada com essas fotos e dicas. O que são esses gêiseres lindos?! Amei amei!!

• 11 de dezembro de 2017 em 16:59
    Permalink

A Islândia parece ser um lugar realmente incrível! As fotos estão maravilhosas e post muito bom. Quero muito conhecer. Bjs

• 12 de dezembro de 2017 em 01:45
    Permalink

Maravilhosa a sua matéria e as fotos estão muito incríveis! A Islândia é meu sonho de consumo de viagem, ainda quero muito ir pra lá e vou conseguir em breve! Abraços

• 12 de dezembro de 2017 em 13:40
    Permalink

um dos passeios mais maravilhosos que já fiz na vida, vocês captaram bem tudo o que é esse Círculo Dourado, o meu preferido foi Geysir, essa experiência foi incrível!

• 12 de dezembro de 2017 em 15:43
    Permalink

Que lugar apaixonante! Suas fotos estão lindas. Esse lugar sabe surpreender! Obrigada pelas dicas!

• 12 de dezembro de 2017 em 16:18
    Permalink

Que lugares lindos, deve ser um passeio maravilhoso! Confesso que a Islândia nunca esteve nos meus planos. Ainda bem que tem blogueiros sensacionais que mostram essa belezas pra gente!

• 12 de dezembro de 2017 em 21:05
    Permalink

A Islândia está no topo da lista para próximas viagens e ler este post só aguçou a vontade de viajar até lá. As paisagens são todas magníficas, das cascatas às crateras e géiseres é tudo espantoso. A questão é o custo da viagem, que faz qualquer um ir à falência, haha! Como bem referes, é tudo caro!

• 13 de dezembro de 2017 em 14:02
    Permalink

ja li tanta coisa sobre a islandia e eu nuuuunca canso!! sempre fico me perguntando cafe gulfoss strokkur haueha e PLAU APARECEM LINDAMENTE!

• 14 de dezembro de 2017 em 19:18
    Permalink

A Islândia é um dos países que eu mais sonho em conhecer. Que paisagens maravilhosas!
    Fiquei encantada com a beleza dessa cratera vulcânica Kerid!

• 16 de dezembro de 2017 em 08:36
    Permalink

Aos anos que sonho fazer este circuito pela Islândia! Que país tão bonito recheado de paisagens incríveis e únicas. Posso perguntar quanto custou a viagem, sem passagens aéreas, alojamento, carro e alimentação? Abraço.

• 20 de dezembro de 2017 em 15:00
    Permalink

Passeio sensacional! Tenho muita vontade de desbravar estes lugares, ir para a Islândia está na lista de desejos. Adorei as dicas do teu post, os lugares lindos que visitastes. E ainda bem que conseguiram dormir bem com noite com cara de dia, heheheh. Em Ushuaia não consegui bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *