5 coisas que amamos no Natal na Alemanha

Nós adoramos a época de natal, mesmo quando passamos longe da família e sem muitas festividades, que foi o caso de nossa viagem para o Marrocos. Acredito que seja pelas lembranças e toda construção de sentimentos de nossa infância ou talvez por que adoramos músicas e filmes natalinos.

Morando na Alemanha, nós vivenciamos outras experiências de como celebrar esse período, até mesmo pela inversão da estação do ano e mudança de clima.

E depois de 5 anos em terras germânicas, acredito que vale compartilhar as 5 coisas que amamos no Natal na Alemanha.

 

Mercado de Natal

Provavelmente o tema que mais temos posts aqui no Blog, todo ano buscamos conhecer um novo Mercado de Natal. Inclusive escrevemos sobre os 10 Mercados de Natal na Alemanha que visitamos e recomendamos conhecer.

O Weihnachtsmarkt é muito parecido com nossas Festas Juninas no Brasil, onde são montadas várias barracas de comida, brincadeiras e comprinhas. Praticamente toda cidade na Alemanha tem sua versão, seja menor em tamanho ou tomando praticamente todo o seu centro. Outra curiosidade é que em algumas ocasiões, são celebrados em conjunto os Mercados Medievais, com ambientação na Idade Média da Europa.

Caso esteja viajando por aqui neste período do ano, não deixe de ir.

Koblenz Alemanha - Mercado de Natal na Alemanha (Weihnachtsmarkt)
Mercado de Natal Pforzheim Alemanha - Entrada do Mercado Medieval

 

Glühwein

Está relacionado com os Mercados de Natal, mas merece um tópico a parte. Eu adoro o Vinho Quente alemão, o famoso Glühwein!

É uma versão menos adocicada, sem os pedaços de frutas que colocamos em nossa bebida junina, mas ainda assim bem temperada com especiarias. E combina muito com o clima frio, pra não dizer gelado, do fim de outono e início de inverno na Alemanha.

Vale também conhecer outras versões como Apfelwein, com vinho de maça, ou o Heißer Met, com mel. Aqui em Ettlingen e Karlsruhe, eu sempre tomo uma caneca quando posso!

Calendário de Mercados de Natal na Alemanha - Weihnachtsmarkt und Mittelaltermarkt em Esslingen

 

Neve

Não é sempre que neva, na maior parte das vezes nós temos que viajar para alguma cidade no meio da Floresta Negra ou com maior altitude para ter essa experiência branca. Mas é sempre possível brincar na neve por aqui.




Total inspiração Elsa e Anna! Haha… que é o que nossa pequena agora sempre lembra quando vê a neve espalhada por aqui. E caso queiram conhecer e curtir neve quando estiverem por aqui em Baden-Württemberg, uma sugestão garantida é a pequena cidade de Dobel.

Dobel na Alemanha - Uma cidade para brincar na neve

 

Adventskalender

É uma tradição que aprendemos aqui, toda criança e muitos adultos brincam com as descobertas no seu Calendário do Advento.

Consiste em um grande calendário, que conta do dia 1° de Dezembro até a véspera de natal e em cada uma de suas pequenas caixinhas tem uma pequena lembrança. Esses presentinhos podem ser desde doces até mesmo cerveja e beauté.

Sim! Existem adventskalender onde cada dia de dezembro até o natal você pode tomar uma cerveja alemã diferente! Eu ainda preciso ter essa experiência… haha

Nós escrevemos sobre as comidinhas e comprinhas de Natal que é são possíveis de encontrar na Alemanha, se vier para cá, não deixe de experimentar.

Adventskalender - Dicas de comprinhas e comidinhas de Natal na Alemanha

 

Sankt Martin, Nikolaus e Weihnachtsmann

Aqui na Alemanha os dois homens símbolos do Natal, o Santa Claus e o Papai Noel, tem seus momentos de celebração.

O Papai Noel ou Weihnachtsmann tem seu dia reservado para a véspera de natal, apesar de não vermos tão comum a tradição de esperar a virada do dia 24 para troca de presentes. Mas de qualquer maneira é possível ver o barbudinho em alguns eventos por aqui. Como o Passeio na Maria Fumaça do Papai Noel aqui em Ettlingen ou sua chegada de trenó no Mercado de Natal de Karlsruhe.




O Sankt Martin ou em português Santo Martinho também é celebrado aqui na Alemanha. E perto da data de 11 de Novembro são realizadas as Festas da Lanterna, a Laternenfest, onde as crianças fazem uma pequena procissão com suas lanternas feitas de vela ou pequenas lâmpadas para cantar e celebrar o santo.

Já o Nikolaus é o Santo Nicolau de Mira, uma versão do Papai Noel bastante celebrado na Europa (ok, estou reduzindo bastante esse significado, pois muitos dizem ser a real origem do termo Papai Noel). E todo dia 6 de Dezembro, data de sua morte, ele vai visitar os Kindergartens e Schulen na Alemanha para cantar músicas e distribuir saquinhos com nozes, frutas, balas e chocolates.

Natal na Alemanha - Trem maria-fumaça do São Nicolau - Chegada na estação

 

O que você achou dos diferentes tipos de celebração do Natal na Alemanha? Qual o seu preferido?

 

Blogagem Coletiva

Este post faz parte da Blogagem Coletiva “Natal pelo Mundo #natalpelomundo” realizada por blogs de viagem de Pequenos Grandes Viajantes, não deixe visitar os outros posts:

 

Ofertas de Tours e Atrações na Alemanha

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Edson Amorina Jr

Nasci em Osasco/Brasil e me formei em Ciência da Computação pela UNICAMP. Sempre fui um amante de cinema e quadrinhos, hoje eu moro em Ettlingen na Alemanha e divido meu tempo entre cuidar de minha filha, esposa e viagens com família.

13 comentários em “5 coisas que amamos no Natal na Alemanha

  • 21 de dezembro de 2017 em 12:42
    Permalink

    Oi, Edson! Acho que se eu vivesse na Alemanha também iria querer visitar todos os Mercados de Natal! Aqui em casa temos o calendário, mas não é o de cerveja, não ahaha. Adorei ver Frozen em alemão. Bom Natal para você e sua família!

    Resposta
  • 21 de dezembro de 2017 em 12:56
    Permalink

    Que canequinha linda é essa! Adorei! rs
    Muito interessante esse Mercado de Natal.
    Feliz Natal para você e sua família

    Resposta
  • 21 de dezembro de 2017 em 17:53
    Permalink

    Ah, que delícia! Me deixou com mais vontade de passar um natal por aí, deve ser realmente incrível… Obrigado por compartilhar suas dicas. Abs

    Resposta
  • 21 de dezembro de 2017 em 21:47
    Permalink

    Gostei muito de conhecer todos esses detalhes referentes ao Natal pela Alemanha. Eu sempre penso que os mercados devem ser muito bonitos e interessantes. Neve sempre deixa tudo mais lindo e com mais cara de Natal, mas o que mais gostei dessa lista foi o Adventskalender… que tradição mais bacana!!!! rsrsr Vou copiar e adaptar para o ano que vem… eheheh

    Resposta
  • 22 de dezembro de 2017 em 00:26
    Permalink

    Oi Edson, que experiências lindas vocês já viveram aí na Alemanha, adorei as dicas e sugestões. Amei os vídeos e as fotos, adoraria poder passar o Natal na Alemanha, é muito lindo. Feliz Natal para todos nós!

    Resposta
  • 22 de dezembro de 2017 em 10:01
    Permalink

    Oi Edson!
    Eu acho tão bacana como as festas são celebradas de modo diferente ao redor do mundo! Natal tem mesmo tudo a ver com Europa, e eu sou louca pra passar essa época do ano por ai, pra aproveitar os mercadinhos de natal, e tomar umas boas canecas do vinho temperado com especiarias!
    E vai ter que ter neve, pra experiência ser no maior estilo Natal Frozen! 😀
    Boas festas e ótimo 2018 pra vocês!

    Resposta
  • 23 de dezembro de 2017 em 14:54
    Permalink

    Que sonho deve ser passar o natal por aí! Adorei tudo nesse post. hahah! Confesso que deu vontade de viajar agooora. Parabéns pelo post!

    Resposta
  • 23 de dezembro de 2017 em 18:01
    Permalink

    Se eu morasse no norte da Europa, pode apostar que também iria conhecer todos os mercados de Natal possíveis e imaginários, e beberia vinho quente com especiarias, e iria brincar na neve. Na outra metade do tempo iria amaldiçoar o frio, haha
    Feliz Natal

    Resposta
  • 24 de dezembro de 2017 em 03:22
    Permalink

    O Natal é um período especial e foi muito curioso conhecer as particularidades dessa época na Alemanha. Não imaginava que existissem tantas especificidades assim, cada uma mais interessante que a outra. Obrigada por compartilhar e Boas Festas.

    Resposta
  • 24 de dezembro de 2017 em 09:39
    Permalink

    as feirinhas de natal realmente sao muito lindas, tem cada coisa interessante e gostosa pra comer! mas nao foi dessa vez q pegamos neve no natal 🙁 so teve um dia aqui em Berlim, uma tristeza so

    Resposta
  • 24 de dezembro de 2017 em 11:08
    Permalink

    Que bacana ouvir essa sua vivência no Natal na Alemanha!
    Acho que as cidades com neve nessa época, favorecem esse clima natalino e a gente fica ainda mais imerso no Natal.
    Legal ouvi sobre os mercados de natal e ver as fotos. Obrigada por compartilhar!

    Resposta
  • 25 de dezembro de 2017 em 11:41
    Permalink

    Natal é uma época tão linda, né? Gostei de saber mais sobre o Natal da Alemanha. As fotos ficaram ótimas!

    Resposta
  • 25 de dezembro de 2017 em 15:44
    Permalink

    Que legal! As tradições da Alemanha e da Holanda são tão parecidas!
    O Kerstman (Papai Noel) nao é mto popular por aqui, não. O S. Martinho é especifico de algumas regiões. Mas o Sinterklaas… ah, se segura, que o povo aqui vai à loucura!!! Adoro! 😀

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *