Ícone do site Ligado em Viagem

Porto em Portugal – 5 Igrejas com fachadas de azulejos azuis

5 Igrejas com fachadas de azulejos azuis na cidade de Porto em Portugal - Capela das Almas.

Mesmo que você não seja religioso, as igrejas da cidade de Porto em Portugal são pontos turísticos que deve fazer parte de qualquer roteiro de viagem, principalmente pela beleza dos azulejos azuis de suas fachadas.

Para ajudar no seu planejamento, nós listamos 5 delas que gostamos muito de visitar.


Não deixe de ler também o nosso planejamento de viagem de 2 semanas de carro em Portugal, incluindo cidades como Porto, Lisboa, Coimbra e as praias da Região do Algarve.


5 Igrejas com fachadas de azulejos azuis na cidade de Porto em Portugal

Esse roteiro pode ser feito todo a pé, percorrendo uma distância de menos de 3 km. E além das próprias igrejas, você ainda aproveita para conhecer e descobrir as lindas ruas e vielas da cidade de Porto.



Igreja dos Carmelitas Descalços e Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo

Nessa foto estão na verdade duas igrejas construídas geminadas uma na outra. A Igreja dos Carmelitas construída em 1628 e que hoje é onde fica a Guarda Nacional Republicana da cidade. Sua fachada é mais sisuda, sendo composta basicamente de arcos e estruturas de granito. A outra igreja é a Igreja do Carmo, inaugurada em 1768 e nela podemos enfim encontrar um lindo painel de azulejos, que remete a criação da Ordem Carmelita e ao Monte Carmelo em Israel.

As duas igrejas foram classificadas como monumento nacional em 2013.


Igreja de Santo Ildefonso

A Igreja do Santo Ildefonso foi inaugurada em 1739 e sua linda fachada de azulejos azuis conta cenas da vida de Santo Ildefonso, além da Eucaristia, celebração da morte e ressurreição de Jesus Cristo.


Capela das Almas (ou Capela de Santa Catarina)

A Capela da Almas foi construída no século XVIII em cima de uma antiga capela de madeira. E sua fachada é constituída de 15.947 azulejos que contam cenas da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina.

Por ser uma construção mais recente, os painéis revestiram a capela apenas em 1929, o azul é de uma cor bastante viva. Seu exterior é realmente magnífico!


Igreja De Santo Antonio Dos Congregados

Eu escolhi essa foto mais distante igreja para mostrar o lindo contraste formado por suas fachadas azuis e as cores neutras de sua vizinhança. A Igreja dos Congregados foi construída em 1703 e seus painéis são dedicados a vida de Santo Antonio.


Catedral Sé do Porto

A Sé do Porto fica no centro histórico da cidade e é um de seus pontos turísticos mais visitados. Construída no século XIII, a catedral foi bastante alterada com o passar do tempo e seu exterior tem muita influência barroca, com cores mais neutras.

Porém se você procurar, vai encontrar lindos painéis de azulejos que narram a Vida da Virgem, que contam cenas de Maria mão de Jesus, e também das Metamorfoses de Ovídio, poema com narrativas de cosmologia e a história do mundo.

A catedral é realmente muito bonita, porém para os lugares mais legais e interessantes é necessário comprar ingresso. Com a entrada em mãos, você pode visitar o claustro, subir em uma parte do telhado da igreja e etc. Provavelmente você irá ser abordado por estudantes da Universidade de Porto para tirarem uma foto sua, para depois tentar vendê-la junto com um livrinho com a história da cidade e um CD de fado. A minha ficou bem boa… não resisti e comprei.


Qual dessas igrejas você achou a mais bonita?


Sugestão de passeio artístico e religioso em Porto

Encontre as melhores opções de passeios guiados e atrações turísticas em Porto em Portugal.



Encontre a melhor hospedagem na Cidade de Porto em Portugal

Dicas de onde ficar em Porto em Portugal com sugestões de hotel, hostel e B&B:

Booking.com


Cidades para visitar em Portugal

Listas das cidades visitadas com dicas do que fazer em Portugal:


Leia sobre nossa visitação e degustação na Cave Cálem em Porto.


Blogagem Coletiva

Este post faz parte de blogagem coletiva com outros blogueiros de viagem.

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile