Ícone do site Ligado em Viagem

5 Roteiros para conhecer as cervejarias mais famosas da Europa

Cervejarias na Europa - Atrás das melhores cervejas do mundo

A cerveja, mesmo sendo uma das bebidas mais antigas que existe, tem cada vez mais recebido a devida importância que merece e assim sendo o motivo principal de muitos turistas entrarem num avião com diversos destinos, em busca das mais desejadas cervejarias.

Nós mesmos já fizemos algumas viagens com o principal objetivo de conhecer a melhor cerveja do mundo (a abadia Brouwerij de Sint-Sixtusabdij em Westvleteren na Bélgica), uma das mais conhecidas e admiradas (a Heineken em Amsterdam na Holanda), uma das mais tradicionais e encontrada em qualquer Pub (a Guinness em Dublin, Irlanda), a cerveja trapista mais vendida e consumida (a La Trappe em Berl-Enschot na Holanda) ou também uma microcervejaria que apesar de nova é ganhadora de prêmios (a De Struise em Oostvleteren na Bélgica).

Sim, cerveja, simplesmente: cerveja, pode ser o início de uma grande aventura por um país desconhecido.

Vamos então listar nossos roteiros para conhecer 5 das cervejarias mais famosas da Europa.

Guinness (Irlanda)

A cerveja Guinness é praticamente sinônimo de Pub! Em praticamente todo bar típico irlandês é possível encontrar essa cerveja do tipo Stout, bem escura e sabor mais amargo. E foi por ela que iniciei minhas aventuranças por esse mundo etílico.

Por muitos anos, a Guinness foi a minha preferida e principal escolha quando ia ao mercado, então claro que na primeira oportunidade que tive, viajei para Dublin, Irlanda, onde é possível visitar a antiga fábrica, chamada agora de Guinness Storehouse, e conhecer mais de sua história. Transformada em museu e com atrações para visitantes conhecerem a história e como é fábricado esse delicioso líquido negro.

E ao ir para Dublin, é possível dar uma escapada para a fábrica do Whisky Jameson, outra excelente iguaria irlandesa.

–> Leia mais no post sobre nossa viagem para a Guinness Storehouse em Dublin na Irlanda.

Westvleteren (Bélgica)

A ceveja fabricada na Abadia de Brouwerij de Sint-Sixtusabdij já recebeu diversas vezes o título de “melhor do mundo” por várias publicações especializadas. Mas além desse atrativo, quem quer experimentar esse néctar precisa visitar sua fábrica devido a sua política restrita de venda. Como nunca foi de real interesse dos monges a distribuição em larga escala, eles proíbem a revenda, limitando a compra a um número bem limitado de garrafas.

Eles produzem apenas três tipos de cerveja: a Westvleteren Blond, a Westvleteren 8 e a mais famosa Westvleteren 12. E se você não fizer a reserva com antecedência, terá que dar sorte do restaurante In de Vrede, que fica na propriedade da abadia, possuir estoque (sim, na segunda vez que fui tinha apenas a n° 8) e poderá comprar apenas uma caixa de 6 unidades por pessoa.

Isso realmente faz com que seja difícil encontrá-la, procure no Mercado Livre por exemplo, você verá anúncios de venda de uma garrafa de 250ml por até R$150.

Ah! E sim, a cerveja é muito boa. Muito diferente das cervejas que tomamos todo dia, mas recompensadora de todo esse esforço.

–> Leia mais no post sobre nossa viagem atrás da melhor cerveja do mundo em Westvleteren na Bélgica.




La Trappe (Holanda)

Você sabe o que é uma cerveja trapista? São aquelas produzidas sob supervisão de monges da Ordem Trapista e com diversas regras, sendo a principal que ela deve ocorrer integralmente dentro do monastério. A soma de sua história, qualidade e dificuldade de compra tornou a cerveja trapista uma dos tipos mais famosos do mundo e objeto de desejo de todo amante cervejeiro.

A La Trappe, ainda que sua fabrição continue seguindo esse conceito, melhorou sua distribuição a partir de parcerias e hoje é possível ser encontrada muito mais facilmente e a um preço bastante acessível. E além disso, eles melhoraram bastante sua recepção turística, incluindo tours de visitação e um excelente restaurante.

Então não deixe de incluir no roteiro pela Holanda um passeio pela Brouwerij de Koningshoeven em Berkel-Enschot.

–> Leia mais no post sobre nossa visita a Abadia onde é fabricada a La Trappe na Holanda.

Heineken (Holanda)

Uma das cervejas  mais conhecidas e patrocinadora de diversos torneios esportivos, a Heineken possui um tour de visitação muito legal em Amsterdam, com uma pegada moderninha, uma energia bem diferente da Guinness, por exemplo.

Como em todo roteiro, na Heineken Experience é mostrado o processo de fabricação, da matéria-prima até a cerveja geladinha à mesa, mas o legal mesmo são as atrações interativas que eles têm. Como um cockpit que mostra diversos comerciais, um lugar que dá para você fazer um karaokê e um vídeo engraçado, uma máquina para caras e bocas em fotos virtuais e por aí vai.

A visita é encerrada no bar da Heineken, onde cada pessoa pode saborear duas cervejas.

–> Leia mais no post sobre nossa viagem para Amsterdam, onde está a fábrica da Heineken.

De Struise (Bélgica)

A primeira vez que tomei uma cerveja da De Struise foi em Bruges, praticamente sem querer. Enquanto a patroa foi fazer uma visita, eu aproveitei para conhecer uma pequena loja de cervejas da marca e comprei duas garrafas. E depois de experimentar, gostar e pesquisar, vi que essa microcervejaria era uma das mais festejadas pelo conhecedores cervejeiros, com algumas receitas próprias e bastante diferenciadas.

E claro que quando voltei para a Bélgica fiz questão de incluir sua fábrica no roteiro.

O lugar em si não tem grandes atrações ou mesmo algum tour específico, mas a possibilidade de poder comprar garrafas que você não encontra em outras lugares e beber diretamente da fonte não tem preço. Seu bar serve apenas cerveja, não tem comida ou outra bebida, e a quantidade de biqueiras de chopp é assustadoramente linda.

–> Leia mais no post sobre nossa visita na fábrica da De Struise na cidade de Oostvleteren na Bélgica.

Blogagem Coletiva




Este post faz parte da Blogagem Coletiva sobre Roteiros Etílicos com blogs amigos do grupo de Pequenos Grandes Viajantes. Conheçam as outras postagens:

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile