Bellagio, uma cidade para ficar de boa no Lago de Como

Bellagio Lago de Como Itália

Nós moramos na Alemanha e resolvemos fazer a viagem pelo norte da Itália de carro, como vocês podem conferir em nosso planejamento de três semanas pelo país. Nós conseguimos estimar todo o caminho e tempo em cada cidade, assim como os tempos de percurso.

Porém já erramos, no primeiro trecho. As 6 horas de viagem que tínhamos programado da Alemanha até a cidade Bellagio na Itália nas margens do Lago de Como viraram 10. Nada como estarmos preparados…  🙂

Tudo porque a passagem entre a Suíça e Itália não é tão fácil assim como pensamos. Quando se está descendo para o sul com carro, para transpor os Alpes é necessário passar por uma rede de túneis intermináveis… E não sabemos o porquê, quando passamos por lá o fluxo era controlado por semáforos, sem existir cruzamento, entradas ou saídas. Ou seja, ia uma batelada e depois de meia hora ia outra e assim foi até chegar a nossa vez. A mesma coisa acontecia para quem subia para o norte. Foram quase duas horas esperando… #MarginalPinheirosFeelings

De qualquer maneira, tirando o aperto dos tuneis, o caminho é fantástico! Realmente a Suíça tem paisagens maravilhosas.

Mas uma das coisas mais legais, é ver como tudo se transforma depois da última cidade suíça, Lugano. É claramente possível ver que chegamos na Itália… esqueça toda a organização e aquele ar sisudo germânico… Estamos chegando na terra da pasta!

A nossa primeira parada foi escolhida a dedo, a região do Lago de Como. Mas não queríamos ficar exatamente na cidade de Como e só ver as cidade ao longo do lago apenas de longe. Para explorar mais as cidades que margeiam o lago, nós decidimos ir para Bellagio.

De Como a Bellagio, nós levamos mais ou menos 1 hora de carro, com paisagens deslumbrantes do lago, sua margem e as montanhas próximas. Mas fica avisado que dirigir pelas ruas italianas é uma aventura, até certo stress. Os italianos correm como loucos naquelas estradinhas estreitas e não tem muita paciência com turista. A sugestão é reduzir o máximo quando vierem no sentido contrário e encostar o carro na direita. E sempre que possível dar passagem para o carro que vir atrás…

Mas a melhor e mais importante dicas é: Relaxe e aproveite o passeio!

Bellagio, Lago de Como, Itália

Depois de todas essa caminhada, chegamos à Bellagio exaustos e fomos direto para o hotel para descansar um pouco da andança. O hotel escolhido foi o Hotel Bellagio, limpo, organizado e bom café da manhã, mas o melhor é realmente a visão do Lago de Como. Lindo!

E foi assim que eu vi essa vista que me dei conta que estava realmente de férias. Ah! Eu ouvi dizer que o George Clonney tem uma casa na cidade, mas infelizmente eu não trombei com ele tomando um Nespresso nos cafés próximos…  🙁

Entardecer em Bellagio
Amanhecer em Bellagio

Para visitar a cidade, que é minusculamente fofa, eu peguei um Roteiro que o Escritório de Turismo sugere no site oficial. É bem completinho e dá para fazer tudo gastando a sola do sapato. E vou dizer que Bellagio é uma boa porta de entrada a Itália.

Para finalizar o dia, comemos nossa primeira Pasta realmente italiana, tomamos um Gelato maravilhoso e demos uma volta no centro antes de retornar ao hotel.

O sorvete de morango é demais!

Na manhã seguinte, nós fomos até a Punta Spartivento, que é o local onde o lago se divide. Nesse ponto dá para  ver o lago com os Alpes ao fundo, uma vista maravilhosa. Depois andamos ainda mais um pouco pelas ruelas charmosas da cidade, já se adaptando a beleza da arquitetura italiana.

Sem perceber, quando vimos já era hora de sairmos de Bellagio em direção a Milão.

Nós escolhemos o caminho pelo outro lado de Bellagio (sim, foi sem querer… rs) e foi maravilhoso, mais vistas lindas. :-O

Então fica a dica: Fazer o o primeiro trajeto Como – Bellagio e depois retornar Bellagio – Valmadrera, em direção a Milão, para conhecer os dois pedacinhos do Lago di Como.

Nossa próxima parada: Milão!