Ícone do site Ligado em Viagem

Budapeste – Visitando o Parlamento

viagem hungria

Eu acho que a vista mais emblemática de Budapeste é a vista do parlamento deitado nas margens do rio Danúbio. Essa foi a vista do meu quarto todos os dias que fiquei em Budapeste, de dia ou de noite a vista dessa construção imponente era demais.

às 4:15 da manha …
às 11:00 da manha…
às 11:00 da noite

O parlamento húngaro é um dos prédios legislativos mais antigos e o segundo maior parlamento na Europa. O prédio é enorme com 700 salas, e hoje é o lugar da assembleia nacional.

Programamos uma manhã para fazermos nossa visita ao parlamento, queríamos chegar cedo, umas 9 horas,  para evitar o rush e assim não correr o risco de ficar esperando muito tempo pelo próximo grupo de visitação.

Saímos do lado Buda e pegamos o metro 2 – vermelho, na estação Batthyány tér e uma estação depois, a Kossuth Lajos tér,  já estávamos de cara a cara com o parlamento, bem rápido e tranquilo.

Demos uma pequena volta na praça e fomos comprar o ticket no centro de visitantes.

O ticket pode ser comprado via internet, eu acho legal para quem tem um tempo limitado na cidade, pois pula a fila que dependendo da hora pode ser bem grandinha. O site é:

http://www.jegymester.hu/eng/Production/480000/Parlamenti-latogatas

A visita nas dependências do parlamento é guiada, tem mais ou menos uma hora de duração, e como opções de línguas: húngaro, alemão , espanhol, francês, russo e inglês. Ah! Para quem tem cidadania europeia o valor do ticket é mais em conta, é só apresentar o documento na hora da compra. O preço é de 2000 HUF para EU e 5200 para não EU, crianças até 6 anos não pagam.

Esperando dar a hora da visita…

Para a visita se programe para não carregar o mundo nas costas, pois é necessário passar as bolsas pelo raio x e você por um detector de metais, procedimento igual ao que temos no aeroporto, se tiver algo proibido vai ser necessário deixar pra trás.

Depois de passar pela segurança, chega a pessoa responsável pelo seu grupo com um guardinha que fica no final da fila, e aí começa a visita.

Esperando… Mas a paisagem e a pqna compensam 😀

A visita começa por algumas salas e corredores totalmente ornados, a guia vai falando baixinho enquanto é necessário apressar o passo para poder tirar fotos e não ser meio que enxotado pelo guarda que fica no final do grupo 😛

Depois chega-se que foi para mim o ponto alto da visita, a paradinha nas escadarias principais do prédio, é muito bonito, a luz natural estava divina me deixou de boca aberta, mas como disse antes tivemos pouco tempo para aproveitar 🙁

Saindo da escadaria entra-se na sala central do parlamento com uma cúpula de quase 95 metros de altura, onde é guardada a coroa do Santo Estêvão, o primeiro rei húngaro, aqui não pode tirar foto nem que a vaca tussa… Tem tanto guarda que não dá para vacilar. O legal é que vimos a troca dos guardas que ficam ao lado da coroa, eu não entendo o porquê de ser tudo meio que coreografado, mas tá valendo.

Passando por outra sala ornamentada, chegamos a sala onde ficam os 350 e tantos parlamentares húngaros, na câmara alta. Os assentos são dispostos em forma de meia circunferência, se assim posso dizer, criando uma bela formação.

Explicação vai e vem,  a guia fez um suspense meio que sem graça para contar que cada parlamentar tinha que deixar o seu cigarro / cachimbo / sei lá,  do lado de fora da sala e que para não fazer aquela mistura o porta cigarro era numerado assim, a pessoa decorava o número e ninguém pegava a baba de outra pessoa.

Com essa super informação fomos conduzidos ao final da visita, a guia sumiu e só ficou o guarda que nos acompanhou até passarmos a catraca na saída. Ah guardem o ticket em lugar de fácil acesso, pois é necessário usá-lo novamente para sair.

Na saída tem uma lojinha com produtos típicos da Hungria e lá aproveitei e comprei um lenço e um porta treco com bordados Matyó, feitos manualmente. Nos artigos tem até a foto da pessoa que fez o bordado, achei bem legal.

Para dar uma energia extra para o resto da andança, o café do centro de visitantes é bem legal, com boas opções de comidinhas, a pequena adorou o muffin e o croissant de lá. Ah, se usar o banheiro do café, lado interno, o din din gasto serve como moeda para comprar qualquer coisa no próprio café.

Do parlamento fomos andar mais um teco pela região para chegarmos no famigerado café Gerbeaud, mas isso é outra história.

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile