Ícone do site Ligado em Viagem

Calendário de 2023 dos Mercados de Natal na Alemanha

Calendário de 2023 dos Mercados de Natal na Alemanha

O final do ano vai se aproximando, as árvores começando a ficar amarelinhas e o frio vai ficando mais forte, mas só conseguimos pensar em uma coisa: nosso planejamento para visitar os mercados de natal da Alemanha.

Além das tradições de decoração e resgatar aquela receita de família para nos aquecermos nos dias escuros e gelados, os Mercados de Natal já virou nosso rotina natalina na terra do Glühwein e do Bratwürste.

Nós já visitamos algumas dessas festas e podemos dizer que, quem quiser passar frio no final do ano por aqui, não vai se arrepender.

E se você quiser dicas e orientações para os vários mercados de Natal de Berlim, nós temos uma texto detalhado sobre: Mercados de Natal 2023 de Berlim, Alemanha – Guia completo e dicas

Para o planejamento de viagem para a Alemanha, nós temos algumas publicações que podem ajudar bastante:


Atrações e passeios guiados pelos Mercados de Natal na Alemanha

Além de visitar sozinho as feiras natalinas alemãs, também é possível fazer alguns passeios guiados ou mesmo curtir atrações diferentes relacionadas.

Algumas dicas.



Outros guias completos de Mercados de Natal

Nós temos publicações detalhando mercados natalinos em outros países e cidades:


Calendário de 2023 dos Mercados de Natal na Alemanha

Quem quiser saber mais detalhes e fotos, pode ver nossa experiência ao clicar no links dos nomes de cada cidade listada abaixo (colocamos também a datas e informações atualizadas para este ano).

E antes, não deixe de acessar o Booking.com para encontrar o melhor hotel, hostel ou B&B para sua hospedagem.

Agora vamos a lista dos principais destinos natalinos que visitamos.




São ao todo 9 Mercados de Natal principais espalhados pela cidade com identidades próprias que faz cada um valer a visita. Somado a beleza da Catedral de Colônia, seus Museus, rio e margens, uma viagem de Natal que deve ser feita na Alemanha.

O principal deles, mercado de Natal da Catedral de Colônia (Weihnachtsmarkt am Kölner Dom) abre de 23 de novembro a 23 de dezembro de 2023, sendo dos domingo a quarta das 11h às 21h, quinta e sexta chuvosa das 11h às 22h e sábado das 10h às 22h.

Outros mercados natalinos em Colônia são:

Nós temos uma publicação detalhada com todos os mercados de natal em Colônia, não deixe de ler:




Mercado de Natal de Ettlingen, o Sternlesmarkt, pequeno mas muito charmoso, no Estado de Baden-Württenberg na Alemanha.

O Ettlinger Sternlesmarkt abre diariamente de 30 de novembro a 28 de dezembro de 2023 das 11h às 21h e em 24 de dezembro das 11h às 14h na Marktplatz, a praça do mercado em frente à prefeitura de Ettlingen.




Existem diversas feiras de Natal menores espalhadas na cidade, porém o principal Mercado de Natal de Karlsruhe é o Christkindlesmarkt. A festa natalina de Karlsruhe além de comidas típicas e barracas de artesanatos, também tem foco nas decorações natalinas no centro da cidade, em especial a Kaiserstraße e arredores. Ele abre diariamente de 28 de novembro de 2023 a 23 de dezembro de 2023, das 11h às 21h, na Marktplatz und Friedrichsplatz.

Outro mercado que gostamos muito, é o Kinderland St. Stephan, que tem um trenzinho para as crianças andarem e também um mundo encantador de contos de fadas com contadores de histórias, árvores falantes e uma pista de gelo infantil se torna realidade para os pequenos convidados. Ele abre diariamente de 28 de novembro de 2023 a 6 de janeiro de 2024, das 11h às 21h, na praça da Igreja de St. Stephan (Kirchplatz St. Stephan).




A cidade de Stuttgart não é só sobre Porsche e Mercedes-Benz, vejam os detalhes de nossa viagem para a Stuttgarter Weihnachtsmarkt, o Mercado de Natal de Stuttgart. O centro da cidade festivamente iluminado – moldado pelo antigo castelo, as torres da igreja colegiada e o grandioso complexo barroco do novo castelo – forma o cenário de sonho do mercado de Natal de Stuttgart. O mercado de Natal de Stuttgart também tem muito a oferecer além da agitação: uma grande terra para crianças e contos de fadas, grandes concertos noturnos e o enorme calendário do Advento na prefeitura colocam a magia do Natal na cidade.

Existem vários feiras de Natal em Stuttgart, mas o principal deles, é o Stuttgarter Weihnachtsmarkt que abre diariamente de 23 de novembro a 23 de dezembro de 2023 das 10h às 21h na Marktplatz, a praça do mercado de Stuttgart (outras praças que também tem mercados são: Schloss-, Schiller- & Karlsplatz)



A festa de Natal Esslinger Mittelaltermarkt & Weihnachtsmarkt, é uma das Feiras de Natal e Mercados Medievais mais famosos da Alemanha. Mais de 100 bancas de mercado se apresentam durante quatro semanas e garantem uma temporada de Advento atmosférica. Por fim, você pode passear por arquibancadas lindamente decoradas para contentar-se, maravilhar-se com as decorações de Natal brilhantes e comprar presentes ou lembranças para seus entes queridos em casa. Pode chegar o Natal!

Há coisas maravilhosas para descobrir num dos mercados de Natal mais agitado da Alemanha. Onde os visitantes podem vivenciar a Idade Média ao vivo.

O Esslinger Mittelaltermarkt & Weihnachtsmarkt abre de 23 de novembro de 2023 até 21 de dezembro de 2023. Funcionando de domingo a quinta-feira, das 11h às 20h30, e sexta-feira e sábado, das 11h às 21h30, em Marktplatz 73728 Esslingen am Neckar.

Outro mercado natalino de Esslingen é o Adventsmarkt Esslingen que ocorre de 23 de novembro de 2023 até 21 de dezembro de 2023. Funcionando de domingo a quinta-feira, das 11h às 20h30, e sexta-feira e sábado, das 11h às 21h30, em Fischbrunnenplatz Ritterstr. 73728 Esslingen am Neckar.




Os Mercado de Natal e Mercado Medieval da cidade de Pforzheim no Estado de Baden-Württemberg na Alemanha são uma ótima maneira de conhecer o novo e antigo do país.

O Mittelaltermarkt in Pforzheim, o mercado medieval em Pforzheim, abre diariamente de 27 de novembro a 29 de dezembro de 2023 das 11h30 às 21h no Blumenhof e no Barfussergasse. É possível ver e comprar artesanato antigo, menestréis, um show de fogo e muito mais.

Já o Goldener Pforzheimer Weihnachtsmarkt abre de 27 de novembro a 22 de dezembro de 2023 nos dias úteis das 10h30 às 20h e aos domingos das 11h às 20h localizado no Fußgängerzone & Marktplatz 75175 Pforzheim.




Uma cidade – sete praças – centenas de destaques: o mercado de Natal de Koblenz é um dos maiores e mais diversificados da Renânia-Palatinado. Barracas rústicas de madeira cheiram a pão de mel, concertos noturnos de coro espalham um clima pré-natalino, o mercado de artesanato convida você a vasculhar presentes e itens exclusivos feitos à mão. O cinema infantil, a patinagem no gelo e as árvores de Natal decoradas pelas crianças de Koblenz garantem que os olhos dos hóspedes mais jovens também brilham.

O mercado de Natal de Koblenz, o Weihnachtsmarkt & Eisspektakel Koblenz, abre de 24 de novembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024 na Münzplatz, Am Plan, Jesuitenplatz, Willi-Hörter-Platz, no pátio da Liebfrauenkirche, na praça central e na Josef-Görres-Platz (Sternenmarkt: Mercado das Estrelas).

Uma cidade – sete praças – centenas de destaques: o mercado de Natal de Koblenz é um dos maiores e mais diversificados da Rheinland-Pfalz (Renânia-Palatinado).



O mercado de Natal de Oberursel, Weihnachtsmarkt Oberursel, começa tradicionalmente no início do Advento no coração da cidade! A Feira de Natal acontece no primeiro fim de semana do Advento, a partir de quinta-feira, 30 de novembro de 2023, até domingo, 03 de dezembro de 2023, na Innenstadt bis Marktplatz 61440 Oberursel. Seus horários são: quintas-feiras das 16h às 21h, sextas das 14h às 22h, sábados das 12h às 22h e aos domingos das 12h às 21h.

O mercado se estende da praça do mercado pela Strackgasse até a Rathausplatz e de lá pela Kumeliusstraße até a Epinayplatz. O mercado medieval ocorre na histórica praça do mercado. Os clubes se reúnem na praça da prefeitura ou você pode permanecer no ambiente aconchegante da vila natalina. A praça Epinay é um destaque muito especial para famílias, crianças e idosos. Atividades infantis como trens a vapor e passeios de carrossel são oferecidos lá. Há também um programa de palco colorido no palco de Natal Kursana. Outros destaques são o mercado de artesanato e os consertos de brinquedos fofinhos na prefeitura.




Frankfurt não é só a cidade do Aeroporto Internacional mais movimentado do Alemanha. Devido ao número de visitantes e tamanho, o mercado de Natal em Frankfurt é um dos mercados de Natal mais importantes da Alemanha. Decorações elaboradas e criativas de estandes, o cenário de Römerberg e Paulsplatz e a enorme árvore de Natal fazem do mercado de Natal de Frankfurt um dos mais belos mercados de Natal.

O Frankfurter Weihnachtsmarkt irá acontecer de 27/11/2023 até 21/12/2023 em diversos locais da cidade (Römerberg, Paulsplatz, Mainkai, Hauptwache, Friedrich-Stoltze-Platz) com sua árvore de Natal gigante, diversão, comprinhas, Glühwein e outras guloseimas.




Rothenburg ob der Tauber, que por ser toda murada é uma das cidades medievais mais preservadas da Europa e a mais famosa da Rota Romântica da Alemanha. Quando o cheiro de vinho quente e doces velhos da Francônia se mistura com o ar frio de dezembro no Reiterlesmarkt de Natal durante o Advento, a ilusão de uma cidade pacífica é perfeita.

Aninhado no cenário pitoresco entre a prefeitura e a igreja, o Reiterlesmarkt em Rothenburg ob der Tauber é um dos mercados de Natal mais atraentes do país. E como um dos poucos, tem uma tradição centenária, como o próprio nome sugere. Retirado do mundo das lendas germânico, o “Reiterle” – como o Papai Noel – é uma figura da sorte que encanta a todos com sua visita.

O Reiterlesmarkt irá acontecer de 01 de dezembro à 23 de dezembro de 2023, de segunda a quinta das 11h às 19h e de sexta a domingo das 11h às 20h. Incorporado no cenário pitoresco entre a prefeitura e a igreja, o Reiterlesmarkt é um dos mercados de Natal mais atraentes do país.



Mercado de Natal de Nuremberg, no Estado da Baviera, um dos maiores e mais tradicionais da Alemanha. No principal mercado de Natal de Nuremberg, no coração da cidade, o mercado de Natal mais famoso da Alemanha, o Nuremberg Christkindlesmarkt, encanta visitantes de todas as idades.

Muitos convidados de todo o mundo são esperados novamente até a véspera de Natal. Em anos anteriores, o Christkindlesmarkt atraiu cerca de 2,3 milhões de visitantes – prova da atratividade ininterrupta do destino de viagem. Também para o povo de Nuremberg, um passeio por suas barracas faz parte da experiência do Advento, principalmente nas noites da semana e nas manhãs da véspera de Natal.

O Nürnberger Christkindlesmarkt, mercado de Natal de Nuremberg, irá acontecer de 01 de dezembro a 23 de dezembro de 2023 das 10h às 21h na Hauptmarkt, a praça principal da cidade.




Mercado de Natal em Heidelberg na Alemanha com vista para o lindo castelo da cidade, que pode ser admirado com muito Glühwein e comida natalina. Na parte antiga da cidade, o mercado de Natal divide-se em seis espaços individuais.

No centro histórico, o mercado de Natal distribui-se por seis praças e se estende desde o cruzamento de tráfego Bismarckplatz até o pequeno mas belo Anatomiegarten, o maior mercado de Natal com cerca de 70 barracas na Universitätsplatz, o mercado caracterizado pelo envolvimento de clubes e a pirâmide de Natal sobre o Heidelberg Winterwäldchen em Kornmarkt até Karlsplatz.

O Mercado de Natal de Heidelberg, Heidelberger Weihnachtsmarkt, abre diariamente de 27 de novembro a 23 de dezembro de 2023, das 11h às 21h, com mais de 140 barracas em seis lugares diferentes em Heidelberg (Anatomiegarten, Marktplatz, Karlsplatz & Universitätsplatz 69117 Heidelberg).




A cidade de Berlim, principalmente por ser a principal cidade e capital do país, tem uma programação especial para os mercados de natal, com várias opções, para todos os tipos de visitantes. Existem dezenas de opções de mercados de Natal em Berlim com datas de início e encerramento diferentes, além de regras, preços de ingressos e horários para cada um deles.

A cidade já tem alguns mercados iniciando no dia 22 de outubro de 2023 e tem festas até janeiro de 2024. Alguns deles:

Nós temos uma publicação específica dos Mercados de Natal de Berlim com dicas dos principais que valem a pena ser visitados.




Mercado de Natal de Baden-Baden com inúmeras atrações atmosféricas até as férias de Natal. Emoldurada pelas montanhas da Floresta Negra, Baden-Baden leva os visitantes ao tradicional mercado de Natal com inúmeras novas atrações atmosféricas em um tipo especial de conto de fadas de inverno.

O cheiro de vinho quente e pão de gengibre acompanha os visitantes em seu passeio por quase 100 barracas decoradas para o Natal no início do famoso Lichtentaler Allee. O Christkindelsmarkt, que está aberto até às férias de Natal, boutiques e lojas elegantes convidam-no para uma maratona de compras sem stress no centro histórico da cidade, decorado para o Natal.

O mercado de Natal de Baden-Baden acontece de 23 de novembro de 2023 à 6 de janeiro de 2024, diariamente das 11h00 às 21h00. E também nos dias 24 e 31 de dezembro das 11h00 às 15h00 e 1 de janeiro das 13h00 às 21h00. As festas natalinas ocorrem em Kurpark vor dem Kurhaus Kaiserallee 76530 Baden-Baden.



Advento com degustação de Stollen e vinho quente em Dresden

Descubra o centro histórico de Dresden à luz cintilante de Natal e desfrute da agitação e da agitação coloridas dos mercados de Natal de Dresden. Veja a famosa Frauenkirche, a Ópera Semper, o Zwinger e o Striezelmarkt.

Visite os três mais belos mercados de Natal com suas cabanas lindas e doces e passeie pelas praças mundialmente famosas do centro histórico de Dresden. Seu guia mostrará o mundo das tradições de Natal da Saxônia.

Veja a maior pirâmide de Natal do mundo e um enorme Saxon Schwibbogen (castiçal).



Nós escrevemos uma publicação completa com dicas essenciais de como conhecer os melhores mercados de Natal na Alemanha, não deixe de ler!


Mercados de Natal em outros países

Vale indicar também dois Mercados de Natal que ocorrem na França e na Inglaterra, pois eles possuem bastante influência alemã:



Uma das mais famosas Feiras de Natal da Região da Alsácia na França. O Mercado de Natal de Estrasburgo está de volta em 2023 com o tema “Vamos iluminar as estrelas”! Por mais de 400 anos, este evento de Estrasburgo mergulhou habitantes e visitantes de todo o mundo na atmosfera amigável das celebrações de fim de ano na Alsácia, em torno de sua catedral e do Grand Sapin. Este ano, pretende-se que o formato seja renovado para se tornar “mais autêntico e mais inclusivo”.

Sim, as festas de Natal acontecem desde 1570 em Straßburg.



A mais famosa Feira de Natal de Londres, o Winter Wonderland, no Hyde Park. Chamado de Hyde Park Winter Wonderland, comumente referido como Winter Wonderland, é um grande evento anual de Natal realizado em Hyde Park, Londres, de meados de novembro ao início de janeiro.

Possui vários mercados festivos, mais de 100 brinquedos e atrações de toda a Europa, uma roda gigante, vários shows ao vivo, incluindo um circo, show no gelo e música ao vivo, bem como vários bares e restaurantes.

IMPORTANTE: Agora é necessário comprar o ingresso com antecedência, você pode ver detalhes no site principal (em inglês): Pre-book admission tickets.

Outra dica legal é que você pode acompanhar o Winter Wonderland em todas as redes sociais, como o Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e TikTok.



É o Mercado de Natal que mais se assemelha aos alemães, antes ele ficava na Champs Élysées, mas foi transferido para o Jardim de Tuilleries em 2018. Calorzinho gostoso com comidinhas tipicamente francesas, cheiro de vin chaud, criançada correndo… vale a pena visitar.

O mercado de Natal do Jardin des Tuileries está de volta! Este evento emblemático para as comemorações de fim de ano em Paris aguarda jovens e adultos de fim de novembro de 2023 a janeiro de 2024, com pista de gelo, Papai Noel e muitas ideias de presentes e degustações no programa.

O Mercado de Natal das Tuileries é rico em belas decorações de Natal, assim como uma seleção de ideias de presentes: produtos franceses com destaque para um mercado gourmet em turnê pela França e artesãos oferecendo ideias de presentes.



A cidade de Colmar já é considerada uma das mais bonitas da região da Alsácia na França, mas se formos avaliá-la com as decorações e festividades de seu mercado de Natal, ela provavelmente será a mais bonita.

Votada entre as melhores feiras de Natal da Europa e a cidade, já conhecida como “a pequena Veneza” devido a beleza de seus canais, é um destino muito procurado por quem quer conhecer a rota de vinhos ou estiver visitando a cidade de Estrasburgo, capital da Alsácia, durante o período do advento natalino.

Todos os anos, a população de Colmar leva muito a sério os ornamentos da sua cidade: todos participam num divertido concurso de decoração e dão largas à imaginação na hora de decorar as casas e montras. E é muito bonito procurar por nós mesmos aquela que mais chama nossa atenção.


É… só de falar dos Mercados de Natal, a Genoveva já se remexe… O Raclette, o Glühwein, o Langos… não vemos a hora! 🙂


Dicas para visitar Mercado de Natal na Alemanha

O inverno na Alemanha é bem rigoroso, então é importante um bom planejamento para sua viagem. As melhores dicas para ajudar:


Video da chegada do Papai Noel no Mercado de Natal

Nós filmamos a chegada do Papai Noel, o Weihnachtsmann, no Mercado de Natal em Karlsruhe:


Vai viajar para a Alemanha?

Especificamente sobre a viagem internacional de avião do Brasil para o Aeroporto de Frankfurt, nós temos dois posts:

Além de dicas para complementar seu roteiro:


Dicas gerais de viagem internacional

Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:

Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:


Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.



 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile