Ícone do site Ligado em Viagem

Castelos de Neuschwanstein e Hohenschwangau em Füssen e Schwangau na Alemanha – Experiência de viagem

Castelos de Neuschwanstein e Hohenschwangau em Füssen e Schwangau na Alemanha - Experiência de viagem

Nós escrevemos como foi nossa experiência de viagem para as cidades de Füssen e Schwangau e os castelos de Hohenschwangau e Neuschwanstein.


Nesses guias nós incluímos dicas de o que fazer, hospedagem, atrações turísticas, restaurante e outras informações para sua melhor visita. Nós incluímos o que você pode visitar em Schwangau e Füssen além dos Castelos Hohenschwangau e Neuschwanstein, como museus, montanhas e igrejas.

Um roteiro de viagem para Schwangau e Füssen pode ser parte do planejamento para conhecer toda a Rota Romântica da Alemanha, o roteiro turístico mais conhecido do país, ou mesmo um bate-e-volta de final de semana ou feriado.


Nós escrevemos sobre 8 das melhores atrações na Rota Romântica na Alemanha com dicas atualizadas, não deixe de conferir.


Nossa experiência de viagem em Füssen e Schwangau

E o destino escolhido foi Füssen a aprox. 360 km da grande Ettlingen. Fomos visitar os castelos de Neuschwanstein, castelo que Walt Disney se inspirou para fazer o castelo da Cinderela,  e o Hohenschwangau.

O castelo de Hohenschwangau foi construído pelo pai do rei Ludwig II, e serviu de residência de verão para a família. Já o castelo de Neuschwanstein foi construído pelo próprio Ludwig II, pois ele amava como os reis da época medieval viviam e por isso queria reconstruir o estilo de vida no castelo. Também há uma forte referencia à obra de Wagner a história do cavaleiro do cisne. Infelizmente, ele acabou falecendo antes da conclusão do castelo, que é deslumbrante!

Para a visita dos dois castelos compramos os tickets (Ticket Center),  antecipadamente pelo site.


Uma outra opção é contratar um guia ou excursão para visitar os castelos:



Que tem versão em inglês, para ninguém morrer de susto ao ver tanta consoante junta. No site também tem todas as informações como horário de visitas, note que há horário de verão e de inverno e certas regras como não poder tirar fotos, não poder entrar com carrinho de bebe (este fica no guarda-volumes que é gratuito) e duração da visita que é geralmente 35 minutos para cada castelo, também explica como retirar o ticket físico antes de se visitar o castelo.

Os tickets são vendidos com hora marcada, porém se você acabar perdendo a hora, como foi o nosso caso, pois ficamos embasbacados com a beleza do lugar, os mesmos podem ser trocados na bilheteria que fica a caminho dos castelos.

Mas, na verdade os castelos ficam na cidadezinha de Hohenschwangau a 10 minutos de Füssen, cidade que escolhemos como base. Caso tenha chegado de trem até Füssen, há ônibus de 20 em 20 minutos em direção ao Hohenschwangau.

Para visitar os castelos existem bolsões de estacionamento que ficam no centro de Hohenschwangau, o custo é por volta de 10-15 Euros/dia.


Do estacionamento até os castelos você pode escolher entre três formas:

  1. Ir de charrete com os cavalinhos fazendo pops ao longo do caminho. Não fui, não fui, não fui.
  2. Andar pelas trilhas, e apreciar a paisagem. Nossa escolha!! Tempo para o Hohenschwangau 20 minutos, para o Neuschwanstein 30-40 minutos, pois é ladeira acima.
  3. Pegar um ônibus, pegamos para o Neuschwanstein para subir 6 Euros/pessoa. E chegue uns 40 minutos antes do horário marcado da sua visita pois a fila é looonga.

Chegando no castelo em si, tudo é bem organizado nos dois tem painéis com o número do tour e  horário. Então na hora que o número aparece é só ir para a fila.

O legal é que a visita tem áudio guide em português!!! Podemos curtir os detalhes sem muito stress.

A nossa programação foi visitar o Hohenschwangau de manha e o Neuschwanstein à tarde. Nem mesmo a chuvinha de a tarde atrapalhou a visita… O lugar é realmente bonito, e olha que era a minha segunda visita 😀

Após visitar o Neuschwanstein, pegue a trilha de retorno a vila para poder ir na Marien Brücke, o rei Ludwig II pediu para construir essa ponte que fica no alto de um desfiladeiro que dá uma vista maravilhosa do castelo, somente para ficar apreciando o trabalho dele. É alto pra caramba, quase morri de medo mas a vista compensa.

Terminamos nossa visita e fomos para o hotel em Füssen. O hotel que ficamos foi o Altstadt-Hotel Zum Hechten, que foi o mesmo hotel que fiquei da outra vez. Ele é bem localizado, no centro de Füssen e alguns quartos com vista para o castelo da cidade. O restaurante deles é muito bom com comidas típicas da região da baviera. O café da manha que é incluso na tarifa também é muito bom, com várias opções. O único porém, é que o estacionamento é pago.

No dia seguinte, fomos passear no parque a beira do rio Lech, que estava com uma cor incrível devido ao degelo das montanhas. É um parque linear que margeia o rio e que termina na saída para Schwangau. Pelo parque a gente entrou no castelo que de domingo a visita da parte interna é fechada então nos restou andar pelos pátios e tirar algumas fotos. Mas em 2010 eu consegui visitar o castelo e ele tem uma sala muito bonita com o teto totalmente decorado, e também ele conta com uma pequena galeria de arte. Você pode andar pelos muros do castelo de onde tem-se a visão da cidade. Muito legal.


Nós temos um guia de viagem completo com perguntas e respostas sobre seu roteiro para conhecer Castelo de Neuschwanstein. Não deixe de ler.


Álbum de fotos de nossa viagem em Füssen e Schwangau na Alemanha

Algumas de nossas fotografias de nossa experiência passeando pelos castelos de Hohenschwangau e Neuschwanstein.

Hohenschwangau
Alpsee
Hohenschwangau com o Neuschwanstein ao fundo
A vila de Hohenschwangau
Alpsee
Neuschwanstein
Neuschwanstein – Vista da Marie Brücke
Castelo de Füssen
Rio Lech
Füssen


Vai viajar para a Alemanha?

Nós temos algumas publicações para ajudar no seu planejamento de viagem para a Alemanha:

Especificamente sobre a viagem internacional de avião do Brasil para o Aeroporto de Frankfurt, nós temos dois posts:

Além de dicas para complementar seu roteiro:

E se você quiser se aventurar em lugares mais longes:


Dicas gerais de viagem internacional

Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:

Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:


Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o melhor seguro de viagem de acordo com sua necessidade.


 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile