Ícone do site Ligado em Viagem

Visitando a Caverna de Postojna a partir de Bled na Eslovênia

Em nossa viagem pela Eslovênia, nós definimos nossa base em Bled e foi de lá que iniciamos nossa daytrip para visitar dois lugares fantásticos e muito procurados no país: Castelo de Predjama e Caverna de Postojna.

Como a Eslovênia não brinca em serviço quando se fala em beleza natural, a viagem de pouco mais de 1 hora para a Caverna de Postojna, nosso primeiro destino, é maravilhosa.

 

Como é possível ver pelo mapa, caso você decida ficar em Liubliana, a viagem é reduzida para a metade, tornando o complexo da Caverna Postojna, aberta a visitação desde 1819, a principal atração do país e mais procurada pelos turistas que o visitam.

Para visitar a caverna, nós compramos um Ticket Combo que inclui as demais atrações do complexo: Exposição de Borboletas, um Museu, o Zoológico de Animais que vivem nas caverna e o Castelo Predjama. Fizemos a compra via internet no site oficial, pois é um pouco mais barato do que comprar na hora e não se corre o risco de pegar fila ou lotação.

 

O parque em que a caverna fica tem uma estrutura excelente para receber os seus visitantes, com um bom centro de informações aos visitantes, diversas lojas de souvenir e várias opções para alimentação, tanto que almoçamos por lá antes de irmos para o Castelo de Predjama.

Uma coisa que acertamos, que já fica como primeira dica, foi fazer o primeiro tour do dia, pois tudo estava bem vazio e deu para ter aquela sensação que eu adoro que é estar sozinha em uma caverna. Ah, meus dias de caverna no Petar… #sdds

 

 

O passeio pela Caverna de Postojna dura cerca de 1 hora e meia, pois dos 21 km de extensão do sistema cavernoso somente 5 km estão abertos à visitação, onde 3 km são percorridos com um trenzinho e 2 km a pé por um caminho pré-definido. E o passeio é lindo, onde podem ser observadas estalagmites, estalactites, colunas, cortinas, represas de travertino e outras formações rochosas. Mas fica a sensação de ser um passeio corrido e o guia que estava conosco não era lá aquelas coisas, eu senti falta de mais explicações e ela só parava de andar quando nós alcançávamos o grupo da frente.




 

Como o ambiente é escuro e temos pouco tempo, as fotos que eu tirei não fazem jus à beleza da caverna. Eu me xingo toda vez que lembro que não comprei ainda um tripé para tirar fotos legais… aff!







 

Ah! Uma dica muito importante é levar um agasalho, pois dentro da caverna a temperatura máxima é de 10ºC e no trem o ventinho faz você congelar.

Depois de tour princpal, fomos para as demais instalações do complexo. A primeira visita foi o Zoológico Vivarium Proteus de animais que vivem em ambientes cavernosos e infelizmente acabou sendo bem “mais ou menos”, pois são animais muito pequenos e que acabam se escondendo em cantos escuros e molhados. Foi necessária muita boa vontade e dose de imaginação para conseguir ver os bichinhos… 🙂



 

O Proteus, ou salamandra albina que é a estrela do local, tinha acabado de ter bebês e por isso tinha toda uma atenção especial do parque. E é realmente muito bonito, muito diferente. Foi possível ver no zoo, mas não rolou tirar foto.

E mais um momento #sdds Petar… Eu já tive a oportunidade de ver um, na Caverna Alambari de Baixo, soltinho na natureza e olha… é uma sensação única!

O outro ponto turístico é o Museu EXPO que conta toda a história da Caverna de Postojna ao longo dos anos e como ela se tornou esse ponto turístico tão importante da Eslovênia. É uma visita muito interessante, bem legal e completinho.




 

Já a Exposição das Borboletas foi um balde de água fria, pois achávamos que veríamos as borboletas livres leves e soltas, aff… não gostei nada em ver um monte de borboleta alfinetada em um painel. Não ficamos nem 5 minutos.

Finalizada as visitações, nós fomos almoçar e dirigimos mais 9 km em direção a Predjama, o vilarejo do famoso Castelo de Predjama.

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile