Ícone do site Ligado em Viagem

Nosso “Kit Viagem” para evitar perrengue

Evitar Perrengue

Isso é regra: se você nunca passou por um perrengue numa viagem, você vai passar por um. 🙂

Viajar é tudo de bom, mas existem situações que passamos ou vamos acabar passando, não tem jeito. Nós não tivemos nenhum grande problema que tenha impossibilitado a continuação viagem ou alguma consequência mais grave. Mas tivemos nossos pequenos perrengues…

Logo no primeiro mochilão que fizemos, que foi para o Machu Picchu, nós passamos uma situação complicada. Provavelmente por ter abusado um pouco da culinária servida no Trem da Morte, eu tive um pequeno problema estomacal, que dificultou bastante nossa caminhada pela trilha (e pior, nós não sabíamos como pedir um remédio espanhol na farmácia).

E assim se seguiu pelas outras viagens, tivemos casos como:

  1. Ao voltar de minha viagem para Nova Iorque, minha mala foi aberta no Aeroporto de Guarulhos e eu tive alguns produtos furtados;
  2. Em La Paz, o hotel que havíamos escolhido era MUITO sujo e potencialmente perigoso, inclusive o banheiro compartilhado não havia porta;
  3. Em Siena, ao chegar tarde no Bed & Breakfast, o dono da hospedagem foi bastante rude ao nos receber;
  4. Em Miami, última noite de nossa lua de mel, ao tentarmos sacar dinheiro com o cartão de crédito, nós tivemos a operação recusada e sem opção, pedimos para o restaurante fazer a conta maior para poder ter dinheiro para usar o ônibus para o hotel;

Então não se engane, perrengue de viagem irá acontecer, é só questão de tempo. Uma pequena lista de alguns temas que sempre atraem problemas:

  1. Clima (muita chuva ou muito sol inesperadamente)
  2. Doença ou mal estar (você, acompanhante, filho etc.)
  3. Hotel sujo e funcionário mal educado
  4. Avião cancelado
  5. Mala extraviada
  6. Furto
  7. Cartão não funciona e falta de dinheiro

Para tentar evitar ou reduzir a probabilidade de que algum problema aconteça, nós montamos para cada viagem um pequeno kit para evitar perrengue.

 

Nosso “Kit de Viagem para Evitar Perrengue” inclui :

Aqui entram dois tipos de remédios, aqueles que você precisa por prescrição médica (bombinha para asma por exemplo) e aqueles para problemas específicos mais “simples” (febre, tontura, prisão de ventre, diarréia, dor de cabeça).

 

Mesmo que não evitem 100% um potencial furto, com certeza dificulta. O meliante irá sempre escolher aquela bagagem que estiver mais fácil para abrir, vasculhar e pegar algo de valor no menor tempo possível.

 

Sempre. SEMPRE! Sempre pesquisem o que é necessário levar de documento para viagem (passaporte, visto, carta convite, documento, carteira de motorista internacional, seguro saúde, seguro viagem etc.). Não deixe para ver isto no final, é muito importante se planejar.

 

Todo cartão de crédito internacional só funciona em viagem ao exterior do Brasil se tiver essa função desbloqueada, que pode ser realizada tanto via Internet Banking, na Agência ou Caixa Eletrônico. Além disso, sempre pense no quanto de dinheiro em espécie que irá utilizar e também reserve algum valor em dólar ou euro (dependendo do destino) para possível troca.

 

Muito importante ter o seguro viagem em dia, seja para uma emergência médica ou relacionada ao transporte e hospedagem. Não deixe de fazer, é um custo pequeno relacionado ao total do quanto se gasta numa viagem e pode ser realmente necessário.

 

Imprima as reservas de carro, hotel, passagem, roteiros, tickets etc. e leve numa pasta. Além disso, tenha esses arquivos no seu celular e em alguma hospedagem na Internet (pode ser no seu e-mail). Ter essas informações de fácil acesso pode evitar bastante desconforto e discussões.

 

Avisar seus parentes (ou mesmo amigos) para onde você vai, em qual hotel irá se hospedar ou qual agência de turismo irá utilizar na viagem é muito importante. E pode ajudar ao tentar contato numa emergência, que pode ser sua ou de quem ficou para trás.

 

Esses são só algumas dicas e lembretes que podem facilitar muito sua vida e evitar perrengue comum de viagem, mas sempre existem mais o que pode ser feito (um cartão extra de memória para máquina, uma bateria ou carga extra de celular, uma muda de roupa na sua bagagem de mão etc.). O importante é que se precaver nunca é demais, lembrem sempre disso!

Dicas gerais de viagem internacional

Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:

Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:

Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.

 

 

Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva com o tema “Deu Ruim – Perrengues de Viagem”, acesse mais histórias dos Blogs de Viagem amigos listados abaixo.

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile