Ícone do site Ligado em Viagem

Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional

Dicas de entrevista, documentos e comportamento em imigração internacional

É cada vez mais comum viajar para o exterior, mas ainda existem dúvidas em relação a entrevista, documentos e comportamento nas imigrações internacionais.

 

Leia nossas sugestões de lembranças e presentes para trazer na sua mala de viagem.

 

Dicas para Imigração Internacional

 

  1. Atente-se a validade de seus documentos. (O passaporte precisa ter 6 meses de validade em relação a data da viagem.)
  2. Pesquise a necessidade de ter um visto para país de acordo com o objetivo de sua viagem. (Vistos de turista, estudante e profissionais são diferentes e precisarão ter documentação associadas.)
  3. Pesquise sobre o tempo máximo de estadia no país no caso de viagem a turismo. (Por exemplo, um turista brasileiro na Europa pode ficar até 90 dias.)
  4. Pesquise a necessidade de estar com carteira internacional de vacinação. (Muitos países exigem que a vacina contra a Febre Amarela tenha sido aplicada com antecedência.)
  5. Pesquise os tipos de produtos e limites de valores que você pode entrar em cada país. (Essa a informação que sempre muda, por exemplo não faz muito tempo que o Brasil passou a permitir entrada de queijo, salame e doce de leite do exterior.)
  6. Respeite as regras na fila de imigração. (Normalmente não se pode falar no celular, tirar fotografias ou falar muito alto.)

 

Leia sobre os Primeiros e Principais Passos para Planejar sua Viagem.

 

 

  1. Os balcões de atendimento da imigração normalmente fazem atendimento individual. (Exceção no caso de documentação compartilhada e filhos menores.)
  2. Tenha um Seguro Viagem Internacional! (Países da Europa exigem e costumam fazer a conferência durante avaliação de documentos de entrada.)
  3. Tenha impresso a reserva de hospedagem e passagens para locomoção durante a viagem e para retorno para casa. (Por mais anti econômico ou anti ecológico que seja, é bom ter os papéis na mão.)
  4. Tenha em mãos comprovante de renda suficiente para os custos de sua viagem. (Pode ser comprovantes de pagamento, dinheiro em espécie, cartões de viagem pre carregados e cartões de crédito internacional).
  5. Desbloqueie seus cartões de crédito internacional para uso no país a ser visitado. (Isso pode ser feito via Internet no Home Banking ou caixas eletrônicos.)
  6. Se você for ficar na casa de família ou amigos, tenha uma carta convite com todas as informações necessárias: datas, nomes, endereços e contatos. (O ideal é ter a carta em português e também na língua do país visitado.)

 

Saiba o porquê é necessário um seguro viagem e como contratar um.

 

  1. Tenha impresso números de contatos de emergência, como familiares, consulados, banco e autoridades locais do lugar que irá visitar. (Mais uma vez, pode ser anti ecológico, mas seus equipamentos eletrônicos podem quebrar, falhar ou não ter bateria.)
  2. Durante a entrevista com o agente migratório, seja simpática e responda apenas o necessário. (O risco de falar demais é entrar em contradição e isso irá fazer o processo ser mais complicado.)
  3. Tenha em mente informações básicas suas no Brasil e também no local a ser visitado. (Por exemplo: onde trabalha, onde estuda, sua família, o que vai visitar, quanto tempo, onde vai se hospedar etc.)
  4. Se você não souber falar a língua do país visitado, leve todas as informações escritas. (O ideal é que seja na língua do país, mas se não conseguir, leve-as em inglês.)
  5. No caso de ser barrada na imigração, entre em contato com o consulado brasileiro do país visitado ou com o Núcleo de Assistência a Brasileiros do Itamaraty. (Os contatos são E-mail: dac@itamaraty.gov.br ou na Rede Consular brasileira.)
  6. Preparada? Leia nossas dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião!

 

Veja as melhores dicas como escolher um hotel para sua viagem.

 

 

O que blog amigo Mapeando Mundo escreveu um check-list bem legal para uma viagem internacional.

 

Encontre as melhores promoções de passeios e atrações turísticas

 

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile