Ícone do site Ligado em Viagem

Dicas de como usar o Snapchat em viagem

Snapchat em Viagem

A possibilidade de acompanhar outras pessoas, incluindo celebridades, no seu dia-a-dia, sem todo o tratamento da televisão ou mesmo um vídeo no Youtube, faz com que cada vez mais o Snapchat seja utilizado e consumido. E o uso de Snapchat em viagem já é algo muito comum, tanto para blogueiros quanto para o turista normal. Na verdade, podemos dizer que o Snachat não é só uma nova rede social, mas sim um novo vício para seus usuários e produtores.

 

Mas o que é o Snapchat?

É um aplicativo onde você pode produzir vídeos, fotos e compartilhá-los com seguidores e amigos, assim como ver das contas que você acompanha. O grande diferencial dessa nova rede social. é que o seu feed (o conjunto de vídeos e fotos) tem um tempo de vida de apenas 24h, ou seja, eles são apagados e não podem mais ser vistos depois de um dia.

Essa característica de ter o conteúdo com tão pouco tempo de disponibilidade faz com que seus usuários o utilizem para compartilhar seu dia-a-dia, momentos específicos, fazer comentários e fotos sem que esses tenham uma preparação tão profissional ou artificial.

 

O Snapchat é uma rede social? Existe interação entre os usuários?

A resposta rápida é: sim! Além de ver o conteúdo gerado, você pode fazer comentário e abrir um chat com o outro usuário. A diferença do Facebook e Twitter é que essa conversa é sempre privada, ninguém mais tem acesso.

Ah! E você pode usar o aplicativo como se fosse um Whatsapp, apenas para conversar, trocar fotos e vídeos com alguém específico, sem que eles sejam disponibilizados no seu feed público.

 

Guia básico de uso do Snapchat

No lugar de descrever todos os passos de como instalar, criar vídeo e fotos, seguir contas etc. vou indicar o post do blog Guia Mundo Afora, que é o guia mais detalhado que achei dos blogs de viagens amigos da RBBV. Vale apena acessar!

 

Mas por que usar o Snapchat em viagem?

O Snapchat é uma ferramenta perfeita para mostrar “pílulas” do que estamos vivenciando no momento.

Seu engajamento é bastante efetivo, pois quando você faz um pequeno vídeo de até 10s ou tira um foto instantânea do local visitado e compartilha, os usuários que consomem seu produto querem realmente seguir e acompanhar a viagem que está fazendo. E isso é muito importante, por mais que não o Snapchat não seja tão amigável para interação.

 

Nossas dicas para usar o Snapchat em viagem

O uso do Snapchat em viagem é diferente das imagens de Instagram, publicações do Facebook ou tweets no Twitter, pois o aplicativo exige que você produza e publique no “real momento”, sem muita chance de preparação, ajuste ou correção.

Para ajudar no ínicio ou melhoria de seu uso, seguem 7 dicas de como usar o Snapchat em viagem que aprendemos e merecem ser compartilhadas:

1. Prioridade

Tenha muito cuidado ao dedicar seu tempo na captura e produção do seu Snap, você pode perder momentos importantes e muito bonitos da sua própria viagem. É muito comum a gente se viciar nessa nova rede social e acabar esquecendo de viver a “vida real”. A dica mais importante aqui é: curta sua viagem, seja sozinho ou com suas companhias, e então grave seus Snaps.

2. Naturalidade

Você já assistiu aquele vídeo no youtube em que a pessoa parece que está lendo um texto como um robozinho? Então… no Snapchat esse risco também existe. É claro que é muito importante não fugir de suas próprias características pessoais, mas antes de gravar um vídeo, pense no que você vai falar, lembre que são só 10 segundos e durante a gravação seja o mais natural, divertido e convidativo possível.

3. Exagero

Não seja aquele perfil de viagem que faz sequências intermináveis de Snaps, obrigado a gente a só ir clicando para passar o mais rápido possível. Sei que você está se divertindo e quer compartilhar o máximo, mas o Snapchat não tem esse objetivo. Pense em dar o conteúdo em “conta gotas”, “pílulas”, ou seja, mostre apenas o que for mais relevante, compartilhe apenas experiências pontuais.

4. Mescla de Fotos, Vídeos e Comentários

Siiim! O Snapchat não é só video. Pense em mesclar uma foto (vertical, por favor), alguns comentários e, claro, vídeos de sua viagem. De modo que o usuário possa ver um pouco do local, entender o que está acontecendo e reparar em algum detalhe importante.

5. Filtros e Adesivos

Procure pelo filtro de onde está, é muito interessante e legal conhecer os filtros específicos de cada ponto turístico, da cidade ou país. E também abuse (ou não) dos adesivos, as opções são bem variadas e podem deixar seus snaps muito mais atrativos e divertidos.

6. Conte uma História

Muito importante, ao planejar os snaps de uma visita, pense que você está contando uma história, com início, meio e fim. Um exemplo, vai mostrar uma trilha até uma cachoeira: conte o porquê de visitar o local, mostre o caminho com fotos, vídeos e comentarios, e então conclua com a cachoeira alcançada. Faça exercícios mentais de Storytellings de possíveis sequências de snaps que pode gerar.

7. Seja seu Próprio Usuário

Uma dica muito, mas MUITO importante: faça conteúdo do qual você seja consumidor! Se você não está feliz ou não goste do que está fazendo, isso irá transparecer no Snapchat muito mais do que em outras redes sociais. Seja você mesmo o seu “fã número 1”.

 

Espero que tenham gostado das dicas e se tiverem mais dúvidas ou quiserem compartilhar sua experiência, só escrever nos comentários. E não menos importante, sigam a gente no Snapchat:

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile