Dirigindo pela Bósnia e Herzegovina e Montenegro

Durante o planejamento de nossa viagem para a região dos Bálcãs, nós decidimos que ela seria feita dirigindo pela Bósnia e Herzegovina e Montenegro.

Eu vi também que seria uma boa começar a viagem a partir de Mostar, por ser a cidade que ficaria no meio do nosso roteiro. Ou seja, iríamos chegar pelo Aeroporto de Sarajevo, pegar o carro e ir direto para lá. Pensando nisso, fiz todo o roteiro, escolhi as cidades, as paradas no caminho e faltando menos de um mês comecei a procurar preço de aluguel de carro.

Procurando pelo site da Rental Cars, achei muito estranho os resultados e começou uma pequenina dor de cabeça. Os serviços de aluguel de carro no aeroporto de Sarajevo funcionam em um horário limitado, principalmente se pensarmos que estamos em um aeroporto internacional, sendo pior ainda durante o final de semana e nosso vôo iria chegar num sábado a noite.

Todas as locadoras mais conhecidas ficavam abertas somente até as 20h, justamente o horário previsto de nosso pouso (nem vou dizer que, claro, o avião atrasou 2 horinhas… rs). Continuando a pesquisa, descobri ainda que para poder retirar e entregar o carro fora do horário de atendimento, eles cobram uma taxa na faixa de 50 Euros pelo plantão. :-O

Entrei então no site do Aeroporto de Sarajevo e vimos a lista de locadoras locais. No final das contas, nós escolhemos a Euro Rent a Car, que teve o menor preço, incluindo motorista extra, a carta verde e um horário de atendimento decente. No final deu tudo certinho… mesmo com o atraso do avião.

Mas afinal de contas como é viajar dirigindo pela Bósnia Herzegovina e Montenegro?

A primeira coisa que é preciso se preocupar ao decidir dirigir pelos Bálcãs é a Carta Verde, um documento que permite cruzar as fronteira entre os países. E no nosso caso, ela foi pedida tanto na saída quanto na entrada da BiH e Montenegro, ou seja, não deixe de pedir e pegar o documento na locadora.

Com relação a cruzar fronteiras, para nós foi muito tranquilo, mesmo que as estradas que escolhemos viajar ficavam no fim do mundo. E é realmente o que dizem, nosso passaporte brasileiro realmente quebra o gelo nesses momentos. No retorno a Sarajevo, tivemos um pequeno azar na fila, ficamos atrás de dois ônibus de excursão e um carro  que o policial encasquetou com o povo… Aí ficamos mais de meia hora esperando o povo ser liberado.

As estradas são um misto de curiosas e belas.

Andando pela BiH, o que mais me impressionou foi a quantidade de cemitérios que ficam na beira da rodovia, lembrando o peso da guerra no país. Você encontra rodovias em boas e péssimas condições, principalmente quando estávamos na área da República SRPSKA, que é uma região autônoma. Mas de qualquer modo, a sinalização é boa, mas um GPS é sempre uma mão na roda quando é necessário cruzar o país usando as rotas menos turísticas, como a que fizemos. Pois às vezes encontramos placas somente escritas em alfabeto cirílico (russo), ou seja, não dava para entender nada.

Para sair de Sarajevo em direção a Mostar é necessário pagar pedágio, não sei o porquê, já que a pista era bem ruinzinha… O bom é que esse foi o único pedágio da viagem toda.

Por Montenegro, o que encontramos foram estradas em melhores condições, super boas, padrão europeu e com vistas de tirar o fôlego. Mas nas pesquisas que fiz eu já sabia disos, tanto que um dos motivos de irmos para lá, era poder dirigir pela bela baía de Kotor. Com relação à sinalização foi tranquila, mas como sempre, é bom ter um GPS para evitar ter dor de cabeça.

Ah! Ponto interessante número 1, como no Brasil os motoristas avisam a presença de policiais rodoviários na estrada dando aquela piscadinha com o farol… Então é melhor ficar atento com a velocidade.

Ah! Ah! Ponto interessante número 2, os túneis que pegamos nos dois países são totalmente roots. Não possuem acabamento como estamos acostumados e a iluminação fica bem a desejar. As vezes nos deparamos com um breu total! Sério, nessa hora era necessário redobrar a atenção… então cuidado.

Eu acho que para os europeus deve ser uma baita de uma aventura, mas quem esta acostumado ao trânsito de Sampa, com seus congestionamentos intermináveis e motoqueiros nos corredores, viajar dirigindo pela Bósnia e Herzegovina e Montenegro é beeem sussa… Então é só se jogar na estrada e aproveitar o belo caminho.