Ícone do site Ligado em Viagem

Citadela de Budva em Montenegro e curtindo a Jaz Beach nos Bálcãs

Budva Montenegro

Budva é a capital do turismo e “O” balneário de luxo de Montenegro. Espere encontrar por aqui luxo, gente ryca, carrões bem ao estilo Cannes e Mônaco. Só que ao invés de ouvir francês e inglês o que ouvimos era russo.

 

Saímos da de Kotor e 30 minutos depois chegamos em Budva. Nosso roteiro iniciou pela manhã visitando a Citadela, que fica dentro da Cidade Velha murada, chamada na língua local de Stari grad Budva.

A cidade de Budva é considerada uma das mais velhas na região do mar Adriático, tendo sido território da Grécia, Roma, República da Veneza, Reino Austro-Húngaro e, finalmente, Iugoslávia. Porém apesar de tanta história, suas passagens por guerras e desastres naturais não deixaram muitas marcas em sua cidade velha, que foi reconstruída em 1979 após um grande terremoto.

Como disse, a Citadela fica no final da cidade murada e é um pequeno museu com uma biblioteca com diversos livros antigos e mapas raros. A entrada custa 2,5 Euros por pessoa.



 

Nós almoçamos no restaurante que fica em frente a Citadela, comida local e bem gostosa. E depois fomos passear pelas ruazinhas da cidade velha, que é apinhada de pequenas lojas e café. Sua arquitetura e edificações são do Século XV, na maioria restauradas, e é possível visitar diversas igrejas, incluindo a Igreja de Santa Maria, a mais antiga da cidade.




 

Jaz Beach

Mas o que queríamos mesmo era aproveitar uma das praias mais badaladas da região, a Jaz Beach. Não exatamente no centro, a praia fica a 5 Km da Cidade Velha de Budva e sua vista da rodovia já nos surpreende com sua cor azul estonteante.

 

Considerada pela Lonely Planet como a melhor praia de 2015, a Jaz Beach, mesmo mantendo sua característica natural, tem uma excelente infraestrutura com um bolsão de estacionamento gratuíto e barraquinhas ao longo da faixa de areia.

Paramos o carro, nós descemos em direção a areia e alugamos as cadeiras e guarda-sol por 10 Euros e fomos aproveitar a praia de água cristalina.


 

Nós ficamos na parte da praia onde o rio Kovački Potok deságua no mar. Como na maioria das praias dos Bálcãs, a Jaz Beach não é de areia e sim de pedrinhas, o que pode incomodar um pouco. Por isso é legal ir com uma daquelas sapatilhas de areia para evitar o incômodo.

E mesmo com todas as fotos que vimos da praia, nos surpreendemos! É realmente muito bonito, a Pequenina se esbaldou no mar e fechamos o dia de boas em Budva.

 



Booking.com

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile