Ícone do site Ligado em Viagem

Kotor, Montenegro, linda vila fortificada nos fiordes da Baía de Cátaro

Viagem Kotor Montenegro

Kotor é a cereja do bolo quando se trata de uma viagem por Montenegro: linda, compacta, histórica e à beira mar. A vila murada foi a nossa base no país, de onde fizemos algumas daytrips para conhecer a região. E valeu bastante a pena ficar lá, não só por suas qualidades mencionadas, mas também por sua localização central aos principais pontos que visitamos no país.

 

Parte de nosso Roteiro pela Bósnia e Herzegovina e Montenegro, a cidade de Kotor, classificada Património Mundial pela UNESCO, fica na Baía de Cátaro, também conhecida por Baía de Kotor, e no passado fazia parte da República da Veneza, por este motivo é possível perceber muito da influência italiana em sua arquitetura.

 

Como a cidade é toda murada e cercada por um fosso, bem no estilo medieval, nós tivemos que deixar nosso carro no bolsão de estacionamento na frente do portão principal, o Sea Gate, o custo foi de 40€ por 3 dias.


 

O Hotel Vadar, onde nos hospedamos, estava bem na praça principal da cidade, perto da Torre do Relógio e do Sea Gate. E essa localização central ajudou muito para conhecermos a cidade de Kotor. A dica aqui é flanar pelas ruas admirando as ruas, vielas, torres, antigas construções e as várias igrejas espalhadas em pequenas praças.


 

Mas o principal é mesmo a grande muralha, que está perfeitamente conservada e se mistura com a paisagem da montanha. Sério! É muito interessante ver que ela às vezes fica praticamente invisível a nossa vista.


 

Caminhada pela Muralha de Kotor, Montenegro

A entrada pode ser feita pela parte norte da cidade ou pela parte sul, perto do portão Gurdic. Nós fomos pela entrada norte logo de manhã, como foi recomendado pelo nosso hotel, pois o calor do meio dia não ajuda na subida íngreme. É necessário pagar a entrada, que é de 3 Euros por pessoa. A picurucha não pagou, mas não sei qual é o limite de idade.

No mapa entregue estão demarcados 3 caminhos:

Essa diferença está relacionada a qualidade da construção e inclinação das trilhas, além é claro da distância a se percorrer. Todo o caminho pode durar até 4 horas, então é importante levar batante água e até um lanchinho para fazer no caminho.



 

E lá fomos nós, depois de pagarmos a entrada, começamos a caminhada, que mesmo temos escolhido a mais fácil, tem tem suas dificuldades. Nós tivemos que enfrentar muitas pedras solta, pequenas rochas e os degraus da escada, que ainda estão intactos, são escorregadios e altos.

Mas a paisagem compensa o cansaço!

 

E 520 degraus depois,  nós chegamos na Igreja da Nossa Senhora da Saúde, onde paramos para descansar uns 20 minutos, antes de descermos de volta para a cidade.


 

Depois de conhecermos a cidade de Kotor, nós fizemos algumas pequenas viagens por Montenegro, como pelo Parque Nacional de Lovcen, Budva e Jaz Beach.

 



Booking.com

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile