Ícone do site Ligado em Viagem

Linha Maginot na França – Visitando a Casemate Esch na região da Alsácia na fronteira com a Alemanha

Voltando para casa depois de nossa visita a última cidade da lista das Vilas Mais Bonitas da França, Les Plus Beaux Villages de France, Hunspach, eu sabia que por perto estaria a Linha Maginot, mas não tinha ideia do quanto e onde o lugar exato ficava.

 

Mas o que é a Linha Maginot?

Momento Wikipédia: A Linha Maginot (Ligne Maginot) foi uma linha de defesa construída pelo governo da França para defender a sua fronteira contra a Alemanha após a primeira guerra mundial. A Linha Maginot era constituída por bunkers (as Casemates), postos de vigilância e paóis de munição a grande profundidade. O conceito usado para a construção da linha era que ela, além de proteção, poderia ser utilizada para guerra de trincheiras, fazendo dela uma construção autossuficiente com energia, munição e alimentos.

 

Para ter uma ideia da dimensão da linha Maginot, ela era composta por 108 fortes equidistantes 15 km entre si, tanto por edificações menores e as Casemates (bunkers), e suas galerias subterrâneas somavam mais de 100 km de extensão.

Como todo mundo sabe a Franca sucumbiu perante os nazistas, logo chegamos a conclusão que a linha não cumpriu o seu papel. E quer saber o por quê? Porque devido a falta de recursos financeiros a construção da linha foi interrompida a 20 km da cidade de Sedan, criando um buraco enorme na linha de defesa, dando espaço para a tropa alemã invadir o país.

 

Para informações completinhas é só clicar no site oficial, LigneMaginot.com.

 

Nossa visita a Casemate Esch, uma das fortificações francesas da Linha Maginot

Como falei no início do post, não sabia exatamente onde ficam os pontos de visita da Linha Maginot, e acabamos encontrando a Casemate de Esch por acaso: na estrada vimos um tanque de guerra enooorme e aí decidimos dar meia volta e visitar o lugar.

 

A área externa é aberta a visitação e não tem custo. Além do tanque de guerra, você pode visitar vários pontos de defesa restaurados como campo de arame farpado, pedaços de trincheira e postos de observação.

 

Mas foi no prédio principal, a Casemate em si, que falamos P****! A espessura das paredes é absurda, ainda mostrando reflexos de ataques, com buracos e todo aquele ferro retorcido. Caramba, foi demais… O sentimento foi de fascinação e curiosidade.

 

Dá para entrar no prédio, que hoje é um museu, e realmente é muito legal. A entrada é baratinha, apenas 2 Euros por adulto, eles até poderiam cobrar um teco a mais que não veríamos problema, pois tem tanta coisa legal que ficamos de boca aberta.

 

Nas fotos que estão espalhadas pelo post já dá para se ter uma ideia do acervo de coisas que eles têm, mesmo em um espaço tão pequeno.

 

Falo que é um espaço pequeno, mas olhando por fora você não imagina o que vai encontrar dentro do bunker. O prédio conta com área de alojamento, banheiro (mequetrefe mas funcional), área de manutenção, almoxarifado, postos de observação e, claro, postos com metralhadoras para combater os inimigos.

 

O museu é bem completinho mesmo, com objetos dos vários exércitos envolvidos nas batalhas, francês, alemão, britânico, americano e russo. Você tem acesso a roupas dos soldados, armas, utensílios, documentos, material de propaganda, coisas de uso pessoal, bombas (fiquei com medo que alguma explodisse) etc. Tudo a seu alcance. Tanto que tive que controlar minha pequena para evitar que ela causasse qualquer estrago.

 

Para quem é fã da história das Guerras Mundiais, achar um local como a Linha Maginot é como ter a oportunidade de reviver um pedaço da História fora de livros, ter a certeza de que tudo, por mais absurdo, fez parte da vida real. E mesmo que não é tão fissurado, assim como eu, irá curtir bastante.

 

Dicas gerais de viagem internacional

Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:

 

Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:

 

Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.

 

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile