Lyon

viagem lyon

Lyon foi a nossa primeira parada nessa nossa viagem ao sul da França. Depois de 5 horas de viagem, obrigado tempo ruim e trânsito, chegamos à capital da região Rhônes-Alpes.

Place des Jacobins
Place des Terreaux

Mesmo cansados fomos explorar a cidade e o primeiro passo foi atravessar o rio Reno e ir à Bernachon, uma chocolaterie que tínhamos obrigação de ir após vermos um episódio de uma série de gastronomia na região da Provença + Cote D´azur. Valeu cada suorzinho e assim foi dada a largada para a comilança.

Vitrine da Bernachon

Depois voltamos para o centro de Lyon, andando pela beira do rio Reno… E por várias vezes me peguei falando com o maridoviski como Lyon lembrava Paris… e lembra mesmo, viu!

Chegando ao centro demos uma volta por lá, passando pela Place Bellecour, de onde se tem uma bela vista da Notre-Dame de Fourvière e vimos de pertin um restaurante do Paul Bocuse, cuja ida fica para a próxima encarnação.

Andando pela praça dá para ver um bonito chafariz que fez a alegria da baixinha e a escultura se posso assim dizer de I love Lyon… Fizemos um pouco de malabarismo para conseguir uma foto legal com a baixinha…

Depois da andança a genoveva pediu comida e devido a chuva torrencial que caiu comemos pertinho do hotel mesmo em um restaurante italiano razoável… quem tem criança pequena vai entender o porquê da escolha.

No dia seguinte, devidamente descansados e depois de tomar um café da manha meia boca, (ôh hotel ruim hein!) fomos explorar um pouco mais de Lyon.

A idéia era explorar a região da vieux Lyon, onde tem a Notre Dame e ruas adjacentes.

Cathédrale Saint-Jean-Baptiste

O próximo passo foi pegar o bondinho / teleférico, estacao Vieux Lyon,  e ir visitar as ruínas romanas da cidade, sim, sim, Lyon tem um anfiteatro pequeno e várias pequenas áreas da época que Roma conquistava tudo e todos, aberto a visitação que por sinal é gratuita. Uma pena que o local estava se preparando para um festival de verão então perde-se um pouco do visu, ruinas com a cidade lá embaixo. Ao lado do complexo há um museu.

Depois fomos em direção a Notre-Dame de Fourvière, 20 minutos a pé das ruínas romanas, catedral muito bonita por sinal onde fizemos uma parada rapidinha para almoço e para contemplar Lyon do alto.

A torre Eiffel de Lyon 😀

Como pra baixo todo santo ajuda retornamos a pé para a vieux Lyon, e depois de milhões de degraus, desfrutamos um sorvete, no Glacier Terre Adelice para aplacar o calor. Em Lyon há duas coisas para serem observadas:

Traboule
Passando pelo Traboule

Outra coisa legal de se fazer é visitar os dois museus de cinema que se encontram na cidade. Um deles é o museu Lumiere, que foi a casa dos irmãos Lumiere, porém fica fora da região central e não conseguimos visita-lo mesmo estando na listinha e o outro museu que fica no burburinho da vieux Lyon é o museu de miniaturas e cinema, que conseguimos visitar e que me surpreendeu, pode ir sem medo 😀 Vai ter um post especial para ele pois é realmente legal!

Depois de tanta andança fomos descansar e nos preparar para a próxima parada, já na região da Provença, Avignon!!!