Guia 2023 para o Mercado de Natal em Nuremberg na Alemanha

O mercado de Natal de Nuremberg na Alemanha, o Nürnberger Christkindlesmarkt, será de 01/12/2023 até 23/12/2023.

No principal mercado de Natal de Nuremberg, no coração da cidade, o mercado de Natal mais famoso da Alemanha, o Nuremberg Christkindlesmarkt, encanta visitantes de todas as idades. Como sempre, na sexta-feira antes do primeiro Advento, o Nuremberg Christkind abrirá “seu” mercado na sexta-feira, 26 de novembro de 2021 na galeria da Frauenkirche com o prólogo solene.

Muitos convidados de todo o mundo são esperados novamente até a véspera de Natal. Em anos anteriores, o Christkindlesmarkt atraiu cerca de 2,3 milhões de visitantes – prova da atratividade ininterrupta do destino de viagem. Também para o povo de Nuremberg, um passeio por suas barracas faz parte da experiência do Advento, principalmente nas noites da semana e nas manhãs da véspera de Natal.

Nós, claro, fomos então conhecer o Mercado de Natal de Nuremberg, ou Nürnberg em alemão, que é um dos maiores da Alemanha.

Não deixe de ver nosso Planejamento de roteiro de viagem e hotel escolhido para sua visita a Nuremberg na Alemanha.

Nós publicamos uma agenda com todas as datas de início e fim dos Mercados de Natal da Alemanha em 2023 que já visitamos, não deixe de conferir.

Guia 2023 para o Mercado de Natal em Nuremberg na Alemanha

Localizado na região da Baviera Nuremberg fica a uma horinha de carro de Munique, fazendo dela um ótimo day trip, pra quem quer conhecer uma outra cidade da região.

Ficamos um final de semana em Nuremberg para aproveitar melhor, pois como já era praticamente inverno a quantidade de luz por dia já não era lá essas coisas então o melhor a fazer é ter um planejamento mais sossegado. Mas se for visitar a cidade durante o verão em um dia bem andado dá para conhecer os principais pontos da cidade.

Começamos o nosso passeio pelo almoço. Em uma região um pouco afastada do centro, 10 minutos de carro, precisamente na Nimrodstrasse número 10, fica o Boogie´s BBQ, uma lanchonete com jeitão americano. A pequena e eu amamos a costelinha ala Outback, deu para saciar a genoveva. O maridoviski foi de um mega lanche de roastbeef. Olha a cara de felicidade depois do almocin.

De lá fomos para o Hauptbahnhof onde estacionamos o carro e fomos fazer o nosso passeio pelo centro velho de Nuremberg e visitar a feira de Natal. Saindo do Hauptbahnhof demos de cara com a Königstor uma das torres que fazem parte da muralha da cidade. De lá entramos na Handwerkerhof, todo decorado para o Natal.

No Handwerkerhof existem várias lojinhas com artesanato típico da região e restaurantes.

Em uma das lojinhas, melhor na Der Kunstgewerbeladen, onde fui atendida por uma simpática e paciente senhoria, comprei um penduricalho muito bonito de cobre, de uma cozinha antiga. Já tinha achado minha lembrancinha de Nuremberg.

Para ver a programação no site do Handwerkerhof. Do Handwerkerhof descemos a Königstrasse em direção ao mercado de Natal, que fica concentrado na região do Hauptmarkt, a praça onde fica a Frauenkirche. Porém, antes de chegar lá demos uma paradinha na Lorenzer Platz para visitar a Saint Lorenz Kirche.

A Saint Lorenz Kirche é linda e ainda no Natal com toda a decoração ficou demais. O destaque fica para um medalhão enorme perto do altar principal.

Dando uma volta pela praça fomos surpreendidos pelo mascote do time de hóquei da cidade o IceTigers que estava distribuindo presentes (laranjas e nozes) para as crianças em comemoração ao Nikolaus. A pequena adorou e não queria deixar o coitado em paz.

Fujimos e conseguimos chegar na ponte sobre o rio Pegnitz. Como as barraquinhas da feira começaram a pipocar na ponte quase perdemos um dos cartões postais de Nuremberg que é esse aqui:

De lá realmente chegamos na muvuca do mercado de Natal, ou melhor o, Nürnberger Christkindlesmarkt. Aí começam as intermináveis barraquinhas de Glühwein, Lebkuchen, que é o famoso pão de mel da cidade  e muitas mas muitas guloseimas para repor as calorias perdidas no frio.

No Hauptmarkt, demos uma volta pela feira  admirando as  barracas enfeitadas e o clima gostoso de festa no ar.

Fora as barracas tradicionais alemãs, em Nuremberg tem uma área reservada para produtos proveniente de outros países, como também um mercadinho para as crianças.

Já quase na saída da Hauptmarkt vimos uma fonte o Schonner Brunner, de 1385, que é um dos marcos da cidade.

Como começou a chover entramos na prefeitura, Rathaus, para fugir da chuva e de quebra vimos uma bela árvore de Natal com enfeites feitos pelas crianças da cidade.

De frente para a prefeitura fica a St. Sebald Kirche, que estava fechada, de lá fomos em direção ao Kaiserburg, o castelo da cidade. Passamos pela Tiergärtnerplatz, que tinha uma árvore enorme e totalmente iluminada. Estava linda demais! A pequena ficou encantada com o que viu.

Demos uma voltinha rápida pela Tiergärtnertor e fomos subir a ladeira para finalmente chegar no Kaiserburg.

Como já estava muito escuro, isso era às 17:00, e o frio começou a apertar Demos somente uma volta pela área externa do castelo e  aproveitamos a vista da cidade que é bonita mesmo em uma noite com neblina.

De lá pro hotel para descansar para o próximo dia. 😀

Ofertas de hospedagem em Nuremberg na Alemanha – Dicas de hotel, hostel e B&B

Encontre as melhores opções de hospedagem em Hotel, Hostel e B&B em Nuremberg na Alemanha.

Booking.com

Ofertas de passeio e atrações nos Mercados de Natal em Nuremberg na Alemanha

Encontre os melhores passeios guiados e atrações turísticas em Nuremberg na Alemanha.

Mais dicas de viagem para a Alemanha

Especificamente sobre a viagem internacional de avião do Brasil para o Aeroporto de Frankfurt, nós temos dois posts:

Além de dicas para complementar seu roteiro:

E estando na Alemanha, por que não conhecer outros países:

Nós escrevemos dois posts sobre os meios de locomoção e transportes na Alemanha:

Dicas gerais de viagem internacional

Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:

Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:

Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.