Ícone do site Ligado em Viagem

Mostar, Bósnia e Herzegovina, e sua Ponte Velha

Viagem Mostar Bósnia e Herzegovina

Assim que chegamos no Aeroporto de Sarajevo, nós pegamos o carro alugado e enfrentamos uma noite chuvosa para chegar em nossa primeira parada na Bósnia e Herzegovina, a cidade de Mostar.

A distância entre as duas cidades não é muito grande, somente 130 km, porém a estrada “não é aquela Brastemp” e por isso demoramos mais de 3 horas para chegar em Mostar. As estradas da Bósnia e Herzegovina não são ruins e falamos mais sobre isso no post sobre como dirigir no país.

Acabou que chegamos mega tarde no hotel, mas conseguimos descansar bem e acordamos novinhos em folha para explorar os principais pontos turísticos da cidade.

 

Roteiro em Mostar, Bósnia e Herzegovina

O centro histórico de Mostar foi reconstruído após a Guerra da Bósnia, que assolou o país na década de 90, e foi surreal visitar uma cidade e locais com marcas tão recentes de algo que vi através da TV quando mais nova. E apesar deste triste passado, a cidade consegue exalar uma alegria.  Devido a várias etnias que convivem na região, andando pela cidade dá para perceber algumas diferenças de arquitetura, como a área mulçumana, com grande influência turca, a área croata, católica, e a área sérvia, católica ortodoxa.

O centro histórico está localizado na área mulçumana e o nosso passeio começou pela ponte Kriva Cuprija, que é uma mini cópia da ponte Stari Most. Ela cruza o córrego Rabobolja e nessa área tem vários hotéis pequeninos e restaurantes sob o leito do Rabobolja.


 

De lá fomos seguindo pelas ruelas apinhadas de cafés e lojinhas até a Stari Most, que é realmente linda! As pedras brancas usadas em sua construção me fizeram lembrar da Croácia e um clima de praia. A ponte velha de Mostar faz jus à fama que tem. Reconstruída em 2004, a ponte sobre o rio Neretva foi construída em 1557 por ordens do sultão Suleyman, o Magnífico, e devido sua beleza é considerada o símbolo da cidade.


 

O site da Time Magazine tem um artigo onde eles mostram fotos da ponte destruída e de sua reconstrução, vale a pena ler. Outra curiosidade são os homens que ficam na beirada da ponte esperando algum turista dar algum dinheiro para eles pularem no rio, uma tradição local.

Fomos andando pelas ruelas até chegarmos ao melhor spot de Mostar, a mesquita Koski Mehmed Pasa, onde a partir do alto do seu minarete temos as melhores vistas do centro velho e da ponte Stari Most, que foram classificados como Património Mundial da UNESCO em 2005 .



 

Ficamos um bom tempo no local admirando a paisagem e depois decidimos parar para alimentar a Genoveva com um bom cevapicici e saladinha. Na sequência, nós visitamos mais duas mesquitas, uma que ficava no local dos curtumes da cidade e a mesquita Karadzbegova Dzamija. As duas bem simples, mas encantadoras.



 

Caminhamos mais um pouco pelo centro velho de Mostar, apreciando todos seus detalhes. E nossa a última parada por lá foi na casa mais velha da cidade, a Kajtaz House, que tem bastante influência turca em sua arquitetura.

 

Retornando para o nosso hotel passamos por uma região mais afastada da área turística e foi onde vimos as marcas da guerra nas casas e prédios. Muitos escombros e até marcas de bala nas paredes.

 

Já no hotel, o dia ainda não havia acabado, pegamos o carro e fomos para Blagaj, visitar um mosteiro num dos mais belos cenários já vistos, e Počitelj, uma vila fortificada da era otomana.

 



Booking.com

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile