Ícone do site Ligado em Viagem

Museu da Revolução em Havana, Cuba

Museu da Revolução em Havana, Cuba

Um dos principais pontos turísticos que vale ser incluído em todo roteiro de viagem para para Havana em Cuba é o Museu da Revolução (Museo de la Revolución), que narra a história da ilha desde sua origem até retomada pelos revolucionários liderados pelo Fidel Castro, Camillo Cienfuegos e Che Guevara.

 

O museu fica no antigo palácio presidencial do ditador Fulgêncio Batista, derrubado em 1959 pelos guerrilheiros, e sua arquitetura já é uma atração por si só. Além disso, expor a história da revolução num dos principais monumentos o governo deposto é muito simbólico.

 

Não deixe de ler nosso Planejamento Completo de Viagem para Havana e Varadero em Cuba

 

Antes de continuar, vale ressaltar um aviso importante, como todas as exposições são sob o ponto de vista do governo socialista, se você tem uma posição política mais conservadora e para direita, será necessário abstrair algumas peças de claro cunho propagandista.

Mas não deixe de reparar também na grandiosidade e riqueza do acabamento do palácio em contraste a pobreza ao seu redor, assim como também as marcas de balas da epóca da Revolução.

 

Além de contar a história de Cuba até meados dos anos 1990, o museu também serve para exaltar as figuras dos líderes, como Fidel Castro e Che Guevara, porém algo que me chamou muita atenção foram os destaques dados para as mulheres que tiveram participação tanto na revolução quanto no início do governo.







 

Permita-se rir em frente ao “Rincón de los cretinos”, com caricaturas do Fulgêncio Batista e dos presidentes americanos Ronald Reagan, George Bush e George W Bush. E logo na sequência fique boquiaberto pela gigantesca bandeira cubana pendurada no pátio interno do prédio.


 

Uma pena que a deslumbrante sala dos espelhos estava em reforma, mas mesmo assim nos encheu os olhos.

Fora do palácio é possível visitar o Pavilhão Granma com os aviões, transportes e equipamentos usados durante a revolução e na batalha com os EUA na Baía dos Porcos, assim como aviões e mísseis inimigos abatidos em combate. Mas o destaque é o Granma, embarcação usado por Che Guevara e Fidel Castro para chegar em Cuba a partir do México para o início da luta armada contra o governo de Fulgêncio Baptista.

 

Quando visitamos estava em exposição temporária fotos da primeira mulher cosmonauta do mundo, a russa Valentina Tereshkova.




Blogagem Coletiva

Este post faz parte da Blogagem Coletiva Museum Week 2018 da RBBViagem onde blogueiros de viagem escrevem sobre museus do Brasil e do mundo.

Não deixe de ler os posts participantes:

 

Leia também sobre nossa viagem para o paraíso que é Varadero e Cayo Blanco.

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile