Museu do Pão de Mel em Radovljica na Eslovênia

Radovljica na Eslovênia

Radovljica é uma cidade pequenina e bonitinha na Eslovênia que fica à 15 minutos de carro de Bled e seus famosos lago e castelo. Nós fomos visitá-la por recomendação de um casal amigo nosso que que devíamos conhecer umas das fábricas de gingerbreads mais antigas do mundo, a Gostilna Lectar.

Como estávamos em Bled, foi bem fácil uma viagem de “bate-e-volta”, mas caso queira se hospedar na cidade, o museu também é uma Pensão #fkdk.

Saímos bem cedo do hotel, chegamos em Radovljica, paramos o carro à uns 3 minutos do centro da cidade e, para a nossa surpresa, o estacionamento tem uma vista incrível do rio Sava, seu vale e da montanha Triglav.

Chegando na fábrica, que também é um museu, vimos que só abriria depois do meio dia, assim decidimos dar uma rápida volta no centro e ir para Liubliana (post saindo já já).

No retorno ao fim do dia, nós fizemos a visita, onde fomos recepcionados pelo dono do local. Como o local não é tão conhecido, as visitações são feitas individualmente. Ele nos mostrou todo o processo de produção, que é 100% manual, contou a história do biscoito e sua importância para a cidade e o país.

A maior surpresa é que na verdade o biscoito não é um gingerbread, mas sim um Pão de Mel, pois a receita não vai gengibre e é bastante rica em mel. Ele pode ter vários formatos, mas o de coração é o mais comum e servia como presente em ocasiões especiais.

E o danado dura viu… Vimos exposto um pão de mel com 65 anos e intacto. O mel acaba servindo como um conservante natural e o biscoito ficará bonito eternamente, mas provavelmente não comestível.

O costume antigamente era presentear com o pão de mel, que em esloveno se chama lectarstvo, os pais que acabaram de ter bebês, entes queridos em datas comemorativas e mesmo durante um pedido de casamento.

Aliás, o pedido de casamento foi a história mais fofa que já vi. Quando o namorado dava um lect no formato de coração para uma pretendente, normalmente ele vinha com um pequeno espelho colado. Ao olhar para o presente, a moça se via, o que representava que ela estava dentro do coração de seu amado. Um momento muito own… <3

Eu não ganhei o meu (olha a indireta, maridoviski…), mas compramos um pão de mel com o nome da baixinha escrito, que está muito bem guardado e daremos a ela quando for mais velha.

Para finalizar mais um lindo pôr do sol na Eslovênia.

E sim… era um dinossauro naquela foto lá em cima! 😀