Ícone do site Ligado em Viagem

Nancy

viagem nancy

Para fazer um esquenta das nossas férias, que seriam na Provence e Cote D´azur, pegamos um final de semana para visitar Nancy.

Nancy fica na região da Lorena, sabe a quiche lorraine? Ele nasceu nessa região… Falando em meios práticos a região da Lorena fica ao nordeste da França e  Nancy possui um conjunto arquitetônico que é patrimônio da humanidade da UNESCO.

Para quem está na França, precisamente em Paris é só pegar um TGV 1hora e meia, de carro a partir de Luxemburgo 2 horas e da nossa casita 2 horas e meia de carro.

Como iríamos dormir somente uma noite e tinha uma promoção fizemos nossa reserva no Best Western Hotel Crystal, aff que quartin mais apertado! Se ficarem nesse hotel, ele tem boa localização, não sejam tão mão de vaca como fui e peguem um quarto superior, garanto que a experiência vai ser melhor.

Para montar o roteiro da nossa visita dessa vez, ao invés de buscar informações somente em fóruns de discussão ou mesmo em guias, entrei no site de turismo da cidade que oferece um planejamento bem legal, dependendo da intenção da visita.

http://en.nancy-tourisme.fr/home/

Dividido em Unesco, art nouveau, night life, nature, gastronomy, shopping, conventions o site oferece os principais pontos a serem visitados englobando estes temas. Nós nos concentramos na parte da Unesco e art nouveau.

Com essas escolhas visitamos o centro antigo de Nancy e a Ecole de Nancy que possui uma grande coleção de itens do movimento art nouveau.

Mas antes de visitarmos a cidade em si fomos atrás de um hamburgueria que minha nossa senhora… Quem visitar Nancy e gostar muito de hambúrguer precisa dar uma passadinha lá, é o Karrement Burger, Le Petit Michotte que fica perto da Place Carnot. Tudo é praticamente feito na hora!! Ok o pão não, mas o hambúrguer e demais ingredientes sim e segundo o moço que nos atendeu tudo que iríamos comer era proveniente de produtores locais, legal né. O mesmo padrão seguia para as bebidas, eles tinham somente cervejas da própria cidade ou um tipo de tubaína orgânica que deu para encarar.

No centro antigo vimos a exuberante Place Stanislas… Eu vou confessar que fiquei muito feliz em poder conhecer essa praça… bonita com o branco do chão, contrastando com o preto e dourado, dos portões que é aquilo? E os pés de laranjeiras fofinhos…

A praça é enorme e tem vários restaurantes, hotéis e museus… No sábado a tarde ela estava lotada, principalmente de grupos que estavam celebrando a despedida de solteiro. Depois fomos para a Place de la Carrière que fica atrás se assim posso dizer da Stanislas.

De lá demos uma volta até a Basilique Saint Epvre, atravessando a rua fomos atrás de um lanche que o maridoviski pesquisou que era bom… Esqueci o nome do lugar, mas o dito estava gostoso mesmo, a lojinha do sanduba fica na esquina entre a rue Saint Epvre e rue Saint Michel, o local se acha fácil … Foi a nossa janta.

Andando pela Grande Rue que tem vários restaurantes e lojas, passamos na frente do palácio Ducal, onde fica o museu Lorrain, entrando na rua perpendicular à Grande Rue, a rue Jacquot tem –se uma visão legal do jardim e do palácio em si.

Acabamos dando uma voltinha pelo quarteirão até chegar a Porte de la Craffe, que também é um dos grandes cartões postais de Nancy. Pelo que vimos pode-se visita-lo por dentro, mas não me apeteceu muito não…

Continuamos agora pela Rue de la Citadelle e chegamos a mais um Porte, bem sujinho aliás um contraste com a Place Stanislas… Uma pena pois o conjunto é muito bonito.

Voltamos para o hotel para degustar nosso lanchito e capotar para o segundo dia.

Depois de um café da manhã razoável, fomos explorar o resto de Nancy, mas sem antes de levar um susto. Sábado, estacionamos o carro em um local recomendado pelo hotel, aí tudo bem, mas no domingo quando acordamos estava tudo, tudo fechado até as entradas e saídas do estacionamento! Bateu um pânico em mim e no maridoviski de 5 eternos segundos até virmos um senhor pegando o cartão do estacionamento, digitando uma senha e entrando no dito… E isso, como vimos depois durante nossa viagem à Provença e Cote D´azur, é um procedimento normal, cada cartão tem um código de entrada e o portão de saída abre quando vc o coloca na cancela… entonces nada de pânico! Lição aprendida 😀

Depois nos rumamos para a École de Nancy, visitar o museu de arte nouveau onde passamos boa parte da manhã. O museu é bem legal, mas vou falar que este tipo de arte não me apetece… Mas é legal para conhecimento.

Depois fomos em busca da igreja Notre-Dame de Bonsecours Church, que infelizmente não conseguimos visitar pois ela só abria aos sábados, 14:00. Isso não está descrito no site então, se quiser ver a igreja melhor perguntar na oficina de turismo.

Como o calor estava de fritar os ovos, fechamos nossa visita passando novamente pela praça Stanislas e com um restaurante tipicamente típico francês.

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile