Ícone do site Ligado em Viagem

Como foi celebrar o Natal em Marrocos, um país 99% muçulmano

Natal em Marrocos

No final do ano de 2016, nós resolvemos que iríamos passar as férias de dezembro em Marrakesh, Marrocos, incluíndo as festas de natal. Em função disso, fomos pesquisar as opções de celebração tanto da véspera de natal quanto do almoço do dia 25 e… não achamos nada.

Marrocos é um país com praticamente sua totalidade de muçulmanos. Pesquisas dão que 99,7% seguem o islamismo sunita e o restante é  dividido em cristianismo, judaísmo e  Fé bahá’í. E diferente do que vimos em Dubai, por exemplo, as comunidades de estrangeiros que moram na cidade não são tão significativas ou possuem muito espaço para expressarem suas culturas.

Se pesquisarem no Google é até possível encontrar igreja cristã em Marrakesh, mas as informações são bem vagas e acabamos que não quisemos arriscar.

Então como se comemora o Natal em Marrocos?

As celebrações são realizadas de maneira mais intimista em família, seja em casa ou mesmo em algum restaurante.

Um lado positivo, é que o país não sofre daquela poluição comercial que nós do mundo ocidental sofremos em toda data comemorativa, com inúmeras propagandas para qualquer lugar que vamos. Possibilitando assim, um momento realmente de paz e reflexão.

Nem tudo é ruim…

Como comemoramos nosso Natal em Marrocos?

Para nossa viagem, planejamos dois passeios especiais para os dias natalinos:

 

Foi muito bom! Eu fiz uma aula de como preparar um Tajine de Carne com Legumes, que depois pudemos comer em família, numa mesa com outros estrangeiros que também estavam visitando o país.

Além disso, o Centro Amal possui um lindo trabalho de recuperação e preparação de mulheres em uma cidade tão machista quanto a marroquina e foi recompensador ajudar a iniciativa.


 

O hotel La Mamounia é um dos melhores e mais sofisticados hotéis de Marrakesh e, mesmo não estando hospedados no local, é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. O seu jardim é realmente um maravilha e vale passar uma tarde caminhando.

Para o dia de natal, fizemos uma reserva no Le Menzeh, que é o bar localizado neste jardim, onde pudemos aproveitar um pouco do luxo do lugar. 🙂



 

No final, aprendemos que para comemorar, mesmo uma data tão celebrada quanto o Natal, não precisamos de toda uma agenda já pré definida, nós precisamos apenas estar bem com a gente mesmo e, melhor ainda, com aqueles que amamos.

 

Blogagem Coletiva

Este post faz parte da Blogagem Coletiva “Data comemorativa passada em algum destino legal” realizada por blogs de viagem de Pequenos Grandes Viajantes, não deixe visitar os outros posts:

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile