Ícone do site Ligado em Viagem

A magia da neve no mercado de Natal em Freudenstadt na Floresta Negra na Alemanha

A magia da neve no mercado de Natal em Freudenstadt na Floresta Negra na Alemanha

Nós sempre buscamos conhecer novos mercados de Natal e dessa vez escolhemos uma no meio da Floresta Negra, a cidade de Freudenstadt.  Uma coisa interessante que já fale dizer, é que nem todo mercado de Natal na Alemanha dura todo o período do advento, aproximadamente o mês de dezembro inteiro. Existem algumas dessas festas natalinas que são comemoradas apenas em um ou dois finais de semana.

O Weihnachtsmarkt in Freudenstadt tem duração de apenas 10 dias, mas é uma boa oportunidade para conhecer as tradições natalinas de cidade mais longe do circuito turístico alemão.

Em 2023, o mercado de Natal de Freudenstadt ocorre de 09 até 18/12/2023 na Marktplatz.

Para conhecer outros destinos natalinos, não deixe de ler o Calendário de 2023 dos mercados de Natal na Alemanha.


Como ir para a cidade de Freudenstadt

A cidade de Freudenstadt fica na região de Karlsruhe, estado de Baden-Württemberg, na famosa Floresta Negra da Alemanha. As duas maneiras de ir para lá, de carro e de trem, possuem vantagens.


Se você escolher ir de carro, a distância de Stuttgart  será de 1h10 (~80 Km) e do centro de Karlsruhe, de 1h20 (~85 Km). A vantagem é que você terá como trajeto as estradas que passam na Floresta Negra e poderá também incluir alguma parada no trajeto.

Mas eu prefiro ir de trem, pois o tempo das duas cidades para lá o mesmo, aproximadamente 1h30, e se tem vantagem de não precisar dirigir, poder tomar uma cerveja ou um vinho quente.

Nós já escrevemos sobre como se locomover na Alemanha, não deixe de ler:


Onde ficar em Freudenstadt na Floresta Negra alemã, incluindo hotel e hostel

Esse é um destino ideal para uma excursão de um dia, uma viagem bate-e-volta, mas se você quiser se hospedar na região, existem boas opções como antigos hotéis com cozinha tradicional ou mesmo mais longe do centro urbano, mais próximo da floresta.

Sugestões de hotéis e hostel para se hospedar em Freudenstadt:

Booking.com


Visitando o mercado de Natal de Freudenstadt na Floresta Negra na Alemanha

Nós tivemos muita sorte quando escolhemos um final de semana para ir para o mercado de Natal de Freudenstadt. A semana toda tinha sido de frio e chuva e justamente no sábado, o tempo abriu. E tivemos neve!


Se você estiver buscando a mesma experiência, a primeira dica, talvez a mais importante, é você consultar a webcam disponível no site oficial da cidade para ver como está o clima.

Como já adiantei, nós escolhemos ir de trem. A viagem é mais tranquila, podemos beber e comer sem problemas e, se quiser, até tirar uma soneca nas 1h30 de trajeto.


O mercado de Natal acontece na Marktplatz, principal ponto turístico da cidade por ser a maior praça de comércio, praça central, de toda a Alemanha. Porém apesar disso, ele é bem pequeno com poucas barracas de compras e comidas.

Assim que chegamos, nós fomos tirar algumas fotos na neve (foi a primeira do ano, então valia a prioridade… rs). Então aproveitamos para conhecer mais da Marktplatz e buscar vários ângulos. Como a intenção da viagem era mesmo o mercado de Natal, não visitamos outros pontos de Freudenstadt, com certeza faremos isso numa estação mais quente e menos chuvosa. Até para se aventurar numas das trilhas pela Floresta Negra disponíveis.


Na sequência fomos para o mercado, que repito ser bem pequeno e a Olivia quis ir no carrossel. Tinha duas opções e ela acabou escolhendo o menor e mais colorido.

As opções de comidas são praticamente as mesmas de todas as festas natalinas alemãs: Glühwein (vinho quente), Würste (salsichão), Pommes (batata frita), Flammkuchen (parecido com uma pizza de massa fina) e Sauerkraut (o famoso chucrute). Porém encontramos algumas coisas mais diferentes, mais da região da Floresta Negra, como um Glühwein com mel, uma mexidão de cogumelos, Cevapcici (um tipo de espeto de carne moída) e espetos de carne de porco grelhados na brasa.


Depois de alimentados, andamos mais um pouco pela praça (é realmente grande) e voltamos para casa.

Um passeio rápido que valeu bastante por conhecer mais uma nova cidade, um novo mercado de Natal e, principalmente, pela experiência mágica da neve.


Ofertas de passeios e atrações turísticas na Floresta Negra na Alemanha

Encontre as melhores ofertas de passeios e ingressos em atrações turísticas na Floresta Negra.

 

Vai viajar para a Alemanha?

Não deixe de ler também:


 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile