Ícone do site Ligado em Viagem

Nonantola – Modena, atrás do ouro negro

Depois da cidade eterna a próxima parada da nossa viagem foi Veneza, porém para chegar lá teríamos uma boa caminhada e não sabíamos muito bem o que queríamos fazer… Tínhamos pensado em visitar o pequeno país de San Marino, passar por Modena para o maridoviski andar de Ferrari, ir margeando a costa do mar Adriático, passando por Pescara ou passar em Nonantola, região de Modena para conhecer uma acetaria de vinagre balsâmico.

Como a genoveva falou mais alto e influenciados pelo episódio do Antoine Bourdan fomos conhecer a pequena Acetaria Pedroni no distrito de Nonantola em Modena. Nós marcamos a visita por e mail e já engatilhamos um almoço típico regado a muito vinagre balsâmico.

Entrada da Acetaria / Restaurante

O almoço na acetaria foi muito bom e gostoso, almoçamos na área externa perto de um parreiral e além de nós somente um casal turistando… o restante das pessoas eram da própria cidadezinha. Fomos atendidos pelo filho do proprietário que por sinal usava a mesma camisa azul que vimos no episódio do No Reservations #eca#. Todos os pratos, até a sobremesa (gelato + vinagre balsâmico) contém como ingrediente o vinagre balsâmico e todos foram aprovados pela genoveva. O sistema é slow food e se voce é fã das bebidas gasosas como eu, esquece pois lá só servem vinho e água, pedir um refri seria uma grande afronta 😛

Depois do almoço era a hora da visita pela pequena acetaria que está em funcionamento desde de 1862, o calor estava sufocante dentro do local onde se guardam os vinagres para maturação resultando em uma mistura de sauna com cheirinho de vinagre…

 

Mas mesmo assim a visita foi interessante, pois o processo foi explicado e podemos ver um vinagre bem velhinho trocentos anos de maturação, que tinha um aroma bem intenso e um lugar todo especial para ele.

 

Ao final da visita fomos degustar os vinagres à venda na acetaria. Aliás, o sabor dos vinagres que experimentamos na acetaria Pedroni é totalmente diferente do que estamos acostumados no Brasil, o sabor é muito mais intenso e o líquido em si é mais escuro e denso… Depois de estranhar um pouquinho dá para perceber que quanto mais velho, maturado, o dito cujo é melhor e consequentemente com um preço mais salgado. Para se ter uma idéia o preço de um aceto-balsamico-tradizionale-dop, varia entre 50 a 230 eurecas… Compramos o mais baratin mesmo e não nos arrenpedemos, pois o sabor do vinagre mais novo “ Italo“ nos agradou mais, ainda levamos uma grapa que foi premiada por vários anos e saímos da acetaria com a genoveva feliz e com a missão de afundar Veneza mais um pouquinho com os quilos adquiridos.

Vinagrinho bao

 

Nós não fomos para San Marino, mas o blog amigo amandAqui foi e conta em seu post como foi. 🙂

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile