Ícone do site Ligado em Viagem

O que fazer em Córdoba na Espanha em 1 ou 2 dias de viagem

O que fazer em Córdoba na Espanha em 1 ou 2 dias de viagem

Guia de viagem do que fazer em Córdoba, Espanha, em 1 ou 2 dias, com dicas de hospedagem, como chegar e seus principais pontos turísticos como a Mesquita-Catedral e a Ponte Romana.

Nossa viagem para a cidade de Córdoba na região de Andaluzia na Espanha foi uma delícia. Nosso principal objetivo era ver a famosa Mesquita-Catedral, mas tem bastante lugares para ver em Córdoba. E os outros pontos da cidade são tão encantadores, que os dois dias que ficamos por lá marcaram bastante nossa viagem pela Espanha.

Não deixe de ver os outros posts que escrevemos sobre nosso passeio:


Breve história da cidade de Córdoba na Espanha

Córdoba, também conhecida como Córdova, passou a ter importância quando foi conquistada pelos romanos em 206 a.C., inclusive um de seus principais pontos turísticos, a Ponte Romana é desta época.

Outro fato importante para suas construção, foi o período em que ela foi dominada por muçulmanos, quando foram construídas a Mesquita e vários palácios, edifícios e uma biblioteca que já foi considerada a maior do mundo.

Com a conquista da cidade pelo cristãos espanhóis no século XIII, a cidade recebeu diversas modificações arquitetônicas, incluindo a mais famosa, a Mesquita-Catedral.

Como se pode ver, a cidade de Córdoba é muito rica em história, religião e cultura. E seu centro histórico, com suas ruelas estreitas e brancas com detalhes coloridos, e a Mesquita-Catedral possuem o estatuto de Patrimônio Mundial pela UNESCO.


Onde ficar em Córdoba

Não é muito difícil encontrar um lugar onde se hospedar em Córdoba na Espanha, a cidade possui diversas opções muito bem localizadas.

Nós escolhemos o Hotel La Boutique Puerta Osario como nossa estadia em Córdoba. O hotel dentro da área histórica, mas o charme dele esta realmente nos quartos. Eu adorei a decoração, mesmo tendo 3 camas e ainda com a adição das malas e brinquedos espalhados. Outros detalhes, o café da manha é farto e tem estacionamento no próprio hotel.

Nós ficamos perto da Puerta Osario, um dos portões mais antigos da Muralha Romana de Córdoba e a uma caminhada de 15 minutos da Mesquita-Catedral.

Outras opções de hospedagem em hotel e hostel podem se encontrados no Booking.com:

Booking.com Booking.com


Como chegar em Córdoba

A cidade de Córdoba fica na comunidade autônoma Andaluzia na Espanha. Como estávamos de carro, nós incluímos sua visita no caminho de nossa ida de Madrid para Sevilha.



Córdoba fica numa distância de aproximadamente 400 Km de Madrid (~ 4h15min ) ou numa distância de 141 Km (~ 1h40min) de Sevilha. As estradas são bem construídas e muito bem sinalizadas, além de ter várias paisagens e vistas bonitas no trajeto.

Porém, se você não estiver de carro, existem diversas opções de excursões para a cidade de Córdoba, por exemplo:


Mapa com os pontos turísticos que visitamos em Córdoba

Nós fizemos um mapa com todos os pontos turísticos que nós visitamos, além de uma sugestão de lugar para comer. Desta maneira fica mais fácil você escolher a localização de sua hospedagem, seja hostel ou hotel.



O que fazer em Córdoba na Espanha

Córdoba é o tipo de cidade que o interessante se encontra nas ruelas entrecortadas pelas casinhas brancas e pelos belos pátios escondidos. Nas duas noites que ficamos na cidade, conseguimos fazer tudo o que queríamos e ainda fomos ao Palácio de Viana, que inicialmente não estava nos planos.


Como já mencionei a Mesquita-Catedral era a cereja do bolo e foi por ela que começamos o nosso passeio. Nós compramos o ingresso de entrada lá mesmo num das máquinas automáticas, pois não tinha fila nenhuma. Já o caixa normal, com atendente, estava com muita gente.

A Mesquita-Catedral é realmente impressionante e bela. O que mais encanta é a fusão entre a cultura cristã e islâmica. Além dos arcos pintados de vermelho e branco, que foram para mim o auge da visita, o jogo de luz e sombra formados pelos vitrais em todo prédio é fantástico. Nós fomos pela manhã e conseguimos pegar uma luz belíssima, valeu a pena acordar cedo.


Visitamos também o magnífico Alcázar de los Reyes Cristianos, com seus jardins maravilhosos, que quase nos fez acreditar que era verão em pleno dezembro do inverno europeu. Nós compramos os tickets na hora, tinha uma fila pequena de uns 10 minutos. Nós reservamos 2 horas do dia para explorar o local e foi o suficiente.


Na saída aproveite e já dê aquele pulinho na Ponte Romana para ficar maravilhada com a vista com a cidade ao fundo. Linda demais. E na volta, já preparando a genoveva para o próximo sanduíche de jamon, visite o Templo Romano, melhor, suas ruínas com o que sobrou dele.


Depois andamos até a região da Juderia onde fomos para a Sinagoga de Cordoba. A dica agora é caminhar sem rumo por suas ruelas, admirando as paredes brancas adornadas com os seus vasos de flores coloridos até chegar na Calleja de las Flores, o lugar em que resume toda essa beleza.


No final do dia voltamos para a área da Mesquita-Catedral, visitamos o seu jardim com laranjeiras típico da região e visitamos a torre. Mais  em um golpe de sorte no último horário no final do dia. Foi lindo ver o pôr do sol em Córdoba de lá.


No segundo dia, nós acordamos, tomamos cafe da manhã e fomos visitar o pátio do Palacio de la Merced e o Pátio Viana, que é um museu aberto com vários pátios, que representam a alma de Córdoba. Eles são tão famosos que no Natal existem passeios para visitar os pátios da cidade e ver os enfeites natalinos. E mesmo fora da época natalina, vale a pena dar uma espiada.


Nós ainda fomos para a Plaza de la Corredera, que tem uma arquitetura que vimos em outras cidades espanholas, um retângulo praticamente perfeito e prédios altos da mesma altura em sua volta.


Ah! Antes que eu esqueça, não deixe de provar o restaurante Bocadillo de Jamon do Viandas. É turístico, eu sei, mas o jamon e o pão usado para o sanduíche estavam super mega frescos e com um preço bem amigável.


Extra: Sugestão de roteiro de 1 dia em Córdoba na Espanha

Como mencionei, nós ficamos duas noites na cidade. Escolhemos essa opção principalmente por que fomos no inverno, onde o dia é bem mais curto. O sol nasce as 9h da manhã e as 18h já está bem escuro.

Além disso, nós estávamos viajando com a Olivia, por esse motivo, o ritmo é bem mais lento.

De qualquer forma, se você tiver só um dia para conhecer a cidade, é bem possível fazer um roteiro bem completo. E se você for durante o verão, terá muito mais horário de sol, então dá para aproveitar bastante o passeio.

Nossa sugestão é a seguinte ordem:

O Palacio de Viana funciona das 10h as 19h, caso você consiga incluir no roteiro, seus pátios são realmente bonitos, mas acredito que os pontos que visitamos no 1° dia já resumem muito bem uma viagem pela cidade.


Nós já tínhamos visto fotos e lido sobre a cidade de Córdoba, mas mesmo assim assim foi uma grata surpresa. Uma excelente parada antes de continuar viagem de Madrid para Sevilha.

A guria do blog Apure Guria já escreveu um sobre sua visita a Catedral de Sevilha e um tour imperdível nos telhados.


Dicas gerais de viagem internacional

Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:

Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:


Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.


 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile