Ícone do site Ligado em Viagem

O que fazer em Ho Chi Minh City, antiga Saigon, em viagem no Vietnam

Ho Chi Minh City Vietnã

Mais uma viagem a trabalho e dessa vez o destino foi o Vietnã e sua maior e mais importante cidade, a Cidade de Ho Chi Minh ou Ho Chi Minh City ou ainda HCMC, como ela também é conhecida e vou usar aqui. Ela também é conhecida como Saigon, nome dado durante sua ocupação europeia até 1975.

No quase um mês que fiquei em HCMC, eu tentei seguir a filosofia “Work hard, have fun harder”. Falhando apenas nos dias que fui vencida pelo cansaço. E por isso vou escrever o que vivenciei por lá na visão que foi uma mistura de business traveller com turista.

 

Como chegar em Ho Chi Minh City no Vietnã

Infelizmente não há voos direto do Brasil para o Vietnã, sendo necessário fazer conexão na Europa ou na região dos Emirados Árabes Unidos. O que não deixa de ser uma boa desculpa para aquele Pit Stop esperto antes de chegar no destino final.

Como eu saí da Alemanha, meu trajeto passou pela Tailândia e de lá para o Vietnã. Eu voei pela Thai Airways e foram 17 horas de voo mais conexão, ou seja, não dá para não chegar cozido. Isso sem contar o famigerado jet leg devido ao fuso, já que são 6 horas a mais da Europa e 9 horas a mais que o Brasil.

 

No aeroporto de HCMC – Visto, Saindo do aeroporto e Troca de dindin

O Aeroporto Internacional de HCMC é o Tan Son Nhat, que é pequeno e meio caidinho quando comparado aos de Singapura e Tailândia, que são os principais aeroportos de conexão e uma atração por si próprios.

A chegada foi tranquila, assim como a passagem pela imigração. Como eu já tinha o visto por causa do trabalho, não precisei ir aos guichês de Visa On Arrival, mas pelo que vi o trâmite é tranquilo.

O Visa On Arrival pode ser obtido através de diversas agências que prestam o serviço pela Internet, onde é necessário preencher um formulário e pagar aproximadamente 25 US$. No site da Embaixada Brasileira do Vietnã eles recomendam algumas agências.

Outra preocupação é em relação a vacina da febre amarela. Não fui questionada durante a passagem pela imigração, porém é melhor não se arriscar e levar a Carteira Internacional de Vacinação.

Antes mesmo de eu pegar a minha mala na esteira, eu aproveitei e troquei dinheiro no aeroporto. Como já vinha acompanhando a taxa de conversão, vi que valia a pena e nem pensei duas vezes. Foi rápido e tranquilo.

Ao sair da área de desembarque, eu ignorei a enxurrada de pessoas oferecendo transporte e fui direto em um guichê de táxi. Paguei 180 mil Dongs para a ida até o meu hotel. Preço justo, já que na volta paguei 150k Dongs.

Em minha pesquisa eu vi que vários hotéis oferecerem serviço de Transfer, além de também ser possível ir para o centro de transporte público, mas depois de trocentas horas de voo é melhor optar por um ar condicionado no calor de quase 40ºC e umidade nas alturas.

Mesmo sendo pertinho do Distrito 1 da HCMC, somente 8 km, o trajeto até o aeroporto leva em torno de 1 hora. O trânsito caótico da cidade consome cada segundo mesmo nessa curta distância, deixando até o trânsito de São Paulo no chinelo.

 

Onde se hospedar em Ho Chi Minh City

HCMC é dividido em distritos, os Quân, muito parecido com o estilo em que Paris é dividida. No total são 24 distritos, mas turisticamente falando, foca-se apenas nos distritos 1, 2 e 5. E depois de conhecer um pouco a dinâmica da cidade, a melhor região para se hospedar é o Distrito 1, conhecida como Q1, onde 99% dos pontos de interesse estão.

Como disse, eu fui a trabalho, mas se eu fosse somente para turistar pela cidade, eu ficaria na região Quân 1 próximo de onde está a Ópera de HCMC, pois fica perto de tudo, principalmente dos restaurantes.

Bom, como eu tinha que ficar com o time da empresa, não tive muita decisão na escolha do hotel. Eu me hospedei no New World Saigon Hotel e ainda bem que o hotel era bom. Enorme, quarto confortável, ótimo café da manhã e um excelente serviço.

 

Em relação a localização, andando do hotel até a praça onde fica a prefeitura são 20 minutos. Não é muito, mas devido ao calor de sauna da cidade, parecia ser muito mais, mesmo a noite.

Se você estiver procurando por uma região mais ocidentalizada, então procure hotéis no Quân 7, que é o local onde expatriados moram e por lá tudo tem cara dos jardins de São Paulo. Porém saiba que nessa região, você vai ter que usar táxi para tudo. Tudo é uma análise de custo versus benefício.

 

Quanto tempo ficar em HCMC

Eu acredito que três dias inteiros em HCMC seja o suficiente para conhecer a cidade e se jogar na comida vietnamita.

Neste período ainda dá pra fazer um passeio de dia inteiro pelo Delta do rio Mekong, que recomendo demais, fazer um passeio de meio dia para o Cu Chi Tunnels e ainda fazer um tour a noite, a minha sugestão é fazer Food Tour com Sights, que foi o que eu fiz.

Ah! E para quem gosta, ainda tem uma noite para uma apresentação na Ópera da cidade.

Leia sobre os passeios que eu fiz nos posts já publicados:

 

Ofertas de Passeios em Ho Chi Minh City

 

 

Transporte em Ho Chi Minh City

Dentro do Distrito 1 a melhor coisa a fazer é gastar a sola de sapato. Tem tanta coisa interessante para ver e achar, que ficar andando de taxi não vale a pena. As pequenas descobertas fazem parte da atração da cidade.

Para pontos mais distantes, como o Jade Emperor Pagoda, Cholón no Distrito 5 e o Ho Thi Ky Flower Market no distrito 10, compensa ir de táxi. Eu fui andando, mas foi uma hora e pouquinho embaixo de um calor de matar. Para os taxis a recomendação unânime foi usar os da companhia Vinasun ou Malinh.

Outras opções possíveis são andar de motoquinhas pela cidade, eu apenas de carona no Night Tour; Usar o Uber ou o Grab, que é um App concorrente; e, se quiser mais emoção, se aventurar de ônibus. Já o metrô de HCMC está em construção em parceria com o governo do Japão e pelo jeito vai demorar para ficar pronto.

 

Minhas impressões da cidade de Ho Chi Minh no Vietnã

Não vou ficar divagando sobre a história do país, mas o que achei interessante é que após anos de conflitos e de influência de diversas culturas, a Cidade de Ho Chi Minh é uma mistura muito interessante.

Para nós brasileiros, lembra muito do nosso país, com áreas desenvolvidas em contraste com favelas à beira do rio Tietê, ops, rio Saigon, que em determinadas áreas tem aquela cor preta e fede do mesmo jeito.

Pelos caminhos, você vê os postes de luz cheios de gatos e lixo pela calçada, o cheiro no ar da poluição dos carros e motos, tornando a minha vida de alérgica um inferno.

Veja a cidade por cima, quando o avião estiver pousando em HCMC e você entenderá o que quero dizer.

Por isso, muita coisa que os Europeus ficam impactados não foi novidade para mim. O que mais me surpreendeu foram os sons, as cores das propagandas desenfreadas, as luzes nos prédios comerciais, como as pessoas tem uma vida mais simples, sem tirar o olho no futuro, como um sorriso faz toda a diferença, como o alimento é mais fresco, a obsessão pela pele clara e pelos traços ocidentais.

 

Aliás, essa obsessão pela pela cara é coisa séria, as mulheres se cobrem dos pés a cabeça para evitar o sol, mesmo em um calor avassalador. Além de abusarem no cosmético, lojas com produtos para clarear a pele estão por todos os lados a preços nada módicos. Durante a minha estadia na cidade de Ben Luc, várias mulheres me paravam para falar do meu nariz e a cor dos olhos.

No final, mesmo que a cidade de Ho Chi Minh não seja tão diferente das periferias brasileiras, essas diferenças impressionam.

 

O que visitar em HCMC no Vietnã

Mas vamos para o que interessa! O que visitar em HCMC?

 

Para comprar bugigangas e exercitar a arte da barganha, vá para o Ben Thanh Market, onde turistas e locais disputam a tapa cada pedacinho dos corredores apinhados de mercadorias. À noite um Food Market é aberto nas ruas laterais do mercado e é muito legal ver as iguarias.

O Mariamman Hindu Temple foi o meu primeiro contato com um templo hindu. Muito colorido e, por incrível que pareça ,quieto diante do frenesi das ruas da cidade.

O Reunification Palace, importante e imponente palácio de arquitetura sessentista, foi coadjuvante de vários acontecimentos da história do Viertnã. O palácio em si não é tão interessante, o que eu mais gostei foi visitar seu Bunker, onde estão localizados o centro de comunicações, a sala de guerra e os túneis de fuga, as diferentes cores das salas são fantásticas. O palácio fecha durante o horário de almoço e o preço do ingresso é 30 mil Dongs.

 

O War Remnants Museum pode ser descrito em duas palavras: impactante e doloroso. É bom sempre ter em mente as consequências de uma guerra, mas para mim foi demais. São apresentados vários artefatos, obras e fotos que contam a história da Guerra do Vietnã.

Vale a pena a visita? Ô se vale! Como estamos acostumados a ver a guerra a partir da visão americana em filmes, é uma experiência toda nova vê-la contada pelo lado vencedor. O museu também fecha durante o almoço. Preço: 15 mil Dongs.

 

Leia mais sobre o Museu de Memórias da Guerra do Vietnã no blog amigo Viajei Bonito.

Se quiser dar uma respirada depois de sair do museu, de uma passadinha na Turtle Square, para ver a molecada tirando selfies enquanto saboreiam um café gelado.

Ainda perto na região se encontra a Notre Dame Cathedral de Saigon. Construída entre 1877 e 1883 durante a ocupação francesa em homenagem a Virgem Maria, a catedral é o coração da cidade. Infelizmente a catedral estava em reforma então não pude visitá-la. Na praça da catedral tem uma estátua da Virgem Maria.

 

Uma curiosidade, no Vietnã 80% da população não segue nenhuma religião propriamente dita e as várias igrejas católicas espalhadas em HCMC são utilizadas pelas mais diversas religiões existentes no país, como o Budismo, Hoahaoísmo, Caodaísmo e também o Cristianismo. O mais importante é a celebração e agradecimento.

Ao ladinho da catedral e bem mais interessante fica o Central Post Office, que tem o design de ninguém menos que Gustave Eiffel (o da torre). O prédio amarelo ouro é muito bonito e por dentro as paredes são decoradas com mapas da região e do país. Uma atividade bem legal de se fazer é enviar um cartão postal, eu fiz isso e o meu chegou direitinho 3 semanas depois.

 

Ainda perto, é possível visitar o Hồ Chí Minh City Hall, o prédio da prefeitura da cidade. Gente que prédio bonito, ainda mais a noite. Ele não é aberto à visitação, mas a vista na praça Tượng Chủ Tịch já vale a pena.

Ainda na praça fica a Opera House, que Construída em 1897 retrata bem a belle époque francesa, e nela ocorrem diversos tipos de performances, o mais hypado é o AO Show, que mistura música, dança e acrobacia.

Eu morro de medo de altura, mas mesmo assim fui visitar o Saigon Skydeck, que fica no Bitexco Financial Tower. O preço é salgado, 200 mil Dongs, mas a vista do 48º andar compensa. Aproveitei e fui no EON Bar, que para mim foi a maior furada. Não tinha comes e para conseguir um refrigerante, que custou 80 mil Dongs, tive que esperar quase 20 minutos.

 

Fora do centro do Distrito 1 está Jade Emperor Pagoda, um templo taoísta construído em 1909 em honra ao deus Ngoc Hoang, ou simplesmente, imperador Jade. O templo é fantástico e a atmosfera é algo que não dá para explicar. Só vivenciando o calor, o cheiro intenso de incenso, vendo as estátuas ricamente trabalhadas, observando as orações e oferendas para entender o porquê do fascínio. Explorei cada canto que dava para entrar e valeu muito a pena.

 

Somente para dar uma olhadela, já que o hotel ficava na frente, eu fui ao September 23 Park, onde senhorezinhos e senhorinhas todo dia de manhã fazem exercícios para sacudir os esqueletos, e a Bacpacker’s Street, onde a concentração de hostels e baladinhas é grande.

Outro ponto que gostei muito de conhece e que detalhei no post do Tour que fiz com o pessoal da XO tours é o Ho Thi Ky Flower Market, que fica no distrito 10. Como era domingo, só tinha os locais fazendo as suas compras e acabei virando atração. E é muito legal sair da rua principal e se perder nos corredores cheios de flores fresquinhas, em sua quantidade e diversas cores.

 

Eu também fui para o Distrito 5, chamado de Cholon, mas só durante os Tours, mas particularmente não acho que valha a pena gastar 200 mil Dongs de táxi para ir até lá e fazer um “Pagoda crawl” (que é uma caminhada pelos diversos Pagodas da região).

Mesmo tudo sendo interessante, ficar muito tempo por lá é bastante cansativo. É muita poluição visual, sonora e ambiental. Acho que lugares assim as doses de imersão precisam ser pequenas.

Para um roteiro ainda mais completo, o blog amigo Tripping Unicorn listou 10 atividades diferentonas na Cidade de Ho Chi Minh, imperdíveis! Caso você queira conhecer outra cidade do Vietnam, o blog Cumbicão sobre a cidade de Hoi An, que tem uma proposta mais histórica e tranquila.

 

 

Restaurantes em HCMC ou melhor, “Onde saciar a Genoveva em Saigon

Geeente! Que comida boa é essa do Vietnam! E o melhor de tudo é que essa comida boa tem para todos os tipos de bolso.

Os pratos que experimentei em HCMC estavam super frescos e deliciosos. Para essas dicas, eu fui provando a culinária local e restaurantes através das indicações dos Tours que eu fiz e do Concierge do hotel.

 

Vamos para elas:

 

Compras em HCMC

Quem estiver a fim de gastar alguns Dongs pode se aventurar nas milhões de lojas espalhadas pelas ruas temáticas da cidade, se embrenhar nos mercados locais ou ainda se aventurar nos shoppings.

Vou indicar os três lugares que mais gostei:

Para compras gerais, eu viciei na Miniso, loja chinesa com conceito japonês que vende bugigangas baratinhas e com boa qualidade.

 

Bom that’s all folks, espero que tenha animado alguém a visitar a cidade mais frenética do Vietnam.

 

Ofertas de Hospedagem na Cidade de Ho Chi Minh



Booking.com

 

Ofertas de Passeios e Atrações Turísticas na Cidade de Ho Chi Minh

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile