Ícone do site Ligado em Viagem

Parque Nacional de Lovcen, Montenegro

Parque Nacional de Lovcen, Montenegro

Além de Kotor, a cidade mais visitada de Montenegro, nós procuramos um roteiro legal para fazer um daytrip e achamos um passeio, que por regiões mega contrastantes e belas, dá uma ideia geral de como é o país:

  1. Kotor
  2. Rodovia antiga para o Parque
  3. Vista da Baía de Boka e Kotor
  4. Njegusi
  5. Parque Nacional de Lovcen
  6. Cetinje
  7. Jaz beach

E assim fomos passear e, dando spoiler logo de cara, o caminho é lindo demais. Sim! As paisagens são fantásticas, que dá vontade de parar toda hora para tirar uma foto.

Infelizmente a estradinha que faz esse roteiro é muito estreita e cheia de curvas, tornando o passeio até cansativo. Tirando isso, mesmo com o perrengue que encontramos pela frente (vou falar já já), o passeio valeu muito a pena.

 

Saímos de Kotor e fomos em direção a Old Road, construída em 1879 pelos austro-húngaros para conectar a cidade de Kotor com a antiga capital Cetinje. Como já disse, é uma estrada apertadinha com 25 curvas bem acentuadas que vistas ao longe dão à estrada um formato de serpente.

É nessa estradinha que encontramos alguns refúgios para tirar fotos e suspirar com as maravilhosas vistas da Baía de Kotor e a Boka Bay. Dirigindo devagar e sempre, passamos direto pelo vilarejo de Njegusi e fomos para o parque.



 

O Parque Nacional Lovcen foi fundado em 1952 e seu nome vem devido a montanha Lovcen, que possui os picos mais altos do país. A ida até o parque tem alguns atrativos, como a própria estrada que vai até ele e toda sua imensa área, que possui vistas lindas, várias trilhas e um Centro de Visitação com informações sobre a fauna e florla loca.


 

A mais famosa trilha é a subida até o segundo mais alto pico da montanha Lovcen, onde está enterrado o poeta e governante montenegrino Petar II Petrović-Njegoš.

Para chegar lá subimos os exaustivos 461 degraus até a capela e o mausoléu. A construção é bem característica, com 6 lados e coberta pelo mármore da região. No nicho central está uma escultura do Njegoš, onde os restos mortais dele descansam.

Sim! Todo esse mármore escuro contrastando com o mosaico prateado… É tudo bem dramático…




 

E o local ainda nos guarda mais um fator UAU!: saindo do mausoléu tem uma passarela até o topo da montanha e a vista de lá meu amigo… Demais!


 

Com a fome apertando, nós decidimos que era hora de continuar o roteiro e assim retornamos para Njegusi.

A cidade é conhecida como o local de nascimento da dinastia Petrovic, a qual governou Montenegro de 1696 a 1918. Mas o bom mesmo é que esse vilarejo é conhecido pelo queijo e presunto defumado. Nós almoçamos em um restaurante e os provamos, realmente uma delícia! E a comida do restaurante, super saborosa, com gosto de comida de avó, sabe… Valeu a pena!


 

Genoveva satisfeita, voltamos para a estrada em direção a Cetinje.

E enfim chegamos no Perrengue: dirigindo, nós subimos e subimos, montanhas e mais montanhas para então chegar no meio do caminho, no meio do nada e descobrir que a estrada estava bloqueada.

É sério!!!

Encontramos parados no bloqueio uma família esperando o pessoal que estava de moto retornar para dizer se dava para passar ou não… No final das contas, não, não dava. E o pior de tudo é que nem tinha aviso na estrada. Não teve jeito, nós tivemos que voltar pelo mesmo caminho e assim não conseguimos visitar Cetinje, que foi a primeira capital do país.


 

Retornamos para a estrada e nós fomos direto para a Jaz Beach para pelo menos terminar o dia de boa no mar adriático.

 



Booking.com

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile