Na garupa de motoca pela Cidade de Ho Chi Minh no Vietnã

Passeio Motoca Ho Chi Minh City Vietnam

Quando eu fiquei sabendo que iria à trabalho para o Vietnam, precisamente para a cidade de Ho Chi Minh, a antiga Saigon, fiquei mega animada. Mas (sempre tem um mas) eu iria trabalhar de segunda-feira à sábado, por isso eu fiz valer cada domingo livre que eu tive na cidade.

Pesquisando por informações, eu achei o vídeo da Luisa Accorsi sobre HCMC, que foi muito legal e peguei duas dicas valiosas nos vídeos: tour de moto com o pessoal da XO Tours e passeio de speed boat com o pessoal da Les Rives Experience, com quem fiz dois tours, o Cu Chi Tunnels & Vietnam Countryside Experience e o Authentic Mekong Delta Tour by Speedboat.

Além dessas duas agências de turismo, existem outras que você pode contratar, como por exemplo:

Passeios em Ho Chi Minh com a XO Tours

O diferencial desta agência de turismo é que ela é toda feita por mulheres na direção das motocas, o que é muito bom se você é uma mulher viajando sozinha. E elas atendem também homens e famílias, se esse for o seu caso.

A escolha com elas foi certeira, pois as meninas são extremamente cuidadosas no trânsito de caos organizado que é em Ho Chi Minh City. Com um grupo pequeno de 8 pessoas no máximo e ainda tem uma “escolta”, com o líder e um ajudante.

O que eu posso dizer do tour? Já adianto. Eu adorei! Foi uma excelente maneira de conhecer como funciona a mecânica da cidade. Através das comidas experimentadas, dos locais visitados e das histórias contadas durante o tour. É um pacotinho perfeito para introdução à HCMC.

Ah! Este post não é merchan e todos gastos foram custeados por nós. 🙂

Tour Saigon by Night

O tour Saigon by Night foi perfeito para mim, pois consegui fazer depois do trabalho. Seu horário de início é às 18:00 e vai até por volta das 21:00. Todo o passeio é de motoquinha pelo louco trânsito da cidade, onde eu consegui ver o Skyline à noite e comer bastante, saciando a curiosidade da Genoveva sobre a comida vietnamita.

Primeiro vou dar uma geral sobre os lugares que visitamos.

Nós começamos o passeio no Distrito 5 (Quân 5), que é o bairro de Cholon, o bairro chinês. Começamos já pela Feira Noturna, onde pode ser encontrado de praticamente tudo, como eu já tinha visto em Xiamen na China. A grande boa surpresa para mim foi a quantidade de frutas diferentes e fresquinhas!

Do Q5, nós fomos em direção ao Q1, o famigerado Distrito 1, onde demos uma passada pela rua considerada a “Rua dos Mochileiros”, que bomba às noites de finais de semana.

Na sequência, começamos a tão esperada degustação! Fomos em um restaurante local e a experiência foi boa e gostosa. Eu escolhi a Banh Mi, que é uma baguete recheada com salada e diversos tipos de carne, e acompanhei um gelado caldo de cana. Mas confesso que fiquei de olho e até provei o Banh Khot Chay, que é uma massinha de arroz com vegetais enrolada em folhas de alface e que amei. De sobremesa teve Pitaia, deliciosa, e uma maçã Rose Apples, que não curti muito.

Com a Genoveva feliz, nós fomos para o Q7, o Distrito 7, que é a parte mais ocidentalizada da cidade. Aqui foi só para mostrar o contraste, sem o caos que estava vivenciado até agora. Muita diferença, nem barulho da buzina impertinente tinha por lá. Eu achei essa parte muito com a cara de São Paulo.

Para fechar a noite formos para o Q4, Distrito 4, para provar duas sobremesas que são o sucesso entre os locais. O Pudim de Leite com calda de café, que achei extremamente forte, e um Flan de Soja com calda de leite moça, que gostei bastante.

Tour The Sights

Já o tour The Sights é mais clássico, ou seja, passamos pelos principais pontos da cidade de moto, mas tivemos alguns twists bem legais.

O passeio começou pelo o centro do Q1, passando pelo Correio Central, pela Catedral de Notre Dame, o Palácio da Reunificação e o Prédio Secreto da CIA. O legal é que o líder do passeio sempre dava explicações bem didáticas sobre cada ponto. Depois eu fiz as minhas andanças por conta própria nessa região da cidade e olha, ter um guia às vezes faz toda diferença.

Depois teve o primeiro twist, onde nós paramos no The Thich Quang Duc Memorial, que foi o local onde um monge fez um ato de protesto contra ao governo incendiando o seu próprio corpo no meio da rua, para tentar cessar a repressão do governo contra os monges budistas. Eu não conhecia essa história e fiquei bem impressionada.

Para aliviar a tensão, como próximo passo foi a rua onde fica o maior mercado de flores de Ho Chi Minh City, o Ho Thi Ky Flower Market. Uma abundância de flores fresquinhas e cheirosas, no meio do caos vietnamita. Gostei tanto do lugar que voltei para explorar mais.

Nessa parada experimentamos várias frutas locais e eu me apaixonei pelo longan, um frutinho bem doce e refrescante. Tudo o que eu queria nesse dia abafado. Passamos pelo Cholon, mas dessa vez não paramos, e fomos direto para o Tan Din Market para tomar o iogurte natural mais gostoso dessa vida!

Com um copo de caldo de cana na mão e serpenteando pelas ruas, nós chegamos na última parada do tour, o Thien Hau Pagoda, que é a pagoda mais antiga da cidade e foi construída para a deusa Mazu, a deusa do mar. O melhor é que nós éramos os únicos turistas do local e conseguimos fugir da massa de fotógrafos amadores, podemos presenciar apenas os locais fazendo suas preces e oferendas.

Informações extras

Nos dois tours, o pick up e drop off foram feitos diretamente no hotel em que eu estava, a alimentação e bebidas estavam inclusos no preço e ainda ganhamos um livrinho mini-guia com dicas da cidade, incluindo restaurantes e lugares para visitar. E o pagamento foi feito ao término de cada tour diretamente à guia, com a opção de poder ser feito em dólares ou em dong vietnamita.

Eu indico bastante esses tours com a XO Tours, uma experiência única na cidade de Ho Chi Minh.

Já leu sobre o planejamento de minha viagem para a Cidade de Ho Chi Minh no Vietnã? Escrevi sobre visto, hospedagem, transporte, impressões, passeios, restaurantes e compras.